Arquitetura e Filosofias do ERP

Introdução

Este manual tem como objetivo orientar de forma objetiva sobre algumas filosofias do ERP tidas como pré-requisitos para a operação do sistema, demonstrando rapidamente seus conceitos e funcionalidades no Sistema.

Classes

Sistema hierarquizado que serve para identificar, agrupar e organizar os dados no Sistema Bematech ERP. Os cadastros, as movimentações, os processos, os relatórios, os scripts, todo o sistema é organizado em classes.

As vantagens dessa organização são observadas na Contabilidade, onde é possível fazer lançamentos utilizando a classe do recurso, da pessoa ou do local; no Fiscal, que permite classificar fiscalmente os recursos da empresa e, a partir dessa classificação, é indicada a incidência ou não de impostos; nas consultas, onde as classes constituem elementos de filtro, facilitando e melhorando os resultados gerados; nas tabelas, através das classes são diferenciados os registros de uma mesma tabela; e na utilização do sistema em geral, facilitando a localização, o controle e a identificação das informações.

Alguns dados são organizados de forma bem detalhada resultando em um grande número de sub-classes.

O sistema permite a visualização de todos os registros pertencentes a determinada classe, seja ela genérica ou mais específica. Como, por exemplo, ao selecionar a classe Depósitos, em Entidades > Locais > Núcleos, todos os registros pertecentes às classes Almoxarifados, Investimento e Aplicações e Localizações de Ativos Imobilizados serão exibidos.

Além das vantagens já citadas, há funcionalidades relacionadas às operações que são de grande utilidade e importância para os usuários. A partir das classes de operação é possível: configurar um pedido que gerará ou não um título, como quando for indicada a classe Entrada de Compra haverá títulos, já quando indicada a classe Entrada de Remessas não haverá; configurar os fatores tributários apontando a incidência ou não de impostos, como quando indicar a classe Compra de Serviço será calculado ISS ou a classe Compra para Consumo pode ser calculado IPI; ligá-las ao sufixo do CFOP e ao sufixo para devolução, como a classe Compra para Imobilizado está ligada ao sufixo 551 - Compras para Ativo Imobilizado e 553 - Devolução de compras para Ativo Imobilizado ou material de uso ou consumo, no caso da devolução; além de utilizá-las como filtros para os cálculos fiscais.

Tipos de Classes:

  • Classes de Aplicação: São responsáveis por agrupar as funcionalidades presentes no Sistema Bematech ERP. Nessas classes são reunidos os processos e os relatórios de acordo com a estrutura de cada módulo do sistema. Apresentam-se como interação para os usuários na interface do navegador de internet, quando logado ao sistema.

  • Classes de Dados: São responsáveis por agrupar todas as tabelas de dados utilizadas pelo Sistema Bematech ERP. Nessas classes, as tabelas de Cadastros, Movimentações, Auxiliares e Nativas são organizadas hierarquicamente de acordo com a sua função no sistema. Permitem a personalização das interfaces de cadastros ou movimentações para a adequação ao negócio da empresa.

Chaves

É o código que identifica o registro. Cada registro criado no Sistema recebe um código numérico único que permite sua identificação interna. Este código consiste em um número gerado automaticamente, que é associado a um único registro, e que não pode ser alterado.

São três os tipos de chave observados no sistema:

    • Chaves negativas: identificam os registros que foram criados pela Bematech, ou seja, que pertecem ao sistema, não podendo ser excluídas pelo usuário. Essas chaves são compostas por valores negativos.

    • Chaves positivas: identificam os registros que foram criados pelo usuário, podendo ser excluídas. São compostas por valores positivos, significando que, quando houver um upgrade / atualização do Sistema, estes registros não serão migrados para outra base de dados.

    • Chaves custom: identificam os registros que foram criados pelo usuário, podendo ser excluídas. São compostas por valores negativos, assim possibilitando a migração destes registros para outra base de dados no momento de um upgrade / atualização do Sistema.

Log

É o registro das ações realizadas pelos usuários no Sistema Bematech ERP. As inclusões, alterações e exclusões de registros; a geração de consultas; todos os acessos e atividades são registrados com a chave associada ao respectivo usuário, data e hora.

As grades de cadastro do sistema permitem a visualização de seus logs, que pode ser por campo, deixando-o destacado, ou por registro.