Cadastros Básicos

Introdução

Os cadastros genéricos são destinados a gerenciar todos os cadastros básicos dos módulos, permitindo uma divisão entre as atividades realizadas no dia a dia das demais atividades consideradas esporádicas, como por exemplo: inclusão de um novo recurso e/ou inclusão de um novo estabelecimento, que são informações necessárias apenas quando existe alguma exigência de cadastros para relacionar informações entre si, as quais são utilizadas em outros módulos, como: pedidos (compra e/ou venda), baixa de pedido, solicitação de compras etc.

Esses cadastros são pré-requisitos para os demais módulos, pois é por meio dele que a empresa registra a maioria das informações básicas que interagem e estão vinculadas entre os módulos que compõem os demais processos. Por conta disso, esse guia traz as informações fundamentais desse grupo de cadastros básicos para um melhor rendimento no uso do sistema.

Estabelecimento

Estabelecimento é uma ou mais localização administrativa da empresa. Pode está associado a um ou vários locais de escrituração.

Exemplo: uma empresa pode possuir num mesmo local de escrituração vários estabelecimentos. Se ela possui um local de escrituração e possui dois escritórios distintos (escritório comercial e escritório da área administrativa), foi subdividida em dois estabelecimentos, mas sua movimentação fiscal será movimentada num único local de escrituração.

No caso de utilização de uma loja virtual deverá ser criado um estabelecimento específico para representar o e-commerce. Desta forma, o usuário poderá verificar gerencialmente quais as operações que foram realizadas pelo e-commerce, bem como criar regras especificas. O estabelecimento que representa a loja virtual deverá ser informado na Parametrização da Loja Virtual.

Acesso: bematech > Vendas > Cadastros > Locais > Estabelecimentos

Locais de Escrituração

Os locais de escrituração são todos os estabelecimentos que respondem fiscalmente pelas operações da empresa. Se um estabelecimento possui CNPJ específico, a bematech os considera como Locais de Escrituração.

A empresa pode ter vários estabelecimentos (filiais, sucursais, etc.) nos quais são desenvolvidas operações da empresa, mas que não possuem autonomia jurídica (utilizam CNPJ de outro local). Assim, um mesmo local de escrituração pode conter “n” estabelecimentos subordinados.

Cada local de escrituração da empresa deve ser cadastrado no sistema, como também seus respectivos estabelecimentos.

No caso da utilização da loja virtual o usuário deverá definir qual local de escrituração será utilizado para emissão dos documentos fiscais e escrituração das operações. O local de escrituração utilizado deverá informado na Parametrização da Loja Virtual.

Acesso: bematech > Vendas > Cadastros > Locais > Locais de Escrituração

Almoxarifado

São locais utilizados para identificar onde devem ser armazenados fisicamente ou simbolicamente os objetos, matérias-primas e outras mercadorias e produtos. Os recursos existentes nos almoxarifados são movimentados através de operações de pedidos ou provisões, requisições e transferências de depósitos.

No caso de utilização de uma loja virtual deverá ser criado um almoxarifado específico para o e-commerce. Desta forma, a consulta de saldo em estoque será realizada neste almoxarifado, não é recomendado que seja utilizado o mesmo almoxarifado de uma loja física. O almoxarifado utilizado deverá informado na Parametrização da Loja Virtual.

Acesso: bematech > Vendas > Cadastros > Locais > Almoxarifados.

Recurso

Recurso é tudo que pode se quantificar financeiramente e/ou fisicamente, para controlar gastos e rendas da sua empresa.

Assim um recurso pode ser:

Bem do Ativo Imobilizado - Máquina, Equipamento;

Material comprado - Mat. Prima, Mat. de Consumo;

Produto vendido;

Tipo de despesa - Despesas Bancária, Despesas Cartorárias, Juros;

Tipo de receita - Rend. Aplicação, Juros;

Imposto - IPI, ICMS, II;

Transportadores

Neste cadastro devem ser informados os transportadores que prestam serviço para a empresa. O cadastro do transportador está localizado no seguinte caminho: bematech > Venda > Cadastros > Transportadores.

Ao utilizar a Loja Virtual o usuário deverá informar o campo Número Identificador Externo que tem como objetivo que usuário informe qual o código que o transportador em questão é representado na loja virtual. Desta forma, o sistema conseguirá identificar qual o transportador deverá ser informado no pedido importado. Também deve ser informado o campo URL para Consulta de Rastreio. Esta informação é enviada para a Loja Virtual, para que seja enviado ao cliente o link para consulta do rastreio.

Condições de Negociação

No Sistema BERP para inserir uma nova condição de negociação, o usuário deverá acessar o cadastro de Condições de Negociações Financeiras dos Pedidos, que está localizado em: Ir Para > Vendas > Cadastros > Aux Operações > Condições de Negociações Financeiras dos Pedidos > Condições de Negociações Financeiras dos Pedidos. Ao acessar o cadastro, este estará inserido na classe mãe.

As condições de pagamento que são configuradas no cadastro de Condições de Negociações Financeiras dos Pedidos são apresentadas para utilização nas operações realizadas nos processos de retaguarda de loja e frente de loja. No sistema BERP será as condições de negociações financeiras dos pedidos que dará origem aos títulos das operações.

Para cadastrar uma nova condição de negociação clique no botão Inserir e após confirme o cadastro no botão Confirmar.

Atualmente no sistema BERP, somente será possível utilizar na loja virtual as condições de negociação: Boleto Bancário utilizando o banco Bradesco e cartão crédito utilizando a administradora de cartão Cielo. Caso o cliente já possua essas condições configuradas não se faz necessário configura-las novamente para loja virtual. Só se faz necessário cadastrar novas condições, caso o cliente não deseje que as formas de pagamento ofertadas para a loja virtual sejam iguais as que são ofertadas para loja física. Desta forma o usuário deverá informar na condição o estabelecimento da loja virtual, fazendo com que a condição não seja apresentadas nas demais lojas.

Para maiores detalhes do cadastro de condição de negociação clique aqui.

Parâmetros Financeiros

Existe no sistema um cadastro de configuração dos Parâmetros Financeiros das Condições de Negociação, que visa organizar em um processo mais simples todas as configurações para as condições de negociação, como carteira, taxas de administradora de cartão, percentual de juros e multa etc.

Para maiores detalhes do cadastro de Parâmetros Financeiros clique aqui.

Tabelas de Sugestões

As tabelas de sugestões são cadastros que auxiliam em quais informações (exemplo: Classificação e núcleo) devem ser utilizadas no pedido, agilizando a criação das operações e evitando possíveis erros operacionais. Quando uma operação é criada e os dados são preenchidos de acordo com as tabelas de sugestões, o usuário poderá realizar a alteração destes dados normalmente.

Nas tabelas de sugestões podem ser definidas inúmeras regras para atender as necessidades de parametrização do cliente, podendo ser cadastrados regras genéricas para abranger o maior número de casos, e regras específicas para uma determinada movimentação.

Para maiores detalhes das Tabelas de Sugestões clique aqui.

Fatores Tributários

Os fatores tributários são regras definidas pelos usuários, cuja função é determinar valores referentes aos impostos ou contribuições a serem aplicados no pedido, como: alíquotas, bases de cálculo, percentuais de agregação, dentre outras informações. O sistema Bematech calcula automaticamente os impostos, contemplando as diversas operações que a empresa possui, combinando os elementos de filtro às definições de alíquotas.

A configuração de um fator é feita seguindo o caminho no navegador: Bematech > Fiscal e Regulamentação > Configurações > Automação Fiscal > Fatores Tributários.

Para maiores detalhes do cadastro de Fatores Tributários clique aqui.

Configurações Contábeis

Para maiores detalhes deverá ser verificar o Manual contábil.