O sistema deve garantir que as movimentações de entradas, saídas, os saldos e os possíveis resultados apurados dentro de um intervalo de tempo possam ser bloqueados. Em especial após as conferências e ajustes, os gestores devem fechar / encerrar as movimentações utilizando a funcionalidade de data limite (datas e limite em dias). A utilização adequada e regular da data limite assegura que não haverá nenhuma mudança nas operações, pois encontram-se bloqueadas.
O gestor com permissão de alterar a data limite, poderá liberar / bloquear segundo critérios de segurança adotados na sua empresa. Lembrando que a liberação sem um devido estudo de causas e conseqüências poderá levar a empresa a um problema de ordem fiscal, tributária, contábil, financeiro, etc. Portanto, esta permissão deve estar sobre um rígido controle.
Com o objetivo de controlar os períodos de apurações em diversos setores da empresa, o sistema UNUM disponibiliza a funcionalidade da data limite. Se configurado de acordo com as necessidades da empresa, o travamento / bloqueio de novas e/ou edição de movimentações anteriores ou posteriores à data limite não serão permitidas. Esta funcionalidade permite que a configuração possa ser realizada baseada numa data ou na quantidade de dias em relação ao dia corrente (hoje).
Bloqueio de lançamentos anteriores ou posteriores a data limite impedindo alterações.
Quem tem permissão de alterar a data limite:
Através do administrador do sistema: Ir Para/Admin/Segurança/Permissões/Permissões.ip
Para configuração, acessar o caminho: IR PARA/Compra/Ferramentas Administrativas/Configurações/Configurações de Datas Limite.ip
Acessar as classes de operação de pedido a partir de transacionais/operações/pedidos ou provisões, na grid da esquerda.
Na grid da direita são inseridos os usuários ou grupos e serão utilizados 4 campos possíveis:
Data inicial p alterações: dia/mês/ano a partir da qual poderão ser editadas/gravadas operações. Operações com data anterior a data fixada não poderão ser criadas editadas.
Limite Automatico em dias anteriores: quantidade em dias a partir da qual poderão ser editadas/gravadas operações. Operações com dias corridos anteriores a data fixada não poderão ser criadas/editadas.
Data final p alterações: quantidade em dias antes da qual poderão ser editadas/gravadas operações. Operações com dias corridos anteriores a data fixada não poderão ser criadas/editadas.
Limite Automatico em dias posteriores: dia/mês/ano até a qual poderão ser editadas/gravadas operações. Operações com data posterior a data fixada não poderão ser criadas/editadas.
Observar que o campo que apresentar maior restrição será o respeitado, no caso de informação simultânea de dias corridos e data.
Examplo prático:
1 - Data atual do sistema: 09/09/2011
Data inicial p alterações: 01/08/2011
Pedido com movimentação dia 01/07/2011 - não será possível editar/gravar.
2 - Data atual do sistema: 09/09/2011
Limite Automatico em dias anteriores: 10
Pedido com movimentação dia 30/08/2011 (dez dias antes da data atual) - não será possível editar/gravar.
Os exemplos com datas no futuro funcionam da mesma forma, impedindo gravação/edição de movimentações posteriores ao limite informado.
A data limite pode ser informada para uma classe mãe e ao mesmo tempo, para suas filhas. Observe que o sistema respeitará a classe mais restritiva, ou seja, aquela que permitir menor intervalo de tempo para alterações.
Examplo prático:
1 - Data atual do sistema: 09/09/2011
Data inicial p alterações: 01/08/2011 - Classe mãe
Data inicial p alterações: 05/09/2011 - classe filha
Pedido com movimentação dia 04/09/2011 - não será possível editar/gravar.
2 - Data atual do sistema: 09/09/2011
Data inicial p alterações: 05/09/2011 - Classe mãe
Data inicial p alterações: 01/08/2011 - classe filha
Pedido com movimentação dia 04/09/2011 - não será possível editar/gravar.
É possível configurar, via x-class,se o sistema deverá considerar a data mais restrita ou o que está cadastrado para o usuário quando possuir configuração de data limite para o usuário e um grupo de usuário no qual o usuário pertence. Segue exemplo de comportamento quando a configuração for por usuário ou data mais restrita:
1- Configuração por usuário:
Realizada a seguinte configuração de data limite na Classe Entradas:
Grupo: Administrators >> Data inicial para alterações: 30/07
Usuário: Usuário X(Pertence ao grupo Administrators)>> Data inicial para alterações: 20/07.
Ao realizar uma operação de entrada com o usuário X no dia 21/07, o sistema deverá possibilitar realizar a operação, pois neste caso o mais específico será o usuário.
2- Configuração por data mais restrita:
Realizada a seguinte configuração de data limite na Classe Entradas:
Grupo: Administrators >> Data inicial para alterações: 30/07
Usuário: Usuário X(Pertence ao grupo Administrators)>> Data inicial para alterações: 20/07.
Ao realizar uma operação de entrada com o usuário X no dia 21/07, o sistema não deverá possibilitar realizar a operação, pois neste caso o mais específico será a data.
O comportamento padrão do sistema será a de considerar a data mais restrita.
Para versões 2010.x - anteriores
No cadastro de permissões, através do administrador do sistema Ir Para/Admin/Segurança/Permissões/Permissões.ip, será informado (configurado) se determinado usuário ou grupo de usuário poderá ou não efetuar a edição da data limite e/ou data limite em dias, através do campo Pode informar a data Limite. Essa configuração poderá ser mais abrangente (genérica) irpara/Admin/Segurança/Permissões/Permissões/dados/movimentações ou mais especifica ir para/Admin/Segurança/Permissões/Permissões/dados/movimentações/...
Campo onde se cadastra o Limite p Alteração:
Pode Informar Data Limite
Permite ao usuário informar ou não data limite, no cadastro referido.
Se o usuário na tentativa de acessar ir para/Admin/Segurança/Permissões/Permissões/dados/movimentações, não tiver permissão para inserir as configurações nos campos “Data Limite em dias” e “Data Limite”, o sistema validará, retornando uma mensagem de erro: Você não tem permissão de acesso ao processo Permissões.ip.
Se o usuário na tentativa de acessar ir para/Admin/Segurança/Permissões/Permissões/dados/movimentações, tiver permissão para inserir as configurações nos campos “Data Limite em dias” e “Data Limite”, o sistema validará, permitindo o acesso as configurações.
Em atualização...
O usuário com suas devidas permissões poderá indicar a data limite (Data inicial para alterações e Data final para alterações) ou limite automático em dias (anteriores ou posteriores), de acordo com a necessidade setorial de sua empresa.
Operações que estejam naquela data ou inferior a ela, não podem ser alteradas.
Informe a data limite para realizar as movimentações com esta classe ou suas sub-classes.
Ao informar uma data, somente poderão ser editadas movimentações realizadas em datas superiores a informada e inferiores a data limite futura.
Observação: O sistema valida os campos "Data inicial p alterações" e "Limite Automático em dias anteriores" em conjunto. Isso significa que sempre utilizará automaticamente a data mais restritiva (MAIOR) para travamento.
Exemplo: Limite automático em dias “zero” sempre é mais recente que uma data informada (com exceção de uma data futura).
Operações que estejam naquela data ou superior a ela, não podem ser alteradas.
Informe a data limite para realizar as movimentações com esta classe ou suas sub-classes.
Ao informar uma data, somente poderão ser editadas movimentações realizadas em datas inferiores a informada e superiores a data limite futura.
Observação:O sistema valida os campos "Data final p alterações" e "Limite Automático em dias posteriores" em conjunto. Isso significa que sempre utilizará automaticamente a data mais restritiva (MENOR) para travamento.
Quantidade de dias anteriores que as operações podem ser alteradas.
Informe a quantidade de dias anteriores que o sistema ficará em aberto permitindo alterações. Ultrapassado o limite de dias definido neste campo, todas as movimentações com esta classe ou suas sub-Classes não poderão ser editadas.
Exemplo:
Ao deixar em BRANCO o sistema não efetua travamento automático;
Ao informar "0" (ZERO) o sistema trava automaticamente todas as operações imediatamente após serem gravadas;
Ao informar "2" (DOIS) o sistema trava automaticamente todas as operações realizadas a dois dias antes da data atual.
Observação: O sistema valida os campos "Data inicial p alterações" e "Limite Automatico em dias anteriores" em conjunto. Isso significa que sempre utilizará automaticamente a data mais restritiva (MAIOR) para travamento.
Exemplo: Limite automático em dias “zero” sempre é mais restrito que uma data informada (com exceção de uma data futura).
Quantidade de dias posteriores que as operações podem ser alteradas.
Informe a quantidade de dias posteriores que o sistema ficará em aberto permitindo alterações. Ultrapassado o limite de dias definido neste campo, todas as movimentações com esta classe ou suas sub-Classes não poderão ser editadas.
Exemplo:
Ao deixar em BRANCO o sistema não efetua travamento automático;
Ao informar "0" (ZERO) o sistema trava automaticamente todas as operações imediatamente após serem gravadas;
Ao informar "2" (DOIS) o sistema trava automaticamente todas as operações realizadas a dois dias depois da data atual.
Observação: O sistema valida os campos "Data final p alterações" e "Limite Automático em dias posteriores" em conjunto. Isso significa que sempre utilizará automaticamente a data mais restritiva (MENOR) para travamento.
As validações dos limites sempre levam em consideração a data mais recente e restritiva na hierarquia de classes. Para as duas formas de travamento é informado uma data limite na propriedade da classe em questão, ou informado um limite em dias para alteração:
Data Limite (inicial ou final);
Limite Automático em dias (anterior ou posterior).
No primeiro caso: Operações com data de emissão igual, anterior ou posterior à data informada não poderá ser alterada..
No segundo caso: Operações anteriores a Data Atual menos o Limite Automático em Dias (anterior ou posterior) informado não poderão ser alteradas.
Entendendo melhor:
Se a data corrente é 15/03 e o Limite Automático em dias anteriores são 2 (dias), significa que operações com datas inferiores ao dia 14/03 não poderão ser modificadas.
Data Limite: (15/03/2010)
Limite Automático em Dias Anteriores: 2 (não poderá ser modificado)
<----Não Pode Alterar----| Data Limite (14/03/2010) (15/03/2010)
Entretanto, se for informado a data limite 28/02, o limite em dias igual a 2, a data atual for 15/03 e a operação está com data 10/03, como essas informações serão tratadas?
Data atual: (15/03/2010)
Data da operação: (10/03/2010)
Data Limite: (28/02/2010)
Limite em Dias: 2 (não poderá ser modificado)
A prioridade de análise é sempre a data que for mais recente / restritiva. Se formos analisar separadamente ficaria assim:
Data atual: (15/03/2010)
Data da operação: (10/03/2010)
Limite em Dias: 2 (não poderá ser modificado)
<----Não Pode Alterar----| Data Limite (14/03/2010) (15/03/2010)
Dessa forma o resultado da situação apresentada é a IMPOSSIBILIDADE de alteração devido ao limite em dias imposto.
============================================================================
Exemplo utilizando o conceito de Data Limite (Data Inicial e Final para Alterações):
Se o intervalo de Datas Limite for: 08/05/2011 para Data Inicial e 15/05/2011 para Data Final, significa que operações com datas inferiores ou iguais ao dia 08/05 e operações com datas superiores ou iguais ao dia 15/05 não poderão ser modificadas.
<----Não Pode Alterar------| INTERVALO DE DATAS PERMITIDA PARA ALTERAÇÕES |-----Não Pode Alterar---->
<----Não Pode Alterar------| Data Inicial (08/05/2011) | ---- Pode Alterar --- | Data Final (15/05/2011) |------Não Pode Alterar---->
Só podem ser alteradas operações no intervalo dos dias 08/05/2011 e 15/05/2011, ou seja, os dias 09, 10, 11, 12, 13 e 14.
Exemplo utilizando o conceito de Data Limite (Data Inicial e Final para Alterações) e Limite Automático em Dias (anterior):
Se o intervalo de Datas Limite for: 08/05/2011 para Data Inicial e o Limite Automático em dias anteriores for 02 (dois) dias e 15/05/2011 para Data Final, significa que operações com datas inferiores ao dia 06/05 e operações com datas superiores ou iguais ao dia 15/05 não poderão ser modificadas.
<--Não Pode Alterar|Limite Dias (02)|Data Limite(08/05/2011)|--Pode Alterar--|Data Limite Futura(15/05/2011)|Não Pode Alterar-->
Só podem ser alteradas operações no intervalo dos dias 06/05/2011 e até a data final 15/05/2011, ou seja, os dias 07,08, 09, 10, 11, 12, 13 e 14.
OBS: a configuração de Data Limite somente ocorrerá se houver alteração nos dados do registro. Ex: ao se efetuar um reprocessamento contábil de uma baixa acessorado que não possui configuração de data limite e a alteração impacte somente nesta, o sistema não validará a data limite da configurada para o lançamento contábil da baixa acessória.
Data Limite = Operações que estejam naquela data ou inferior a ela, não podem ser alteradas. Exemplo: 03/01/2010 significa que o usuário não pode alterar operações com data igual ou inferior a 03/01/2010. Observe que quanto MAIOR for a data mais restrição existe, pois o usuário ficará impossibilitado de efetuar operações, ou seja, quanto menor a data limite menor a restrição.
Data limite: (03/01/2010)
<----Não Pode Alterar---- Data Limite--| (04/01/2010)
Exemplo: Se a data limite for a atual, significa que o usuário não pode alterar nenhuma operação retroativa. Se a data limite for ontem, o usuário poderá efetuar operações com a data de hoje, ou seja, quanto maior a data limite maior a restrição.
Limite Dias = Quantidade de dias para trás que as operações podem ser alteradas.
Exemplo: 03 dias, significa que o usuário só pode alterar operações que tenham menos de 03 dias menos o dia de hoje, significando que o bloqueio ocorrer a partir de dois dias atrás. Observe que quanto MENOR o número informado em dias mais restrição existe, pois o usuário.
Exemplo de quantidade de dias:
Significa que o usuário só pode alterar operações do próprio dia (hoje).
Significa que o usuário só pode alterar operações de um dia atrás (ontem).
Data Limite: (08/09/2010)
Limite em Dias: 0 (não poderá ser modificado)
<----Não Pode Alterar---- Data Limite (08/09/2010) ----|
Data Limite: (08/09/2010)
Limite em Dias: 1 (poderá ser modificado até as 23:59 do mesmo dia (hoje)).
<----Não Pode Alterar----| Data Limite (08/09/2010)
Data Limite: (08/09/2010)
Limite em Dias: 2
<----Não Pode Alterar----| Data Limite (07/09/2010) (08/09/2010)
Data Limite: (08/09/2010)
Mais Limite em Dias: 3
<----Não Pode Alterar----| Data Limite (06/09/2010) (07/09/2010) (08/09/2010)
Em atualização...
Após efetuado os devidos cadastros de permissões.....