Como utilizar o debugger?
Data de postagem: May 19, 2010 1:26:4 PM
Builds mais recentes das versãos 10.1.x e sucessores do Engine possuem debbuger integrado a sua IDE. Há também versões especiais como as 9.3.x e a 9.4.x que são usadas para usar debugger em bases cujo o servidor de aplicação seja uma versão antiga sem o debugger.
Segue abaixo o procedimento que deve ser realizado para habilitar o debugger:
1) Fazer o backup da pasta dbCache e de todos os arquivos de extensão ".dll" e ".exe" (Apenas para as versões 9.3.x e 9.4.x)
2) Copiar todos os arquivos da nova versão para a pasta onde está o executável, excluindo os arquivos de extensão ".dll" e ".exe" (Apenas para as versões 9.3.x e 9.4.x);
3) Criar novamente o atalho do executável da nova versão, colocando como paramêtro o IP:PORTA NOMEDABASE -nu. O parâmetro -nu significa "no update", assim os arquivos de extensão ".dll" e ".exe" não serão atualizados com os arquivos do servidor; (Apenas para as versões 9.3.x e 9.4.x);
4) Acesse o manage da base;
5) Acesse Configuration/General, e marque a opção JavaScript Debugger Enabled (requires restart)
6) Reinializa a base;
7) Utilize a palavra debugger na linha escolhida e execute o código.
Dica Importante: Sempre utilizar a condição if( session.userKey == <Chave do seu usuário> ) debugger. Isso fará com que o seu comando de debugger trave a sessão de um outro usuário que por ventura venha executar o código que você esteja depurando.