No campo Código ANTT deve ser informado o código correspondente ao Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC), exigido pela ANTT, que é utilizado no preenchimento da tag RNTC(Registro Nacional de Transportador de Carga) da nota fiscal eletrônica, nos casos em que o estabelecimento seja utilizado como transportadora nos pedidos. Atualmente, no sistema Bematech ERP, não é contemplada a emissão de CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico).
No campo Regime de Recolhimento deve ser indicado o tipo de regime de recolhimento no qual o local de escrituração se enquadra, dentre as opções disponíveis. Esta informação será usada na geração de arquivos fiscais magnéticos.
No campo Código IMS deve ser informado o código no qual o local de escrituração está cadastrado na base de dados da IMS, que é uma empresa que analisa dados de vendas e gera informações estatísticas com estes dados. Esta informação será usada na geração de arquivo para ser enviado à IMS.
A grade Locais de Escrituração de Transferências possibilita informar o local de escrituração de transferência para determinada classe de operação, para que essa informação seja gerada automaticamente no pedido. Esse cadastro é útil para os casos que o local de escrituração do pedido não possui estoque e os recursos vendidos por ele encontram-se em um depósito pertencente a outro local de escrituração. Assim, ao realizar um pedido de um LE que possui vínculo pela classe do operação e local de escrituração de transferência, o campo local de escrituração de transferência do pedido é preenchido automaticamente para todos os itens da classe de operação informada com o local de escrituração de transferência informado no cadastro.
Almox Central - Almoxarifado Central
Almox Materiais - Almoxarifado de Materiais.
Acesso: bematech > Compras > Cadastros > Locais > Almoxarifados
CC Produção – Centro de Custos da Produção
CC Administração – Centro de Custos da Administração
CC Filial 1 – Centro de Custos da Filial 1
Controle Administrativo: Possibilitar a emissão de relatórios onde é possível acompanhar os recursos (materiais, produtos, serviços, etc.) que foram utilizados e seus respectivos custos.
Controle Contábil: Possibilitar a emissão de relatórios contábeis para acompanhar os lançamentos a débito e a crédito que foram associados.
É possível indicar no cadastro das entidades de classe "Funcionários e Autônomos" a informação de Centro de Custos ou Resultados que será automaticamente exibida no preenchimento de uma nova tarefa.
Acesso: bematech > Compras > Cadastros > Locais > Centro de Custos ou Resultado
Bem do Ativo Imobilizado - Máquina, Equipamento;
Material comprado - Mat. Prima, Mat. de Consumo;
Produto vendido;
Tipo de despesa - Despesas Bancária, Despesas Cartorárias, Juros;
Tipo de receita - Rend. Aplicação, Juros;
Imposto - IPI, ICMS, II;
No cadastro de recursos, qualquer alteração de código e/ou nome do recurso, será registrado em um evento de alterações de campos de recursos, com os seguintes dados:
- Data da alteração
- Usuário que realizou a alteração
- Campo que foi alterado (código ou nome)
- Dado do campo antes e depois da alteração
Este processo visa atender o preenchimento do registro CÓDIGO no registro 0200 e dos campos COD_ANT, DESC_ANT, DT_INI e DT_FIN do registro 0205 do Registro de Inventário - RI no SEF 2012.
Ao realizar o cadastro do recurso, o sistema irá gerar o evento "Alterações em campos de recurso " com a data em que houve a inserção deste. Além disso, caso seja realizado alguma alteração no código ou nome, o sistema irá também gerar este evento com o código e descrição anterior e a nova descrição ou código.
O Cadastro de recursos conta também com um campo para a informação do CEST (Código Especificador da Substituição Tributária), composto por sete dígitos dispostos da seguinte forma: O 1º e o 2º é o código do seguimento; Do 3º ao 5º é o código do item do seguimento; e do 6º ao 7º é o código de especificação do item. Exemplo: 01.003.00. Este código deverá ser informado nos recursos pertencentes aos seguimentos especificados na NT 2015/003.
o Código CEST será informado nas tags 105c e 11 do XML da NF-eletrônica e nas Tags 18 e 19 do XML do CF-e SAT.
No cadastro de recurso contém uma janela chamada Códigos que esta tem como objetivo possibilitar realizar o cadastros de códigos específicos dos recursos. Neste grade será possível informar os dados abaixo:
Código da Despesa para DAC - AL
Ao definir no campo classificação o Código da Despesa para DAC - AL, o usuário deverá informado no campo código, o código para aquela despesa disponibilizado na tabela de despesa disponibilizada no manual da DAC. Essa informação irá realizar o preenchimento do campo 02 (Código da despesa) do registro tipo 68 - Outras Despesas no Período do arquivo DAC - AL.
GTIN 13
Ao definir no campo classificação o código Gtin 13, deverá ser informado código numérico de 13 dígitos, compostos da seguinte forma:
Os 3 primeiros representam o país (o Brasil é 789), os 4 seguintes representam o código da empresa filiada à EAN, os próximos 5 representam o código do item comercial dentro da empresa, e o 13º dígito é o verificador, obtido por meio de cálculo algoritmo.
De acordo com a grade de itens da empresa (quantidade), a composição pode ser mudada para que o item comercial tenha de 3 a 6 dígitos, e a empresa tenha 6 a 3. Ou seja, a combinação de código da empresa + código do item deve ter 9 dígitos.
GTIN 14
Ao definir no campo classificação o código Gtin 14, deverá ser informado código numérico de 14 dígitos compostos da seguinte forma:
Sequencial de Identificação da Unidade Logística + Código EAN 13 sem o Dígito Verificador + o Dígito Verificador do DUN 14.
Uma unidade logística neste caso é uma caixa de distribuição de um determinado produto.
Por exemplo:
Uma fábrica produza o Sabonete Maçã cujo código de barras é representado pelo número: 7891234567895 e este Sabonete Maçã é distribuído aos distribuidores em caixas contendo 20 unidades, 50 unidades e 100 unidades. Então o GTIN 14 para o código de barras DUN 14 será representado da seguinte forma:
Caixa com 20 unidades: 17891234567892
Caixa com 50 unidades: 27891234567899
Caixa com 100 unidades: 37891234567896
Onde os números 1, 2 e 3 representam o sequencial de agrupamento do item ou o tipo de unidade logística que está sendo empregada para o Sabonete Maçã.Onde, 1 é a caixa com 20 unidades, 2 é a caixa com 50 unidades e 3 é a caixa com 100 unidades.
Quando um recurso possui o GTIN, este será informado no arquivo XML nos campos CEAN e CEANtrib. Quando o produto faturado for o mesmo que o produto tributável o código enviado no cEAN e no cEANTrib será o mesmo. No caso de haver código GTIN 14 e código GTIN 13 cadastrados para o mesmo recurso os campos CEAN e CEANtrib serão preenchidos com o GTIN 14 por ser mais prioritário.
Acesso: bematech > Compra > Cadastros > Recursos
Acesso: bematech > Compra > Cadastros > Cadastros de Múltiplos Recursos
Classe onde são cadastradas todas as pessoas, instituições, firmas, empresas, organizações, que normalmente têm relação de direitos para com a empresa. O Sistema Bematech ERP predefine sete classes de fornecedores:
Bancos - São os estabelecimentos bancários que prestam serviços à empresa para suas transações financeiras. Exemplo: Bco Itaú; Bco Bradesco; Bco Boston.
Fabricantes - São todos os fabricantes de materiais e produtos
Fabricantes de ECF – São todos os fabricantes de emissor de cupom fiscal. O Sistema Bematech ERP já fornece o cadastro dos principais fabricantes.
Fabricantes de Pinpads – São todos os fabricantes de Pinpads. O Sistema Bematech ERP já fornece o cadastro dos principais fabricantes.
Prestadores de Serviço – São todos os prestadores de serviço que mantém relação com a empresa.
Representantes - São todos os representantes comerciais da empresa que recebem comissão sobre vendas realizadas. Os representantes são utilizados na classe “Zonas de Representantes”, existente em tabelas auxiliares de pessoas, para identificar que representante recebe comissão pelas vendas realizadas em cada zona.
Transportadores - São todas as transportadoras que prestam serviços de transporte de materiais, produtos, mercadorias e bens.
Neste cadastro existe a obrigatoriedade do preenchimento de um código número de 08 ou 14 dígitos correspondente ao Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargan (RNTRC) exigido pela ANTT.
O cadastro de fornecedores dispõe de uma janela chamada Tabela Inscrição Estadual, que tem como objetivo permitir a inclusão das inscrições estaduais do fornecedor de acordo com o Estado que o mesmo atue.
Através deste vínculo, será possível identificar no arquivo DAC - AL, os fornecedores que possui Inscrição estadual no estado de Alagoas. Desta forma, será possível identificar os fornecedores que possuem inscrição estadual no estado de AL e realizar o preenchimento do "Registro Tipo 43 - Entradas Interestaduais de Produtos com Substituição Tributárias - Fornecedor inscrito no CACEAL (Cadastro de Contribuintes do Estado de Alagoas)".
A tabela é composta pelos seguintes campos:
UF: Informar a UF no qual o fornecedor possui inscrição estadual;
Classe: Informar a classe 'vínculos entre pessoas e inscrições estaduais';
Inscrição Estadual: informar o número da inscrição estadual do fornecedor para o Estado informado no campo UF;
Início: Informar a data de vigência inicial. O cadastro será válido a partir da data inicial informada (campo obrigatório);
Fim: Informar a data de vigência final. O cadastro será válido até a data final informada.
Cancelado em: Informar a data de cancelamento do cadastro.
Acesso: bematech > Compras > Cadastros > Fornecedores