Data de postagem: Jun 17, 2010 11:47:19 AM
As características descritas abaixo são para exclusivo uso do programa de computador denominado “BEMATECH ERP”. Caso haja necessidade de execução de outros aplicativos ou bases de dados concorrentes, as características deverão ser revistas de modo a comportar a nova demanda exigida (Exemplos: e-mail, antivírus, instant messengers, skype, planilhas de cálculos, editores de textos ou imagens/fotos/filmes, etc.).
Poderá ser necessário realizar ajustes futuros ao ambiente técnico operacional, em decorrência de novas funcionalidades desenvolvidas no “BEMATECH ERP”, aumento do tamanho da base de dados ou aumento do número de usuários.
Abaixo descrevemos as características MÍNIMAS RECOMENDÁVEIS de cada um dos equipamentos que podem compor o ambiente técnico operacional:
É a máquina onde deve ser instalada exclusivamente a Base de Dados de PRODUÇÃO com todas as informações do “BEMATECH ERP”. Deve existir um outro servidor semelhante para suportar as bases de dados de DESENVOLVIMENTO, HOMOLOGAÇÃO, MANUTENÇÃO e TREINAMENTO.
Observação Importante: Caso o servidor de banco de dados sirva uma base Oracle, o driver "Oracle Client" deve ser de 32bits, mesmo que o sistema operacional e processador sejam de 64bits.
São as máquinas onde devem estar instalados os Engine(s) que farão o acesso ao Servidor da Base de Dados e executarão programas de computador solicitados por outros Engine(s).
Devem estar ligadas ao “SERVIDOR da Base de Dados” através de infra-estrutura de rede de alta velocidade como Gigabit Ethernet ou superior.
Para cada máquina, é recomendável que a quantidade máxima de sessões HTTP, acessados via outros Engine(s) servidores de HTTP (Web Servers), não seja superior a 150 (cento e cinquenta).
Vários Engine(s) podem ser executados paralelamente sobre uma estrutura de balanceamento de carga.
São as máquinas onde devem estar instalados os Engine(s) que produzirão páginas HTTP dinâmicas para outras máquinas que estejam utilizando navegadores HTTP (Web Browsers) e que farão acesso a um "SERVIDOR Engine de BEMATECHapplicationProtocol".
As máquinas poderão estar localizadas em um DataCenter terceirizado ou na sede do CONTRATANTE, em suas lojas, filiais, e ou unidades de negócios.
A largura de banda mínima necessária à comunicação com um "SERVIDOR Engine de BEMATECHapplicationProtocol" é de 128kbps (exemplo: modem 3G, ADSL) sendo que são suportadas latências de até 800 ms (exemplo: links via satélite).
Quando estiver servindo o protocolo HTTP em uma rede local (LAN), as configurações de rede devem garantir o acesso DIRETO entre os navegadores HTTP e estes servidores (latência deve ser próxima a 0ms), sem equipamentos intermediários como: servidores PROXY, redes VPN ou outros que possam prejudicar o desempenho da comunicação direta.
Para cada máquina, é recomendável que a quantidade máxima de sessões HTTP não seja superior a 15 (quinze). A quantidade máxima de sessões HTTP para usuários de comércio eletrônico somente pode ser definida futuramente, de acordo com o projeto que venha a ser especificado e orçado.
Observação Importante: No link http://download.microsoft.com/download/4/D/B/4DB352D1-C610-466A-9AAF-EEF4F4CFFF27/WS2012_Licensing-Pricing_FAQ.pdf a Microsoft menciona "Windows Server CALs will not be required to access the licensed server if it is only being used to run web workloads".
São as máquinas que devem ser utilizadas para operação do “BEMATECH ERP” através de um servidor HTTP (Web Server) local, executado em sua própria máquina (como exemplo, estações que necessitem comunicação com dispositivos locais: Balanças, PinPads, ECFs, etc) e que acessa um Servidor Engine de BEMATECHapplicationProtocol.
São as máquinas que devem ser utilizadas normalmente para operação do “BEMATECH ERP”, acessando os Servidores Engine de Protocolo HTTP.