Introdução
A UNUM disponibiliza para seus usuários o módulo de prospecção. Este módulo foi criado para gerenciar registros de medições relativo a localizadores específicos de dados de uma prospecção. Cada ponto prospectado no sistema Unum é representado por um localizador. Através dos relatórios é possível observar os dados referente as prospecções e até mesmo com integração com outros programas através de exportação destes dados para arquivos de formatos .kmz, .xml ou mesmo .xls.
Este guia tem por objetivo orientar a todos os usuários que utilizam o módulo de “Prospecção” na realização das tarefas de configuração e controle dos dados. Serão apresentadas as principais funcionalidades e exemplos dos procedimentos mais frequentes do módulo.
Considerando-se a complexidade de um ERP, não serão descritos nesse guia termos introdutórios do sistema.
O processo obedece as regras ditadas pelas configurações de permissões a serem conferidas a cada usuário. Antes de se iniciar o uso do processo é importante definir as pessoas que terão o poder de criar apontamentos, gerar planos mestres e simulações. Tal configuração pode ser feita através do caminho Unum>Admin>Segurança>Permissões>Permissões. Caminho na árvore de permissões:
Raiz>Dados>Transacionais>
Raiz>Dados>products>
Estabelecimentos
Locais de escrituração
Centro de custo ou resultados
Almoxarifado
Classes
Pessoas
Recursos
Lotes
Pedido e baixa de pedido
Transferência de recursos
Requisições
Tarefas
Conceitos específicos do sistema referente a cadastros de
Localizadores
Esse cadastro deverá ser utilizado para registro localizadores. Os localizadores para o sistema são referências geográficas que podem ser vinculadas a entidades.
No cadastro do localizador é obrigatória a informação das coordenadas de latitude e longitude.
A latitude deverá ser informada obedecendo o formato GRAUS+MINUTOS+SEGUNDOS+(N ou S) separados por espaços e usando somente números e as letras "N", para posições a norte, ou "S", para posições a sul. Exemplo: a posição de latitude 34º 56' 23.10" Sul deverá ser indicada no campo no formato 34 56 23.10 S.
A longitude deverá ser informada obedecendo o formato GRAUS+MINUTOS+SEGUNDOS+(E ou W) separados por espaços e usando somente números e as letras "E", para posições a leste, ou "W", para posições a oeste. Exemplo: a posição de longitude 115º 43' 22.34" Oeste deverá ser indicada no campo no formato 115 43 22.34 E.
Caminho para o processo: UNUM > Prospecção > Cadastro > Localizadores
Posições de localizadores
Esse cadastro deverá ser utilizado para registro de posições nos localizadores. No localizador é possível informar posições através da grade 'Posições'. Estas podem representar pontos específicos no localizador que precisem de identificação. Ex: altura, andares, etc.
Caminho para o processo: UNUM / Prospecção / Cadastros / Posições de localizadores
Lotes de anemômetros
Este cadastro deverá ser utilizado para inserir um novo registro de lote para os recursos anemômetro. Deve ser indicado qual o localizador vinculado ao lote.
Caminho para o processo: UNUM / Estoque / Cadastros / Lotes
Lotes de torres anemométricas
Este cadastro deverá ser utilizado para inserir um novo registro de lote para os recursos torres. Deve ser indicado qual o localizador vinculado ao lote e se este é o lote principal dele
Caminho para o processo: UNUM / Estoque / Cadastros / Lotes
Configuração de classe de tarefa de "medição"
Definição do fluxo de tarefas
Criação de tarefas de medição
Caminho para o Relatório: UNUM > Prospecção > Consultas > Localizadores - Medições por dia
Caminho para o Relatório: UNUM > Prospecção > Consultas > Localizadores - Medições por mês
Caminho para o Relatório: UNUM > Prospecção > Consultas > Localizadores - Medições por semana
É possível exportar arquivos .KMZ a partir dos resultados dos relatórios supracitados. O arquivo deve ser aberto no programa Google Earth para que as devidas visualizações sejam feitas.
No balão do marcador exibido no Google Earth para o localizador é possível visualizar as seguintes informações: período da medição, médias gerais de cada anemômetro da torre independente do período dos filtros, média de medição do período de cada anemômetro da torre, site do estabelecimento cadastrado no localizador e logomarca da empresa.
Na label da árvore de medições é possível visualizar o nome do marcador com a média geral de medição do anemômetro mais alto da torre.
A label do marcador tem a cor referente à situação do lote principal do localizador, além da imagem e média geral de medição condizentes com o anemômetro mais alto da torre.
É possível vincular cores às labels de acordo com as situações de lotes cadastradas no sistema através do cadastro UNUM / Estoque / Cadastros / Recursos e Lotes / Situações de Lotes
É possível vincular imagens às alturas cadastradas nas posições dos localizadores através do cadastro UNUM / Prospecção / Cadastros / Vínculos entre faixas de altura. A label do marcador no Google Earth exibe a imagem vinculada ao anemômetro localizado na maior altura da torre.