Data de postagem: Dec 14, 2010 3:9:1 PM
Na compra de uma mercadoria, quando se tem 2 locais de escrituração distintos, o fornecedor irá emitir duas notas fiscais: 1 de compra e 1 de remessa. A NF de compra será enviada para o setor financeiro, e a NF de remessa acompanhará a mercadoria e será o fato gerador do imposto (ICMS). Além disso, o devido imposto será retido na NF de compra, onde os impostos foram destacados.
Assim, existe a necessidade de dois pedidos, sem necessidade de efetuar o vínculo das notas: o pedido de compra será para o escritório e o pedido de remessa para a loja na qual ficará a mercadoria.
O pedido criado no sistema, para a compra da mercadoria, será o considerado na NF de compra. Será então necessário realizar outro pedido para realizar a baixa da remessa no local que receberá o pedido (podendo ser o escritório central). Seria então criado um pedido de remessa do escritório à loja.
Importante: Caso seja necessário efetuar uma devolução da mercadoria, a loja na qual está a mercadoria deverá efetuar um retorno de remessa para o escritório (que efetuou a compra da mercadoria) e em seguida esse escritório deverá emitir uma NF de devolução para o fornecedor.