Importação de XML

Introdução

Em janeiro de 2007 o Governo Federal instituiu a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) como parte do projeto do Sistema Público de Escrituração Digital. Como o próprio nome já indica, ela é um documento com intuito de documentar o comércio de mercadorias e prestação de serviços.

A diferença da nota fiscal antiga é que o documento fica armazenado eletronicamente, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital.

O Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) é uma representação legível da nota fiscal, usada geralmente durante o transporte de mercadorias. A representação mais relevante é a chave da nota composta por 44 números.

O XML é o arquivo padrão de registro da NF-e, em outras palavras, ela é a Nota Fiscal de Fato.Seu layout é padrão em todo o território nacional e obedece os antigos padrões de escrituração fiscal, com adição de melhorias que buscam um maior controle das transações comerciais. Tanto o fornecedor quanto o comprador devem guardar os arquivos XML pelo período mínimo de cinco anos, pois eles substituem as notas fiscais físicas.

O arquivo XML contém todas as informações da nota fiscal, emitente, destinatário,produto/serviço.

Com a importação do arquivo XML no sistema, é possível ter a visão de todos os dados da nota fiscal e como aparecerão no DANFE quando impresso. No arquivo constaram os dados cadastrais de fornecedor e comprador, as alíquotas dos impostos tributários, os valores e quantidades de produtos/serviços e forma de pagamento.

Os arquivos são obtidos através do fornecedor ou portal da Sefaz/Nf-e.

Para realizar a importação do arquivo no sistema Conte Comigo deverá ser seguido o processo Compras/Importação de XML/Visualizador de XML, conforme telas abaixo.