Guia dos indicadores de desempenho

INTRODUÇÃO

Este guia tem como objetivo apresentar o relatório de indicadores de desempenho.

Indicadores de Desempenho

Os Indicadores de Desempenho, também conhecidos como KPIs, são métricas que quantificam o desempenho da empresa, através dos quais é possível acompanhar seus resultados e eficiência operacional, identificando se seus objetivos estão sendo atingidos.

Os Indicadores de Desempenho calculados pelo sistema são:

1. CMV Líquido (%)

2. Margem Bruta (%)

3. Lucro Bruto

4. Participação por Grupo (%)

5. Cobertura sem Pendência

6. Total Bruto

7. Participação (%)

8. Total Líquido

9. Estoque sem Pendência

10. CMV

11. Estoque

12. Cobertura

13. Quantidade Vendida

14. Diferença

Abaixo, detalhamento do cálculo de cada Indicador de Desempenho no sistema.

1. CMV Líquido (%)

O CMV Líquido % representa o percentual do custo da mercadoria vendida em relação às vendas líquidas. O CMV Líquido tem como objetivo a identificação do quanto o custo da mercadoria vendida representa nas vendas, em percentuais. Este indicador é calculado a partir da fórmula:

CMV Líquido % = (Custo da Mercadoria Vendida/ Total Líquido) x 100

Observando que o CMV corresponde ao Custo Contábil do item.

Para operações de Devolução, o valor correspondente ao CMV Líquido % fica negativo caso uma das variáveis que compõem o cálculo for negativo.

2. Margem Bruta (%)

A Margem Bruta representa o percentual de Lucro Bruto em relação às Vendas Líquidas, indicador Total Líquido, em determinado período. A Margem Bruta apresenta a porcentagem de lucro que a empresa obtém para cada venda. Este indicador é calculado a partir da seguinte fórmula:

Margem Bruto % = (Lucro Bruto / Total Líquido) x 100

O valor correspondente ao Lucro Bruto fica negativo caso o Total Líquido ou o CMV utilizado no cálculo sejam negativos.

3. Lucro Bruto

O indicador de desempenho Lucro Bruto corresponde à subtração das Vendas Líquidas, indicador Total Líquido, pelo Custo da Mercadoria Vendida do recurso, indicador CMV. O Lucro Bruto tem por objetivo informar o lucro gerado decorrente das vendas realizadas, considerando apenas os seus custos. A fórmula para o cálculo deste indicador é:

Lucro Bruto = Total Líquido - CMV

Reforçando, o CMV corresponde ao Custo Contábil do item na venda.

O valor correspondente ao Lucro Bruto fica negativo caso o Total Líquido ou o CMV utilizado no cálculo seja negativo.

4. Participação por Grupo (%)

A Participação por Grupo representa o percentual de Vendas Líquidas que cada recurso possui em relação ao total vendido da classe selecionada como dimensão para análise do relatório. Este indicador tem como objetivo apresentar quais recursos possuem o maior e menor percentual de venda dentro do grupo definido como dimensão do relatório.

A fórmula para cálculo deste indicador é:

Participação do Grupo = Total Líquido do Recurso ou Classe do Recurso / Total Líquido do Grupo x 100

5. Cobertura sem Pendência

A Cobertura sem Pendência apresenta a quantidade de dias em que o saldo de estoque sem pendência será consumido considerando a média da quantidade vendida em determinado período. Tem por objetivo a identificação do momento em que será necessário realizar a reposição do estoque, considerando as entradas e saídas pendentes.

A fórmula para cálculo da Cobertura sem Pendência é:

Cobertura sem Pendência = Estoque sem Pendência / (Quantidade Vendida / Quantidade de Dias no Período).

6. Total Bruto

O Total Bruto, ou Vendas Brutas, representa o valor total de vendas faturadas em determinado período. O Total Bruto é calculado para cada item dos pedidos e a soma dos valores corresponde ao Total Bruto da operação. O Total Bruto do item é apresentado no campo de mesmo na grade Itens do processo Pedido de Saída.

A fórmula para o cálculo do Total Bruto é:

Total Bruto = Total. Sendo a fórmula do Total:

Total = valor do item + frete + acréscimo de cabeçalho da operação + acréscimo de item + seguro + acréscimo negociação financeira + pis st + cofins st + icms st devol + icms st + ipi + ajuste fino - desconto de cabeçalho da operação - desconto de item - desconto negociação financeira - desoneração ('ICMS Desonerado' ou 'Desconto Suframa') + ICMS Antecip + taxa de capatazia + taxa de siscomex + multa + taxa despachante

Para entradas de importação serão acrescidos à fórmula: + imposto de importação + PIS + COFINS

O ICMS Antecipado será considerado se o fator tributário de ICMS indicar que o seu valor estará no total da nota.

O indicador de desempenho Total Bruto corresponde à soma do Total Bruto dos pedidos do período pesquisado. Para operações de Devolução, o valor correspondente ao Total Bruto do pedido fica negativo, sendo deduzido do Total Bruto do período.

7. Participação (%)

A Participação representa o percentual de Vendas Líquidas que cada recurso ou classe recursos possui em relação ao total vendido no período. Este indicador tem como objetivo verificar quais os recursos ou classes de recursos possuem o maior e menor percentual de venda.

A fórmula para cálculo do indicador:

Participação = Total Líquido do Recurso ou Classe do Recurso / Total Líquido Geral do Período x 100

8. Total Líquido

O Total Líquido, ou Vendas Líquidas, corresponde ao valor da venda bruta subtraído dos impostos incidentes diretamente sobre o faturamento. O Total Líquido é calculado para cada item do pedido e a soma do Total Líquido dos itens corresponde ao Total Líquido da operação. O Total Líquido do item é apresentado no campo de mesmo na grade Itens do pedido. A fórmula para o cálculo do Total Líquido do item do pedido é:

Total Líquido = Total Bruto - ICMS - PIS - COFINS - IPI - ISS - INSS

O indicador de desempenho Total Líquido corresponde à soma do Total Líquido dos pedidos de um período pesquisado. Para operações de devolução, o valor correspondente ao Total Líquido do pedido fica negativo, sendo deduzido do Total Bruto do período.

9. Estoque sem Pendência

Estoque sem Pendência representa a quantidade de estoque na data em que a consulta é realizada mais as quantidades pendentes de Entradas subtraídas as quantidades pendentes de Saída.

Desta maneira, a fórmula para cálculo do indicador Estoque sem Pendência é:

Estoque sem Pendência = Estoque + Quantidade Pendente de Entrada - Quantidade Pendente de Saída. Onde:

Estoque: Estoque na data em que é realizada a consulta;

Quantidade Pendente de Entrada: Pedidos de Entrada aprovados, pendentes de baixa e sem saldo cancelado;

Quantidade Pendente de Saída: Pedidos de Saída aprovados, pendentes de baixa e sem saldo cancelado;

O indicador Estoque sem Pendência tem por objetivo apresentar uma visão quantitativa do Estoque sem nenhuma pendência de quantidade já planejada para entrar ou sair, possibilitando análises e tomada de decisão mais assertiva em relação ao estoque da empresa.

10. CMV

O CMV ou Custo da Mercadoria Vendida corresponde ao valor que foi gasto para efetuar a venda dos recursos em determinado período. Através deste indicador é possível analisar quais os recursos possuem custos mais elevados, definindo quais medidas devem ser tomadas para sua redução e, consequentemente, a geração de maior lucratividade. No sistema, o CMV corresponde ao Custo Contábil do item do pedido e este é preenchido com o Custo Médio do recurso no momento da realização da operação de saída.

O indicador de desempenho CMV é representado pela soma do Custo Contábil dos itens das vendas do período. O Custo Contábil do item é apresentado no campo de mesmo nome na grade Itens dos pedidos.

Para operações de Devolução, o valor correspondente ao CMV fica negativo, sendo deduzido do CMV do período.

11. Estoque

O indicador Estoque apresenta o saldo em estoque dos recursos na data em que a consulta é realizada. O estoque apresentado não considera as reservas de mercadoria.

12. Cobertura

A Cobertura representa a quantidade de dias em que o saldo de estoque será consumido considerando a média da quantidade vendida em determinado período. Tem por objetivo a identificação do momento em que será necessário realizar a reposição do estoque.

A fórmula para cálculo da Cobertura é:

Cobertura = Estoque / (Quantidade Vendida / Quantidade de Dias no Período)

13. Quantidade Vendida

A Quantidade Vendida representa quantas unidades do recurso foram vendidas em determinado período. Este indicador tem como objetivo analisar quais recursos foram mais vendidos e quais apresentam menor volume de vendas, garantindo melhor gerência sobre o giro dos estoques.

Para operações de devolução, o valor correspondente a Quantidade Vendida da operação fica negativo, sendo deduzido da Quantidade Vendida do período.

14. Diferença

O indicador de desempenho Diferença representa a diferença entre o saldo de estoque dos produtos e pendências (entradas que estão em trânsito e saídas que não foram faturados). Tem por objetivo a apresentação da quantidade de estoque que possui alguma pendência. É calculado através da fórmula:

Diferença = Estoque - Estoque sem Pendência.

Os Indicadores de Desempenho são calculados somente para operações de Vendas, sendo pesquisadas apenas informações de Baixas de Pedidos e Pedidos com Baixa Automática. As vendas e itens cancelados, as devoluções e descontos concedidos não são considerados no cálculo.

Os indicadores podem ser visualizados de forma sintética e analítica, promovendo a análise de desempenho da empresa da informação mais abrangente para a mais específica como.

São possíveis duas formas de apresentação dos indicadores de desempenho.

No layout Hierarquia por Classe de Recurso a análise dos indicadores é realizada a partir da Classe do Recurso, sendo possível expandir a visualização ao nível do Recurso e Operação, de forma que se pode identificar as classes de recursos, recursos e as operações que estão influenciando positiva ou negativamente o desempenho da empresa.

No layout Dimensão por Seleção o usuário define quais Dimensões deseja analisar os indicadores de desempenho. São consideradas como Dimensões: Emissão, Local de Escrituração, Estabelecimento, Núcleo, Classe de Recurso, Recurso, Classe de Operação e Operação. Deverão ser utilizados os campos "Coluna" do agrupamento "Dimensões" para indicar ao sistema como apresentar os indicadores de desempenho, se por Local de Escrituração, Estabelecimento, Núcleo, Classe de Recurso, Recurso, Classe de Operação e Operação. São possíveis até 8 dimensões. Se desejar visualizar as informações agrupadas pelas dimensões, deverá ser selecionada a coluna "Agrupa".

Os indicadores que envolvem Total Bruto e Total Líquido serão calculados se estes campos estiverem preenchidos nos pedidos. Os campos passarão a ser preenchidos somente após a atualização da versão da sua melhoria. Desta maneira, operações anteriores a atualização da versão de liberação dos campos Total Bruto e Total Líquido não terão calculados os indicadores de desempenho que envolvam estas duas informações.