Essa guia tem por objetivo orientar os usuários na utilização das principais funcionalidades e procedimentos de Conciliação de Extrato Eletrônico de Cartão de Terceiros, a sequência em que é realizada a apresentação busca ser a mais didática e facilitadora possível para as operações do referido módulo.
A Conciliação de Extrato Eletrônico tem como objetivo realizar a leitura do extrato eletrônico disponibilizado pelas administradoras e conciliadoras de cartões de terceiros para possibilitar o ajuste das divergências identificadas nos títulos no BEMATECH com relação às operações das administradoras.
Com este processo o usuário poderá realizar a conciliação via arquivo das vendas, bem como os recebimentos. No caso da conciliação com as vendas, o sistema realiza correções do título de acordo com a divergência encontrada. No caso de conciliação com o banco, o sistema líquida os títulos, independente da divergência. Já com relação às antecipações, os títulos serão liquidados e as suas taxas serão devidamente lançadas, assim como as tarifas a geração de tarifas através da conciliação das tarifas das administradoras.Considerando-se a complexidade de um ERP, não serão descritos nesse guia termos introdutórios do sistema.
Atualmente para a Cielo, realizamos a leitura de arquivo do tipo de extrato Pagamento com CV, Venda com CV e Parcelado Futuro e Parcelas Pendentes. Para cada um desses tipos de extrato, realizamos a leitura dos tipos de status:
Pagamento com CV: tipo de status Venda, Ajuste a Crédito e Reagendamento
Venda com CV e Parcelado Futuro: tipo de status Venda
Parcelas Pendentes: tipo de status Venda
Já para o Boa Vista realizamos a leitura do arquivo de Registro de Vendas Detalhado, Registro de Pagamentos, Antecipações e Ajustes e Taxas.
No processo de Conciliação de Extrato Eletrônico (Financeiro - Cartões de Terceiros) o usuário poderá realizar a conciliação via arquivo das vendas de EDI, bem como os recebimento. No caso da conciliação com as vendas, o sistema realiza correções do título de acordo com a divergência encontrada. No caso de conciliação com o banco, o sistema liquida os títulos, dependendo na divergência.
Na leitura do arquivo o sistema localiza o título quando:
No caso de operações POS:
Pelo menos o campo autorizacaocartao do título está igual a autorização do arquivo
A pessoa do título (que é a administradora do cartão) não precisa ser igual ao da variável Administradora informado no processo
Quando a divergência for quantidade de parcelas, para o sistema encontrar o título, tanto a pessoa quanto a emissão do título devem estar de acordo com as informações do arquivo. Contudo, se a pessoa e a emissão estiverem iguais e quantidade de parcela diferente, o sistema não apresenta na tela as outras divergências
Quando existir duas operações iguais, onde o campo autorização e documento do cartão estiverem preenchidas iguais ao do arquivo lido, o sistema sugere na conciliação qualquer um, de forma aleatória, tendo em vista que nenhum outro dado na operação é suficientemente forte quando se trata de uma digitação manual das informações de cartão da operação
No caso em que a data de emissão das duas operações possuírem data de emissão diferentes, onde um corresponde ao do arquivo, sugerimos que nas variáveis do processo seja preenchido o campo Data Inicial de Emissão, visando restringir a busca pelo título que considerar mais adequado para a conciliação;
Ou realizar o ajuste do título que está indevidamente com o mesmo dado que o outro título, editando-o, no caso de pertencer a uma outra operação de venda e portanto deve está constando como não encontrado em outro arquivo. Ou cancelando-o, se for o caso.
Se um dos títulos que possuem o mesmo campo autorização e documento for criado a partir de operação TEF, esse será prioritário na busca da conciliação.
No caso de TEF:
Neste caso, os campos NSU, Autorização e Documento do título herdam a mesma informação constante na posição 92 à 98 do registro 2
Pelo menos o campo Documento do título deverá estar igual à posição documento do arquivo está igual a autorização do arquivo (posição 92 à 98 do registro 2)
A pessoa do título (que é a administradora do cartão) não precisa ser igual ao da variável Administradora do processo
Quando a divergência for quantidade de parcela, para que o sistema interprete que este título é compatível, todos os outros campos deverão estar batendo com o do arquivo
As divergências encontradas quando a operação de POS:
Valor: quando identificada esta divergência, a correção é realizada pelo processo depois que o cliente clica no botão Selecionar Múltiplas Divergências, em seguida Corrigir Múltipla Divergência, depois em gravar. O sistema altera o valor do título para a informação preenchida no campo Administradora nas variáveis do processo. Não preenche o campo resumocartao e conciliaçãocartão enquanto todo o arquivo não for totalmente conciliado. O arquivo somente é totalmente conciliado, se o botão gravar da tela inicila for habitado e clicado. A propriedade “this.toleranciaAltercaoValorCorrigido “ não funciona para este processo.
Administradora: quando identificada esta divergência, a correção é realizada pelo processo depois que o cliente clica no botão Selecionar Múltiplas Divergências, em seguida Corrigir Múltipla Divergência, depois em gravar. O sistema altera o campo pessoa do título, acatando o que está no arquivo. Não preenche o campo resumocartao e conciliaçãocartão enquanto todo o arquivo não for totalmente conciliado. O arquivo somente é totalmente conciliado, se o botão gravar da tela inicila for habitado e clicado.
Data Correção: quando identificada esta divergência, a correção é realizada pelo processo depois que o cliente clica no botão Selecionar Múltiplas Divergências, em seguida Corrigir Múltipla Divergência, depois em gravar. O sistema altera o campo correção do título, acatando o que está no arquivo. Não preenche o campo resumocartao e conciliaçãocartão enquanto todo o arquivo nao for totalmente conciliado. O arquivo somente é totalmente conciliado, se o botão gravar da tela inicila for habitado e clicado.
Data Emissão: se a divergência encontrada for somente emissão, o sistema indica que não existe pendência, propondo que não é necessário ajuste. Contudo, se além da emissão, existir outra divergência, então o sistema apresenta como divergência
Autorização/documento trocado
Principal: quando identificada esta divergência, a correção é realizada pelo processo depois que o cliente clica no botão Selecionar Múltiplas Divergências, em seguida Corrigir Múltipla Divergência, depois em gravar. O sistema altera o campo principal e por consequência o correção do título, acatando o que está no arquivo. Não preenche o campo resumocartao e conciliaçãocartão enquanto todo o arquivo nao for totalmente conciliado. O arquivo somente é totalmente conciliado, se o botão gravar da tela inicila for habitado e clicado
Não encontrado: no caso de não encontrado, o sistema tem a possibilidade de gravar a conciliação, desconsiderando esta divergência. Ou gravar parcialmente as operações e resolver posteriormente este boleto não encontrado.
Título Baixado: quando o título a ser conciliado no sistema está liquidado. Então o sistema apresenta a divergência Títulos Baixados. O sistema não realiza procedimento de gravação neste título, enquanto o usuário não desfizer a baixa do título. Depois que desfeita a baixa do título, deverá ser dado um refresh da tela para atualização dos dados do título.
Se em conjunto com a divergência Título Baixado existir outra divergência, o sistema apresenta a divergência e a corrige mesmo que o título esteja baixado, com exceção da divergência do valor.
Quantidade de parcela: quando a divergência for quantidade de parcelas, para o sistema encontrar o título, tanto a pessoa quanto a emissão do título, autorização e documento devem estar de acordo com as informações do arquivo. Contudo, se a pessoa e a emissão estiverem iguais e quantidade de parcela diferente, o sistema não apresenta na tela as outras divergências. Embora a tela apresente a divergência, a correção da operação deverá ser realizada em outro processo, pois o processo de Conciliação Extrato Eletrônico não ajusta esse tipo de divergência
O uso operacional da tela ocorre da seguinte forma:
Variáveis existentes:
Administradora: informar a administradora que está sendo conciliada
Arquivo: informar o caminho do arquivo que será lida para realizar a conciliaçãoo do extrato eletrônica
Data Inicial de Emissão: A pesquisa por títulos será restrita aos que foram emitidos desde esta data. Caso não seja preenchida, a consulta, por padrão, irá pesquisar apenas títulos emitidos há até quinhentos e quarenta dias atrás.
Procedimentos Conciliação Vendas
A conciliação das vendas tem como objetivo realizar as correções dos títulos relacionados pela administradora/conciliadora de acordo com às divergências encontradas.
Ao realizar a leitura do arquivo através do processo de Conciliação de Extrato Eletrônico, habilitando as opções dos registros listados no arquivo em questão, onde os dados serão apresentados na tela.
Serão apresentadas as grades "Resumo de Vendas", onde irão agrupar as operações de venda por lote e os "Comprovantes de Venda", que irão apresentar o detalhe de cada lote, nas quais possuem uma coluna chamada "Status", que é preenchido com "Ok" se não houve divergência entre o arquivo e o sistema ou "Pendente" no caso de existir divergências.
Nos casos em que nenhum resumo (lote) tiver divergência entre o arquivo e o sistema, o campo "Status" estará preenchido com "Ok";
Caso exista algum resumo (lote) no arquivo com operações com o "Status" “Pendente”, será necessário verificar as divergências. Para isto, ao clicar na opção "Pesquisar Divergências Venda", será apresenta outra tela contendo a grade "Divergência de Venda", que apresentará todas as vendas que possuem qualquer tipo de divergência. Para possibilitar o ajuste a opção "Selecionar Divergência", que apresentará outras novas opções para:
Correções Múltipla de Divergência: Se escolhida esta opção, o sistema deverá selecionar os títulos com divergências de Outra Administradora, Data de Correção, Data de Emissão, Valor, Autorização/documento trocado ou Valor Principal.
Segue o comportamento dos ajustes das divergências:
Valor: Será alterado o valor do título para a informação disponível do arquivo de conciliação. Para este caso a propriedade “this.toleranciaAltercaoValorCorrigido “ não se aplica.
Administradora: O sistema irá alterar o campo pessoa do título, acatando o que está no arquivo.
Data Correção: O sistema irá alterar o campo correção do título, acatando o que está no arquivo.
Data Emissão: O sistema irá alterar o campo emissão do título, acatando o que está no arquivo.
Autorização/documento trocado
Principal: O sistema irá alterar o campo principal e por consequência o correção do título, acatando o que está no arquivo.
Números de parcelas: Se escolhida essa opção, serão listadas os títulos que possuem as divergências de Quantidade de Parcelas;
Não encontrado: Se selecionada essa opção, serão listado os títulos que não foram encontrados no Bematech e que estão no arquivo lido;
Títulos baixados: Ao selecionar essa opção, serão apresentados os títulos que estão sendo conciliados que já estão baixados. Nesta situação, o sistema não irá realizar o procedimento de conciliação nos títulos listados, até que a baixa dos títulos sejam desfeitas. Após desfeita a baixa do título, deverá ser atualizada a tela para atualização dos dados do título.
Após selecionada uma das opções acima, o sistema apresentará o botão "Corrige Divergência" e após a conclusão dos ajustes das divergências a opção "Gravar" deverá ser selecionada.
Para realizar a finalização da conciliação, após concluir os ajustes, a opção "Resumo" deve ser selecionada para acessar a tela inicial, onde, caso todas as operações no sistema estejam sem divergência, será habilitada a opção "Gravar". Com isso, as informações "Resumo Cartão" (campo: resumocartao)e a "Conciliação Cartão" (campo: conciliacaocartao) serão preenchidas nos títulos. Através deste processo, não gravamos a autorização e documento (NSU) do cartão.
Procedimentos Conciliação Banco
A conciliação com o Banco ou conciliação do Registro de Pagamento tem como objetivo realizar as correções e liquidação (baixa) dos títulos recebidos pelas administradora/conciliadora de acordo com às divergências encontradas.
Ao realizar a leitura do arquivo através do processo de Conciliação de Extrato Eletrônico, serão habilitadas as opções dos registros listados no arquivo em questão, onde os dados serão apresentados na tela.
Serão apresentadas as grades "Resumo de Banco", onde irão agrupar as operações de venda por lote e os "Comprovantes de Venda", que irão apresentar o detalhe de cada lote, nas quais possuem uma coluna chamada "Status", que é preenchido com "Ok" se não houve divergência entre o arquivo e o sistema ou "Pendente" no caso de existir divergências.
Nos casos em que nenhum resumo (lote) tiver divergência, onde todas as operações estejam com o "Status" como "Ok", a opção "Gravar" poderá ser selecionada. Após clicar em "Gravar", as informações "Resumo Cartão" (campo: resumocartao)e a "Conciliação Cartão" (campo: conciliacaocartao) serão preenchidas nos títulos, caso ainda não estejam preenchidas, e os títulos serão devidamente baixados (liquidados).
Caso exista algum resumo (lote) no arquivo com operações com o "Status" “Pendente”, será necessário verificar as divergências. Para isto, ao clicar na opção "Pesquisar Divergências Banco", será apresenta outra tela contendo a grade "Divergência Banco", que apresentará todas as vendas que possuem qualquer tipo de divergência no recebimento. Para possibilitar o ajuste a opção "Selecionar Divergência", que apresentará outras novas opções para:
Correções Múltipla de Divergência: Se escolhida esta opção, o sistema deverá selecionar os títulos com divergências de Outra Administradora, Data de Correção, Data de Emissão, Valor, Autorização/documento trocado, Valor Principal.
Segue o comportamento dos ajustes das divergências:
Valor: Será alterado o valor do título para a informação disponível do arquivo de conciliação. Para este caso a propriedade “this.toleranciaAltercaoValorCorrigido “ não se aplica.
Administradora: O sistema irá alterar o campo pessoa do título, acatando o que está no arquivo.
Data Correção: O sistema irá alterar o campo correção do título, acatando o que está no arquivo.
Data Emissão: O sistema irá alterar o campo emissão do título, acatando o que está no arquivo.
Autorização/documento trocado
Principal: O sistema irá alterar o campo principal e por consequência o correção do título, acatando o que está no arquivo.
Números de parcelas: Se escolhida essa opção, serão listadas os títulos que possuem as divergências de Quantidade de Parcelas. Quando existir essa divergência, para o sistema encontrar o título, tanto a pessoa quanto a emissão do título, autorização e documento devem estar de acordo com as informações do arquivo;
Não encontrado: Se selecionada essa opção, serão listado os títulos que não foram encontrados no Bematech e que estão no arquivo lido;
Títulos baixados: Ao selecionar essa opção, serão apresentados os títulos que estão sendo conciliados que já estão baixados. Nesta situação, o sistema não irá realizar o procedimento de conciliação nos títulos listados, até que a baixa dos títulos sejam desfeitas. Após desfeita a baixa do título, deverá ser atualizada a tela para atualização dos dados do título.
Após selecionada uma das opções acima, o sistema apresentará o botão "Corrige Divergência" e após a conclusão dos ajustes das divergências a opção "Gravar" deverá ser selecionada.
Para realizar a finalização da conciliação com o Banco, após concluir os ajustes, a opção "Resumo" deve ser selecionada para retornar à tela inicial, onde a opção “Gravar" estará habilitada. É importante ressaltar que para a conciliação com o Banco (ou conciliação de Pagamento para conciliadoras), a opção "Gravar" será habilitada independente das divergências, à exceção de conciliações com operações “Não Encontradas”, nas quais não permitirão que a conciliação seja concluída até a solução da divergência. Com isso, as informações "Resumo Cartão" (campo: resumocartao)e a "Conciliação Cartão" (campo: conciliacaocartao) serão preenchidas nos títulos, caso ainda não estejam preenchidas, e os títulos serão devidamente baixados (liquidados). Aqueles títulos que possuírem divergência entre as informações da autorização ou documento do cartão (NSU) e que foram baixados através do processo de conciliação terão um evento sinalizando a sua divergência.
Procedimento de Antecipações
A leitura do arquivo de antecipações tem como objetivo apresentar os pagamentos que foram realizados de títulos antecipados junto a administradora, no qual terá o valor da antecipação informado com o valor da taxa referente a antecipação do título. Através deste arquivo serão coletadas as informações para a realização da baixa dos títulos e possíveis ajustes com relação a valores recebidos devido a sua antecipação.
Para a realização da conciliação das antecipações, alguns cadastros são obrigatórios, que são:
Carteira de Desconto de Títulos, onde serão criadas as carteiras para a vinculação dos disponíveis de crédito e débito para as taxas relacionadas às antecipações;
Contas Correntes Bancárias, onde deverá conter as contas correntes em que serão recebidas as antecipações (disponível de crédito) e os disponíveis que serão responsáveis pelo pagamento das taxas de antecipação (disponível de débito). É importante salientar que os disponíveis usados devem possuir a “Pessoa Associada” devidamente preenchida;
Antecipações da Conciliação de Cartão de Terceiros, localizada no cadastro de Administradoras de Cartão de Crédito e Débito, onde deverão ser informadas para cada administradora as carteiras de desconto de títulos usadas e qual centro de custo deverá ser vinculado na criação do pedido referente a taxa de antecipação.
Ao realizar a leitura do arquivo através do processo de Conciliação de Extrato Eletrônico serão habilitadas as opções dos registros listados no arquivo em questão, onde os dados serão apresentados na tela.
Serão apresentadas as grades "Resumo de Antecipações", onde irão agrupar as operações de venda por lote e os "Comprovantes de Venda", que irão apresentar o detalhe de cada lote, nas quais possuem uma coluna chamada "Status", que é preenchido com "Ok" em caso de não existir divergência entre o arquivo e o sistema ou "Pendente" no caso de existir divergências.
Nos casos em que nenhum resumo (lote) tiver divergência, onde todas as operações estejam com o "Status" como "Ok", a opção "Gravar" poderá ser selecionada. Após clicar em "Gravar", as informações "Resumo Cartão" (campo: resumocartao)e a "Conciliação Cartão" (campo: conciliacaocartao) serão preenchidas nos títulos, caso ainda não estejam preenchidas, e os títulos serão devidamente baixados (liquidados) e os lançamentos referente as taxas de antecipação serão realizados automaticamente;
Caso exista algum resumo (lote) no arquivo com operações com o "Status" “Pendente”, será necessário verificar as divergências. Para isto, ao clicar na opção "Pesquisar Divergências Antecipações", onde será apresenta outra tela contendo a grade "Divergência Antecipações", que apresentará todas as vendas que possuem qualquer tipo de divergência no recebimento. Para possibilitar o ajuste a opção "Selecionar Divergência", que apresentará outras novas opções para:
Correções Múltipla de Divergência: Se escolhida esta opção, o sistema deverá selecionar os títulos com divergências de Outra Administradora, Data de Correção, Data de Emissão, Valor, Autorização/documento trocado, Valor Principal.
Segue o comportamento dos ajustes das divergências:
Valor: Será alterado o valor do título para a informação disponível do arquivo de conciliação. Para este caso a propriedade “this.toleranciaAltercaoValorCorrigido “ não se aplica.
Administradora: O sistema irá alterar o campo pessoa do título, acatando o que está no arquivo. .
Data Emissão: O sistema irá alterar o campo emissão do título, acatando o que está no arquivo.
Autorização/documento trocado
Principal: O sistema irá alterar o campo principal e por consequência o correção do título, acatando o que está no arquivo.
Números de parcelas: Se escolhida essa opção, serão listadas os títulos que possuem as divergências de Quantidade de Parcelas;
Não encontrado: Se selecionada essa opção, serão listado os títulos que não foram encontrados no Bematech e que estão no arquivo lido;
Títulos baixados: Ao selecionar essa opção, serão apresentados os títulos que estão sendo conciliados que já estão baixados. Nesta situação, o sistema não irá realizar o procedimento de conciliação nos títulos listados, até que a baixa dos títulos sejam desfeitas. Após desfeita a baixa do título, deverá ser atualizada a tela para atualização dos dados do título.
Após selecionada uma das opções acima, o sistema apresentará o botão "Corrige Divergência" e após a conclusão dos ajustes das divergências a opção "Gravar" deverá ser selecionada.
Para realizar a finalização da conciliação com o Banco, após concluir os ajustes, a opção "Resumo" deve ser selecionada para retornar à tela inicial, onde a opção “Gravar" estará habilitada. É importante ressaltar que para a conciliação com das Antecipações, a opção "Gravar" será habilitada independente das divergências, à exceção de conciliações com operações “Não Encontradas”, nas quais não permitirão que a conciliação seja concluída até a solução da divergência. Com isso, as informações "Resumo Cartão" (campo: resumocartao)e a "Conciliação Cartão" (campo: conciliacaocartao) serão preenchidas nos títulos, caso ainda não estejam preenchidas, e os títulos serão devidamente baixados (liquidados) e os lançamentos referente as taxas de antecipação serão realizados automaticamente. Aqueles títulos que possuírem divergência entre as informações da autorização ou documento do cartão (NSU) e que foram baixados através do processo de conciliação terão um evento sinalizando a sua divergência.
Tarifa
O procedimento de Tarifas tem como objetivo apresentar o detalhamento das taxas cobradas por operação informando cada tipo de taxa e realizar o lançamento das taxas cobradas pelas administradoras de cartão de terceiros. Para que tal é necessário que em cada uma das utilizadas exista o cadastro das “Ocorrências da Conciliação de Cartão de Terceiros”. As informações vinculadas às administradoras serão utilizadas para a criação do lançamento referente a tarifa, onde é importante que as maquinetas e ocorrências estejam cadastradas para a realização do seu vínculo.
Ao selecionar a opção “Gravar” todos os lançamentos serão realizados automaticamente. Para a conciliadora Boa Vista, é tratado como o arquivo de Ajustes e Tarifas, aceitando as ocorrências Aluguel POS Inativo, Cancelamento de Venda, Aluguel POS/Taxa Conectividade, Ajuste Crédito/Débito, Consulta de Cheques, Chargeback e Tarifa.