Data de postagem: Nov 05, 2010 7:15:28 PM
A política de custos no Sistema UNUM é baseada no cálculo do custo médio; a partir daí, todas as consultas de estoque como saldo, extrato e resumo são baseadas nesse custo.
O custo médio é afetado somente pelas entradas do recurso em um determinado depósito - a configuração padrão do sistema é que o controle de custos seja por depósito mas permite por local de escrituração ou matriz.
Exemplo de cálculo de custo:
Para justificar os outros pontos 1 e 2, imagine que na tabela acima não houvesse a compra da linha 3, o custo médio permaneceria 1,00$; porém, como houve um compra com valor acima ao da última compra, o custo médio também sofreu acréscimo. O mesmo critério seria obedecido caso a compra do dia 03/06/2008 fosse inferior à última: o custo médio cairia do patamar de $1,00.
A consulta para acompanhar o comportamento de custos é o extrato, sem sombra de dúvida. É ela, com as variáveis bem acertadas, que vai te dar o mesmo entendimento que a tabela acima.
Sabemos bem que correções de movimentação são realizadas e até mesmo excluídas. Para que os custos não fiquem à mercê dessas mudanças e obedeçam sempre aos cálculos médios, existe a rotina de reprocessamento de custos. Dentro de um período, ela corrige os custos médios das SAÍDAS (desde que não tenham sido informados) das operações com base nas entradas.
A rotina toma por base os valores de entrada no período e recalcula os custos médios das saídas, ao fim do reprocessamento, temos os valores condizentes com a política de custos médios.
Ajustes de quantidade e de custo podem ser realizados mas isso fica à cargo do cliente. A rotina trata de recalcular os custos médios das operações de saída e somente a elas afetam.