Esta documentação tem como objetivo explicar todos os passos que o usuário deverá seguir para configurar o TEF utilizado o Sitef da empresa Software Express.
Abaixo segue a descrição do conceito TEF.
Aceitar cartões de crédito e débito tem se tornado indispensável para estabelecimentos comerciais. Para que isso aconteça, o varejista precisa contar com uma tecnologia para leitura e transmissão dos dados financeiros, e os mais comuns são o POS (Point of Sale – ponto de venda) e o TEF (Transferência Eletrônica de Fundos). Iremos explicar os conceitos e o passo a passo de como configurar a utilização do TEF no sistema Conte Comigo.
TEF - Esta tecnologia é frequentemente confundida com o POS (Point of Sale – ponto de venda), pois o cliente mais leigo apenas vê uma parte dela, o pinpad - máquina onde o cartão é inserido e a senha é digitada, parecida com a do POS, mas geralmente fixada no caixa. O TEF é muito comum em supermercados, farmácias e varejistas com elevado volume de vendas no cartão (acima de R$ 30 mil por mês), por conta da maior facilidade para controlar as vendas. No entanto, recentemente o TEF está se popularizando até mesmo entre varejistas de menor porte, em função da redução do seu custo de implantação.
O TEF é um software que captura as transações e as envia para a rede adquirente via internet ou links dedicados. Fica instalado no computador do caixa no estabelecimento comercial, em que o pinpad também fica conectado. O TEF permite que o varejista aceite uma variedade grande de cartões, pois é multiadquirente. Caso apresente um problema, o estabelecimento deve acionar o fornecedor da solução ou assistência técnica especializada.
Vantagens: Investimento mais econômico para o estabelecimento que utiliza várias maquinetas POS (a mensalidade do TEF para um caixa gira em torno de R$ 180), por aceitar uma grande diversidade de bandeiras, ou até para varejistas que contam com vários caixas. Facilita a conciliação de vendas e não requer que o varejista guarde recibos comprovantes de cada transação.
Desvantagens: Não permite mobilidade para aceitação de cartões e exige uma conexão de Internet para funcionar. Geralmente requer a contratação de vários fornecedores (software de TEF, pinpad, assistência técnica), mas há empresas que fornecem a solução de forma integrada.