Ao processo de logística foi implementado o conceito de movimentação de cargas unitizadas, cujo objetivo é a movimentação em unidades únicas. Para um melhor entendimento poderíamos definir como a carga que poderá ser movimentada, transferida, ou recolhida.
O sistema implementou esse conceito criando a UNIMOV - Unidade de Movimentação. Esta hoje é utilizada com operações de transferência, requisições e em operações com baixa de pedidos.
Como forma a registrar estas UNIMOVs e representá-las nas próprias cargas foi criada a possibilidade de impressão de etiquetas para serem coladas as cargas.
Este guia tem por objetivo orientar a todos os usuários que utilizam o módulo de “Unidade de Movimentação” na realização das tarefas configurar etiquetas de UNIMOVs. Serão apresentadas as principais funcionalidades e exemplos dos procedimentos mais frequentes do módulo.
Considerando-se a complexidade de um ERP, não serão descritos nesse guia termos introdutórios do sistema.
Estabelecimentos
Locais de escrituração
Centro de custo ou resultados
Almoxarifado
Classes
Pessoas
Recursos
Lotes
Pedido e baixa de pedido
Transferência de recursos
Solicitações de transferências
Requisições
Em primeiro lugar deverá existir a definição por parte da empresa de como a etiqueta será definida e qual será o seu formato. Após isso, estas etiquetas deverão ser configuradas de acordo com a atribuição do modelo e através de regra específica estabelecida para aplicação e operação. Para executar essa configuração se faz necessário conhecimento técnico, documentação da impressora a ser utilizada, conhecimento de dimensionamento e a própria impressora para testes.
Este tutorial tem por objetivo descrever os passos necessários para a configuração de uma etiqueta de embarque no sistema Unum. A configuração de uma etiqueta de embarque, se dá pelo registro dos campos que serão impressos em um determinado modelo de etiqueta. Para que seja possível configurar uma etiqueta de embarque se faz necessário o entendimento do funcionamento dos seguintes processos do sistema Unum: Campos de etiquetas e Modelos de etiquetas.
Este processo é responsável por cadastrar, editar e excluir os campos que serão utilizados na montagem de um modelo de etiqueta de embarque. Cada campo
representa uma informação que será impressa na etiqueta de embarque. Por padrão, alguns campos já possuem um cadastro negativo, mas outros campos podem ser cadastrados de acordo com a necessidade do usuário. Segue abaixo a lista de campos de etiquetas de cadastro negativo:
O processo pode ser acessado pelo caminho: UNUM/Estoque/Cadastros/Unidade de movimentação
Campos disponibilizados pelo sistema UNUM.
Campos de produto disponíveis pela UNUM e seus significados:
Linha Especial - Inverte a cor do fundo e do texto a ser impresso naquela posição.
Linha Divisória - Linha horizontal impressa na etiqueta.
Cabeçalho - Código da empresa.
Referência do Lote - Imprime o valor do campo AI informado no Campo de etiqueta.
Data Atual - Data atual do sistema.
Data de Produção - Data de produção da Unimov.
Referência da Quantidade - Imprime o valor do campo AI informado no Campo de etiqueta.
Quantidade - Quantidade do Recurso.
GTIN 14 - Código GTIN 14 associado ao Recurso.
SSCC - Código SSCC associado à unidade de movimentação (UNIMOV).
Caminho para o processo: UNUM/Estoque/Cadastros/Unidade de movimentação/Campos de etiquetas
Conteúdo do campo a ser impresso.
No processo de campo de etiqueta é possível escolher a impressão do campo pelo Código ou o Nome do campo. A configuração realizada para um campo será a mesma para todos os modelos de etiquetas que utilizam o campo configurado.
Os campos que permitem a impressão por código ou nome são:
Tamanho do Recurso.
Material do Recurso.
Modelo do Recurso.
País de Origem.
Cidade de Origem.
Fabricante.
Local de Escrituração.
Capacidade do Recurso.
Destinatário.
Transportadora.
Lotes.
Modelos de Etiquetas
O processo prevê a criação de modelos de etiquetas para embarques. Para executar essa configuração se faz necessário conhecimento técnico, documentação da impressora onde o modelo será aplicado, conhecimento de dimensionamento, além da própria impressora para testes. A configuração do processo consiste em informar os campos que serão impressos na etiqueta na sua ordem e posição. O processo exige o preenchimento dos campos iniciais além de duas grades: "Campos" e "Código de Barras". Nessas grades serão informados os campos que vão ser impressos na etiqueta.
A seguir apresentamos o detalhamento dos campos do processo:
Campos iniciais:
Classe
Código
Nome
Linguagem Impressora
Rotação
Observação
Imagem
Exibir imagem e nome empresa no cabeçalho?
Altura
Largura
Impressão Continua
Espaçamento
Margem
Grade Campos:
Ordem
Campo
Descrição
Visível?
Escalonável?
Fonte
Exp Hor
Exp Ver
Qtd caracteres
Hor
Ver
Espaçamento
Código de barras
Ordem
Campos de composição
Nome
Tipo
Fina
Larga
Hor
Ver
Altura
Escalonável?
Fonte
Exp Hor
Exp Ver
Espaçamento
Caminho para o processo: UNUM/Estoque/Cadastros/Unidade de movimentação/Modelos de etiquetas
Emissão de Etiquetas
O processo Emissão de etiquetas permite que sejam impressas etiquetas de recursos e de unidades de movimentação. Os modelos de etiquetas disponíveis são aqueles cadastrados no processo Modelos de etiquetas e cuja classe seja filha de "Modelos de etiquetas GS1". Atualmente, existem duas classes que atendem esse critério: "Modelos de etiquetas GS1 Recurso" e "Modelos de etiquetas GS1 Unimov".
Ao se abrir o processo, o sistema apresenta uma grade simples com apenas um campo onde é solicitado o modelo de etiqueta que se deseja imprimir. O usuário precisa indicar o modelo desejado e clicar na ação "Selecionar" para prosseguir para a próxima interação.
Ao se indicar o modelo de etiquetas desejado para impressão, o sistema abrirá uma segunda interação no qual o usuário preencherá os demais dados necessários para a impressão da etiqueta. Esses dados variam de acordo com a classe da etiqueta selecionada.
Caso a classe do modelo de etiqueta selecionado seja "Modelos de etiquetas GS1 Recurso", o sistema exibirá os campos: Núcleo, Data de impressão e a grade "Detalhes da Impressão" com os campos: Recurso e Quantidade a ser impressa. Para imprimir uma ou mais etiquetas de recursos, é preciso informar, pelo menos, um recurso na grade "Detalhes de Impressão" e a quantidade de etiquetas a ser impressa. O campo núcleo é de preenchimento obrigatório e o campo Data de impressão, caso não seja informado, utilizará a data atual. Depois disso, basta clicar na ação Imprimir e a(s) etiquetas serão impressas de acordo com as informações fornecidas na interface.
Caso a classe do modelo de etiqueta selecionado seja "Modelos de etiquetas GS1 Unimov", o sistema exibirá os campos: Unimov, Pedido, Responsável, Data Inicial, Data Final. Esses campos são opcionais e devem ser preenchidos em qualquer ordem para filtrar as Unimos disponíveis para impressão. Caso o sistema encontre Unimovs que atendam aos critérios especificados na pesquisa, os registros encontrados serão preenchidos na grade "Etiquetas de Separação". Para imprimir as etiquetas de Unimov's desejadas, é preciso marcá-las na grade, selecionando-as, e clicar no botão Imprimir. Unimov's não selecionadas não serão impressas.
É possível configurar via x-class as classes de solicitações de separação que serão utilizadas durante a busca das solicitações utilizadas na impressão das etiquetas de pallet. Caso não haja configuração será utilizada a classe "Solicitação de separação" e filhas na busca das solicitações utilizadas na impressão das etiquetas de pallet.
Caminho para o processo: UNUM/Estoque/Unidade de movimentação/Emissão de etiquetas.
Separação
O processo é utilizado para definir as configurações da impressão que será utilizada nas etiquetas de caixa e pallet. O processo pode ser acessado pelo Caminho: Bematech/Estoque/Configurações e manutenções/Parametrização/Separação.
Impressão de caracteres especiais.
Para impressoras que utilizam a linguagem de impressão DPL é possível a impressão de caracteres acentuados e caracteres especiais. Lembrando que a impressão de símbolos só pode ser realizada com fontes escalonáveis. A codificação de símbolos suportados varia de acordo com o modelo da impressora, que pode ser obtida através do seu manual técnico.