Data de postagem: Sep 23, 2016 1:20:20 PM
Agora é possível calcular o ICMS ST mesmo que o ICMS não esteja destacado na operação. Esse cálculo deverá ser realizado para atender as operações de compra de uma mercadoria que possui substituição tributária e fornecedor possui regime de recolhimento do simples nacional, neste caso o ICMS ST deverá ser calculado sendo subtraído do ICMS, porém o ICMS não deverá ser destacado. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/manual-fiscal.
Foi alterado o processo Fatores Tributários de ICMS para permitir realizar a operação sem que o ICMS seja destacado. Para isso foi criada a caixa de seleção "Sem destaque de imposto na operação" no Fator Tributário de ICMS, onde indica que nas operações realizadas com este fator o valor do ICMS não deverá ser destacado. Desta forma, ao realizar uma operação que possui essa caixa de seleção selecionada, os campos de BC ICMS, Aliq ICMS e ICMS não serão preenchidos, sendo preenchidos os campos BC ICMS Próprio, Aliq ICMS Próprio e ICMS próprio, assim o valor do ICMS próprio será utilizado para realização do cálculo do ICMS ST, quando a operação possuir incidência de substituição tributárias.
A funcionalidade pode ser acessada pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Configurações/Automação Fiscal/Fatores Tributários/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/manual-fiscal
Foi alterado o processo Pedido de Entrada para permitir que seja calculado os campos de BC ICMS Próprio, Alíq ICMS Próprio e ICMS Próprio. O campo do ICMS próprio será o ICMS da operação, aquele que sempre será calculado, independente de ter ou não que ser destacado no documento fiscal ou nas obrigações acessórias, porém esses campos não serão utilizados para o destaque do ICMS na operação ou nas obrigações acessórias. O processo pode ser acessada pelo caminho: bematech/Compra/Pedido/Pedido de Entrada. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/manual-fiscal.
Foi alterado o processo Sped EFD nas operações de compra de mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária quando o pagamento do ICMS ST for realizado pelo adquirente da mercadoria, de acordo com a Resolução 537/2012 do Rio de Janeiro, o ICMS ST neste caso, deve ser escriturado com tratamento especifico. Dessa forma os registros 0460, C100, C195, C197, Registro E210, foram alterados para serem preenchidos conforme Resolução 537/2012 do Rio de Janeiro. O processo pode ser acessado pelo caminho: Fiscal e Regulamentação/Arquivos Fiscais e Declarações/SPED EFD/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/manual-fiscal
Foi alterado o processo Livro de Registro de Entrada para permitir que seja exibido nas observações os valores do ICMS ST devido nas operações. Para isso foi criada a caixa de seleção "Apresenta ICMS ST Devido" que ao selecionar esta o sistema irá apresentar o ICMS ST devido nas observações do livro de registro de entrada. O processo pode ser acessada pelo caminho: bematech//Fiscal e Regulamentação/Livros Fiscais/Entradas/Registro Entradas/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-do-endereco-da-pessoa-na-operacao.
Foi alterado o processo Livro de Registro de Saída para permitir que seja exibido nas observações o texto "devolução/ST"nas operações de devolução de compra com ICMS ST devido nas operações com o Local de escrituração do estado do Rio de Janeiro. O processo pode ser acessada pelo caminho: bematech//Fiscal e Regulamentação/Livros Fiscais/Saídas/Registro de Saídas/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-do-endereco-da-pessoa-na-operacao. (por Patrícia Shérida de Oliveira Vanderlei, #12953875)
[-1896648314,Registro de Entradas.il]
[-1894635475,0200 Bloco C.ic]
[-1894643845,efd.ijs]
[-1896648313,Registro de Saídas.il]
[-1894643843,consultasEfd.ijs]
Agora é possível gerar a Declaração de Atividades do Contribuinte do Estado de Alagoas- DAC- AL. A DAC é um instrumento informatizado destinado a coletar dados periódicos dos contribuintes do ICMS inscritos no CACEAL e outros dados de interesse do fisco estadual de Alagoas, conforme Decreto nº 38.369/00. Esta declaração deve ser apresentada por todos os contribuintes inscritos no CACEAL Cadastro de Contribuintes do Estado de Alagoas, exceto os inscritos como Substituto Tributário e terá uma periodicidade mensal. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/dac---declaracao-de-atividades-do-contribuinte.
Foi criado o processo Vínculos entre Recurso e Situação Tributária que permite informar o código da tributação dos produtos, podendo ser informados códigos de tributações diferentes de acordo com os parâmetros de local de escrituração, classe do local de escrituração, UF do local de escrituração, recurso, classe do recurso, classificação fiscal e classe da classificação fiscal. Este cadastro será utilizado para gerar o registro 65 do arquivo DAC - AL, no qual este deverá ser preenchido com o valor do custo médio dos produtos, separando-os de acordo com o código de tributação destes.
O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Configurações/DAC-AL/Vínculos entre Recursos e Situação Tributária/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/dac---declaracao-de-atividades-do-contribuinte/guia-vinculos-entre-recurso-e-situacao-tributaria.
Foi alterado o processo Recursos para possibilitar a inclusão dos códigos utilizados na identificação das despesas pelo arquivo fiscal DAC-AL. A DAC disponibiliza uma tabela de códigos de despesas em seu manual, que necessitam ser informadas no registro e para que o mesmo seja validado, é imprescindível que este campo seja preenchido corretamente. Esta informação irá alimentar o campo 02 (Código da despesa) do registro tipo 68 - Outras Despesas do registro DAC-AL. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Compra/Cadastros/Recursos/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/compra/manuais/guia-de-estudo-do-modulo-de-compras/cadastros-gerais.
Foi alterado o processo Fornecedores para possibilitar a inclusão das inscrições estaduais do fornecedor no estado em que o mesmo atua. Desta forma, será possível identificar os fornecedores que possuem inscrição estadual no estado de AL e realizar o preenchimento do Registro Tipo 43 - Entradas Interestaduais de Produtos com Substituição Tributárias - Fornecedor inscrito no CACEAL. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Compra/Cadastros/Fornecedores/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/compra/manuais/guia-de-estudo-do-modulo-de-compras/cadastros-gerais.
Foi criado o processo DAC - AL que permite a geração do arquivo fiscal Declaração de Atividades do Contribuinte do Estado de Alagoas- DAC- AL. O arquivo será gerado para uma pasta informada pelo usuário e o mesmo estará disponível para que seja efetuada a importação no Programa Validador Assinador - "TDI". O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Arquivos Fiscais e Declarações/DAC-AL/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/dac---declaracao-de-atividades-do-contribuinte. (por Cinthia Aguiar Arruda, #12955640)
Agora é possível informar o endereço da pessoa na operação. sendo possível informar em um mesmo pedido endereços diferentes para os produtos contidos neste. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-do-endereco-da-pessoa-na-operacao.
Foi alterado o processo Pedido de Saída para permitir a edição do endereço da pessoa, informando um endereço diferente que está no cadastro desta, sendo possível assim incluir endereços diferentes nos itens. Desta forma, foi criado no pedido de saída o botão Endereços Pessoas para que o usuário informe os endereços da pessoa e vincule aos itens do pedido, os endereços cadastrados serão vinculados ao cadastro do cliente. Também será possível informar o endereço diretamente nos campos Endereço da Pessoa da Operação que neste caso o endereço informado não será vinculado ao cadastro da pessoa. Caso não seja informado um endereço na operação, os dados do endereço da pessoa será o mesmo que está no cadastro desta. Além disso, será possível alterar o endereço da pessoa da operação de pedido aprovado, baixado ou com títulos baixados. A funcionalidade pode ser acessada pelo caminho: bematech/Venda/Pedido/Pedido de Saída/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-do-endereco-da-pessoa-na-operacao.
Foi alterado o processo Baixa de Pedido de Saída para permitir a edição do endereço da pessoa, informando um endereço diferente que está no cadastro desta. Na baixa do pedido não será possível informar endereços diferentes para os itens baixados. Além disso, o processo de baixa de pedido de saída sempre irá copiar o endereço que está no pedido, desta forma caso haja alguma alteração do endereço do cadastro da pessoa entre o pedido e a baixa, o sistema irá copiar os dados do endereço do pedido, não alterando para os dados que estão no cadastro. Caso o usuário deseje que estes dados sejam alterados, deverá realizar a alteração na própria baixa ou no processo de Edição de Endereços em Bloco. O processo pode ser acessada pelo caminho: bematech/Venda/Pedido/Baixa de Pedido de Saída/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-do-endereco-da-pessoa-na-operacao.
Foi alterado o processo Devolução de Pedido de Saída para permitir a edição do endereço da pessoa, informando um endereço diferente que está no cadastro desta, sendo possível assim incluir endereços diferentes nos itens. Além disso, o processo devolução de pedido de saída sempre irá copiar o endereço que está na baixa do pedido, desta forma caso haja alguma alteração do endereço do cadastro da pessoa entre a baixa do pedido e o pedido de devolução, o sistema irá copiar os dados do endereço da baixa do pedido, não alterando para os dados que estão no cadastro. Caso o usuário deseje que estes dados sejam alterados, deverá realizar a alteração na próprio pedido de devolução ou no processo de Edição de Endereços em Bloco. No caso do pedido de devolução o sistema não possibilitará alterar a UF da pessoa da operação para que esta informação não fique diferente da baixa devolvida.
O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/Pedido/Devolução de Pedido de Saída/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-do-endereco-da-pessoa-na-operacao.
Foi criado o processo Edição de Endereços em Bloco que permite alterar em bloco o endereço da Pessoa da operação. Neste processo será possível alterar o endereço em bloco de todas as operações pendentes de uma determinada pessoa, o sistema irá considerar como pendências as operações a seguir: pedidos aprovados, pré-baixas e baixas de pedido sem transmissão de documento fiscal.
O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/Pedido/Edição de Endereços em Bloco/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-do-endereco-da-pessoa-na-operacao. (por Cinthia Aguiar Arruda, #12926363)
[-1894443672,BaixaDePedido.ip]
[-1894638660,ValidacoesGerais.ijs]
[-1894442407,Pedido ou Provisao.ijs]
[-1896648128,Pedido ou Provisão.ip]
[-1894441950,InteracaoEnderecoPessoaOperacao.ijs]
[-1896647038,DevolucaoDeMercadorias.ip]
[-1894442516,0210 INTEQorder.ic]
[-1894443755,0110 INTEQorder.ic]
Foi alterado o processo Fatores Tributários para permitir realizar nas operações com ICMS ST Devido o calculo do ICMS e não destaca-lo na operação. Para isso foi criada a flag "Sem destaque de imposto na operação" no Fator Tributário de ICMS, onde indica que nas operações com incidência de ICMS ST Devido o imposto será calculado porém não será destacado, ou seja, não terá o campo ICMS preenchido. Vale ressaltar que uma vez que a flag seja marcada, a operação irá calcular o imposto, mas o mesmo não será destacado no documento fiscal e nem nas obrigações acessórias. No Sped Fiscal nas operações de compra de mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária onde o pagamento do ICMS ST for realizado pelo adquirente da mercadoria, de acordo com a Resolução 537/2012 do Rio de Janeiro, estas devem ser escrituradas com tratamento especifico. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Configurações/Automação Fiscal/Fatores Tributários/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/manual-fiscal (por Cinthia Aguiar Arruda, #12953871)
[-1894644006,0200 UNUMorder.ic]
[-1894635897,0100 UNUMaccounting.ic]
[-1897051049,0100 Erp Infrastructure.ic]
[-1894641452,TaxaOuTributo.ijs]
[-1894635921,InformacoesTributarias.ijs]
[-1894635900,0100 UNUMaccounting.ic]
[-1894644005,0200 UNUMorder.ic]
[-1897023694,ICMS ST Devido.ijs]
[-1894442259,DefinicaoDosCamposDoPedido.ijs]
[-1897050889,0100 Erp Infraestructure.ic]
[-1894644042,0250 INTEQaccounting.ic]
Foi alterado o relatório Análise Comercial de Compras para ser possível ordenar as informações do resultado da consulta pelo Código ou Nome dos recursos e apresentar a informação de Código e Nome em colunas distintas. O relatório pode ser acessado pelo caminho: bematech/Compra/Consultas/Análise Comercial de Compras/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/compra/manuais/guia-de-estudo-do-modulo-de-compras/guia-de-relatorios-de-analise-de-compra/analise-comercial-de-compras. (por Marina Lima Silva, #12937340)
[-1894442110,GerenciadorDeRelatorios.ijs]
[-1894442131,Análise Comercial de Compras.il]
Foi alterado o dataSource FatoresTributarios com a finalidade de melhorar o desempenho das consultas realizadas. (por Otacílio Mota Bisneto, #12965676)
[-1894637362,FatoresTributarios.ids]
[-1894637262,PesquisaFatorTributarioPorClasseTributaria.ijs]
[-1894642788,PesquisaClasseTributaria.ijs]