Scripts em Disco
Data de postagem: Jul 05, 2010 2:11:42 PM
Uma das bases do sistema Unum é o uso da iVFS, o sistema de arquivos virtual, armazenado no Banco de Dados e replicado para o cache local, que possui todos os scripts usados pelas aplicações. O fato de os scripts estarem junto com os dados nos dá grande facilidade de customização, dando dinamismo ao processo de desenvolvimento. Entretanto, o uso da iVFS nos impede de usarmos ferramentas do mercado para a edição de scripts, assim como de controle de versão destes. A grande maioria dessas ferramentas trabalham exclusivamente com o File system do Sistema Operacional, não permitindo a integração com o nosso sistema de arquivos virtual.
Para contornar essa limitação, estamos implementando a possibilidade do uso de scripts em disco. Dessa forma, o desenvolvedor poderá também usar uma IDE padrão(Eclipse, Komodo, etc.) para a edição de scripts, e fazer a gerência de configuração através de ferramentas como o Mercurial e o Git, entre outras.O deployment desses scripts continua sendo feito pelas iVFS. Cada conjunto de scripts que formam uma unidade coesa, é empacotada num arquivo comprimido, e armazenada na iVFS. O Engine executa diretamente esses scripts armazenados nos arquivos comprimidos, da mesma forma que executa os arquivos em disco.
O leitor deve estar com muitas dúvidas, o que é natural, pois o conceito não é a primeira vista trivial. Quando liberarmos essa funcionalidade, acredito que logo em breve, teremos uma documentação bem detalhada, elucidando todas as dúvidas.