Para realizar o cadastro de requisitos na ferramenta Scrum, o usuário deverá acessar o processo "Requisito" no caminho: bematech > Scrum > Requisito.
1. Clicar no botão Novo.
Logo após, será exibida uma caixa de seleção para que seja informado o tipo do requisito que está sendo cadastrado.
No momento da criação do requisito, você poderá optar entre os 4 (quatro) tipos de requisitos, de acordo com a necessidade:
Atividade - treinamentos, reuniões, suporte, acompanhamentos de resultados.
Melhoria - desenvolvimento de novos processos e/ou relatórios ou sugestão de novas funcionalidades em processos e/ou relatórios já existentes.
Dúvida - dúvidas no funcionamento de determinados processos e/ou relatórios.
Defeito - erros detectados em processos e/ou relatórios com funcionalidades já homologadas.
Após selecionada uma das opções acima, será exibida a tela para cadastro dos detalhes do requisito.
Por padrão, o sistema já trará preenchido os campos:
Chave - identificador númerico único do requisito.
Status - Situação do atendimento do requisito. No momento da criação, o status é "Não iniciado". Com o transcorrer do atendimento, esse status será mudado, informando sempre a situação atual do requisito.
Tipo - tipo informado na tela anterior.
Criação - data da criação do requisito.
Hora - hora da criação do requisito.
Os campos exibidos no grupo USUÁRIO CHAVE, deverão ser preenchidos com o maior número de detalhes que for possível, visando facilitar o entendimento dos profissionais responsáveis pelo atendimento.
Deverão ser preenchidos os seguintes campos:
Urgente* - Marque esta opção apenas se o caráter de atendimento do requisito for de urgência.
É importante destacar que os requisitos relacionados ao processo de upgrade (correções, ajustes ou atividades) não se enquadram nessa classificação, visto que o tratamento de urgência para este caso é a atividade garantida dentro do sprint em questão.
Justificativa* - Justificativa da urgência no atendimento do requisito. Procure ser claro(a) na justificativa, pois dependendo do argumento utilizado, os profissionais poderão ou não considerá-lo como urgente.
(*)Pedimos cautela na ativação dessa opção, pois a marcação com o intuito de acelerar indiscriminadamente o atendimento de uma demanda qualquer, não trará a agilidade necessária para o tratamento de uma urgência real.
Título do requisito - Nome do Requisito, na linguagem do cliente.
Severidade - Medida do impacto que este requisito proporciona, onde o mais crítico corresponde a um impacto de nível muito significativo e o menos crítico, a um nível aceitável.
Alta: Indica falhas críticas ou necessidades urgentes de melhorias.
Média: Indica resultados incorretos mas não críticos ou melhorias desejáveis.
Baixa Indica comportamentos inesperados ou solicitacões de melhorias não essenciais.
Projeto - Uma seleção dos projetos ativos, por cliente, é exibida para que seja indicado o projeto apropriado, conforme o assunto a ser tratado no requisito.
Processo - Uma seleção de processos previamente cadastrados é exibida, para que seja indicado o processo ao qual o requisito está relacionado.
Descrição - Objetivo, observações, sugestões de melhorias e aspectos legais. Quanto maior o número de detalhes, informações das variáveis utilizadas, passo a passo a serem seguidos, maior será a agilidade no entendimento do requisito e, consequentemente, maior a "acertividade".
Usuário Chave - usuário que detectou a necessidade do requisito. Ex.: Um funcionário do setor financeiro identificou o problema ou necessidade, e reportou para o administrador do sistema Bematech. Uma vez o requisito esteja pronto, o administrador do sistema deverá entrar em contato com o profissional que identificou a necessidade do requisito a fim de validarem juntos, a solução apontada.
Criado por - profissional responsável pela criação do requisito. Não é alterável, e será mostrado o usuário logado na ferramenta.