Guia do grupo de recursos

Introdução

Este guia tem como objetivo apesentar a funcionalidade de grupo de recursos que tem como objetivo que seja configurado os produtos que poderão ser comercializados em uma determinada loja ou não. Essa somente será válida para as operações de entradas, saídas e devoluções. Abaixo serão apresentados as configurações necessárias e comportamento dessas nas operações.

Configurações

Cadastro de grupos de recursos

Este cadastro tem como objetivo possibilitar que sejam cadastrados os grupos de recursos e que nestes sejam vinculados os recursos e/ou classes de recursos que pertence aquele grupo. Neste também poderá ser determinado faixa de preço e a voltagem do recurso.

Neste cadastro será possível informar se o recurso ou classe de recurso deverá ser possível de comercialização ou não naquele grupo. Caso o recurso seja possível de comercialização deverá ser informado a opção no campo Regra Permitir, caso o recurso não seja possível de comercialização deverá ser informado a opção Não Permitir. Desta forma, será possível o usuário cadastrar que uma determinada classe de recurso é possível de comercialização, porém um recurso que pertence aquela classe não é possível de comercialização, por exemplo: foi criado o grupo de recurso Grupo de Recurso Centro no qual foi informado a regra Permitir para a classe de recurso Celular e foi criado um regra Não Permitir para o recurso Iphone, assim todos os celulares que pertençam a classe celular serão possíveis de comercialização com exceção do Iphone. No caso do recurso ou classe do recurso não esteja vinculado ao grupo, o sistema não deverá possibilitar comercializa-lo. Além disso, poderá ser determinado a faixa de preço inicial e final no qual poderá ser comercializado ou não, podendo essa faixa ser diferenciada por produto ou classe de produto .

Também é possível configurar quais as voltagens dos produtos poderão ser comercializadas ou não. Desta forma, caso o usuário deseje a comercialização do produto conforme a voltagem determinada pelo a UF do estabelecimento será possível.

Caminho: bematech/Compra/Cadastros/Aux Operações/Regras de Operações/Grupo de Recursos.

Cadastro de regra dos grupos de recursos permitidos nos pedidos

Este cadastro tem como objetivo possibilitar que sejam cadastrados quais os grupos de recursos poderão ser comercializados nos pedidos por estabelecimento, classe do estabelecimento, classe pessoa, pessoa, classe de operação e devolução. Abaixo segue exemplo:

1- Foi criado o grupo de recurso "Grupo de Recurso A" vinculando a classe de recurso Celular.

2- Foi criada uma regra de grupos permitidos nos pedidos informando no campo estabelecimento "Estab A" e o grupo "Grupo de Recurso A"

3- Ao realizar uma operação para o estabelecimento "Estab A", o sistema irá apresentar somente os recursos que pertence a classe celular.

Ao selecionar o campo Devolução da regra significa que na devolução o sistema deverá possibilitar que somente aquele grupo poderá ser devolvido.

Nesta regra também é possível informar qual a tabela de preço será utilizada para validar o preço do produto que está sendo comercializado ou não quando o grupo de recurso determina uma faixa de preço. Assim, é possível configurar que ao realizar a transferência de um produto, este não poderá ser comercializado na loja de transferência, pois o seu preço de venda não é compatível com o poder aquisitivo de seus clientes. Caso exista grupo de recurso por faixa de preço e não exista tabela de preço, o sistema irá considerar o preço da operação, caso não seja encontrado o produto na tabela de preço configurada o preço deste será considerado 0,00.

Caminho: bematech/Compra/Cadastros/Aux Operações/Regras de Operações/Regra dos Grupos de Recursos Permitidos nos Pedidos.

Operações

Ao realizar uma operação (Pedido de Saída, Pedido de Entrada e Devoluções), o sistema irá verificar para cada item não cancelado a existência de uma Regra de Grupos de Recursos Permitidos no Pedido, caso o sistema não encontre regra, o sistema irá possibilitar realizar a operação normalmente. Caso o sistema encontre regra, o sistema terá o seguinte comportamento:

    1. Caso o recurso ou classe de recurso informado no grupo possuir informado no campo regra para Permitir, o sistema irá possibilitar realizar a operação normalmente.

    2. Caso o recurso ou classe de recurso informado no grupo possuir informado no campo regra para Não Permitir, o sistema não irá possibilitar realizar a operação normalmente.

    3. Caso o recurso ou classe de recurso não esteja informado no grupo, o sistema não irá possibilitar realizar a operação normalmente.

  1. Caso seja determinado uma faixa de preço inicial ou final no grupo e regra seja para Permitir, o sistema irá possibilitar realizar a operação com produto no qual seu preços está dentro da faixa determinada. Caso seja realizado a venda de um produto que o seu preço não está dentro da faixa determinada, o sistema não irá possibilitar realizar a operação.

  2. Caso seja determinado uma faixa de preço inicial ou final no grupo e regra seja para Não Permitir, o sistema não irá possibilitar realizar a operação com produtos no qual os seus preços estão dentro da faixa determinada.

  3. Caso seja determinado uma voltagem no grupo e regra seja para Permitir, o sistema irá possibilitar realizar a operação com produto que possua aquela voltagem normalmente. Caso seja realizado a venda de um produto que não possua a voltagem informada, o sistema não irá possibilitar realizar a operação.

  4. Caso seja determinado uma voltagem no grupo e regra seja para Não Permitir, o sistema não irá possibilitar realizar a operação com produto que possua aquela voltagem.

No caso das operações transferência vinculada, o sistema sempre possibilitará realizar a operação, visto que neste caso existirá uma venda garantida para o produto.

Para que nas devoluções sejam considerados os grupos de recurso deverá ser configurado uma regra dos grupos de recursos permitidos nos pedidos selecionando o campo Devolução.