UNUM implanta SPED fiscal e contábil

Data de postagem: Apr 26, 2010 7:26:36 PM

Desde o dia 30 de setembro de 2009, os clientes da UNUM tiveram a ferramenta liberada para emissão do SPED dentro do sistema

Desde o dia 30 de setembro de 2009, as empresas clientes da UNUM obrigadas a emitir o SPED tiveram a ferramenta liberada dentro do nosso sistema.

O SPED - Sistema Público de Escrituração Digital é um projeto da Receita Federal que visa facilitar a auditoria nas empresas, realizando checagem e confrontação de valores e documentos transacionados entre essas empresas.

Esse projeto se baseia em três passos: automatizar a emissão das notas fiscais, criando a Nota Fiscal Eletrônica (NFe), criação de um arquivo de Escrituração Fiscal Digital - EFD, e também um arquivo de Escrituração Contábil Digital - ECD.

Mensalmente, a empresa deverá enviar à Receita um arquivo com todas as informações de documentações fiscais emitidas ou recebidas pela empresa. Assim, é possível comparar com as NFs recebidas e emitidas pelos fornecedores para verificar a veracidade das informações.

A mesma operação deverá ser feita quanto às informações contábeis, contudo uma única vez durante o ano. No caso do ECD, a empresa deverá fazer um requerimento à Junta Comercial do estado a fim de autenticar o documento virtual gerado, para garantir a segurança das informações desse documento.

A ferramenta disponibilizada pela UNUM permite que esses arquivos sejam gerados com todas as informações contábeis e fiscais do período analisado, o que já torna mais fácil o processo às empresas.

Como todo esse processo do SPED é muito novo para muitas empresas, a UNUM disponibilizou também para seus clientes um manual explicativo, contendo as operações que devem ser realizadas.

As empresas clientes da UNUM que já utilizam a ferramenta do ECD são: SP Distribuidora, Majela Hospitalar, Wobben, Otoch. Já as que utilizam o EFD integram: Diagnocel, Majela Hospitalar, SP Distribuidora, Sucobras, Itaueira e Otoch.