As informações do pedido são gravadas na tabela PEDIDO e em um pedido existem informações de cabeçalho, como por exemplo a pessoa, e existem informações de item, como por exemplo o recurso e a quantidade do pedido.
No modelo de dados do pedido não existe uma tabela específica para representar o cabeçalho e uma específica para representar o item, portanto todos os dados do pedido estão gravadas na mesma tabela. Dessa forma cada registro na tabela PEDIDO representa um item do pedido e os dados de cabeçalho estão gravados na tabela de duas formas.
A desnormalização segue a filosofia descrita no manual Tópico: Des/Normalização do manual Sql no Sistema Bematech ERP.
Uma informação de cabeçalho que tem o mesmo conteúdo em todos os itens do pedido será uma informação que será gravado na tabela PEDIDO de forma replicada, ou seja em todos os itens do pedido o campo terá o mesmo conteúdo.
Exemplos de campos de cabeçalho replicados no item: chave de criação, emissão e pessoa.
Uma informação de cabeçalho que tem o conteúdo diferente de um item para outro, precisa ser proporcionalizado entre os itens, desta forma a informação que será gravado na tabela PEDIDO de forma rateada entre os itens, ou seja precisa existir um indicativo de qual campo será considerado no momento do rateio.
Exemplos de campos de cabeçalho rateados no item: total, frete e desconto.