como contornar o limite de tempo que os browsers impõem para retorno?

Data de postagem: May 26, 2011 6:16:2 PM

Alguns navegadores de Internet (web browser) impõem limite de tempo (timeout) para receber a resposta de um processamento realizado no servidor (web server).

Este limite varia de acordo com sistema operacional e o navegador utilizado, mas também pode ser influenciado pela existência de proxies (softwares que realizam caches de conteúdo de internet) explicitamente configurados ou implementados de forma transparente, sem que o usuário saiba da sua existência. Um proxy transparente pode ser um vírus/malware que intercepta todo o tráfego do protocolo http, tentando obter informações privilegiadas num ataque conhecido como "man in the middle". Este tipo de ataque é mais comum do que se imagina.

O limite de tempo também pode ser influenciado por firewalls (softwares que filtram os acessos dos usuários, bloqueando destinos ou conteúdos que não façam parte de uma política pré-definida), que matam conexões após um determinado período de tempo de inatividade. Um software de checagem contra vírus pode estar atuando como firewall de forma transparente, muitas vezes de forma despercebida pelo usuário.

Proxies e firewalls na maioria das vezes limitam o tempo das conexões em 5, 15 e 60 minutos, tempo muitas vezes insuficiente para processamentos mais pesados ocorrendo no servidor Engine. A imposição deste limite de tempo pode provocar erros no uso do Sistema UNUM, como:

Não foi possível conectar-se ao servidor "http://<<enderecoServidor>>". Status: 500.

Aguarde a estabilização da conexão ou entre em contato com o administrador do sistema.

Ou:

Erro detectado:

Mensagem de erro: XML Document is invalid.

Solução: Contact the system administrator.

Para minimizar o problema, certifique-se de que não existem:

    • proxies explicitamente configurados no navegador de Internet que interceptem o tráfego entre o navegador e o servidor utilizado;

    • proxies implícitos (sejam estes bem intencionados ou não) ou firewalls entre o navegador de Internet e o servidor Engine;

    • softwares antí-vírus que estejam funcionando como firewalls transparentes.

Depois destas verificações iniciais, teste vários navegadores de Internet, avaliando qual deles possui maior limite de tempo de resposta. Em testes realizados pela UNUM, observamos que o Google Chrome 11, no Windows XP, consegue manter conexões ativas por mais de 5 horas sem interrupção. Já o Internet Explorer 7, no Windows XP, não consegue manter a conexão por mais de 1 hora.

Mesmo após perdida, uma conexão pode ser acompanhada pelo administrador do sistema UNUM. Para isso, basta acessar o manage através do endereço "http://<<enderecoServidor>>/manage" (será solicitado nome de usuário e senha de acesso) e clicar na opção requests. O agrupamento "HTTP Connections" irá mostrar todas as conexões HTTP ativas no servidor UNUM, permitindo ao administrador avaliar o tempo de execução e usuários com conexões abertas. A página permite ainda abortar a conexão através do botão [Abort].