Neste capítulo, serão comentadas as etapas de configuração da automação contábil para a realização desta atividade. Abaixo listamos cada etapa acompanhada de um comentário.
1. Definição do plano de contas
Esta definição só será necessária se a empresa não tiver plano de contas.
i. O cliente deve definir a estrutura de plano de contas que será usada;
ii. A empresa ou a Bematech deverá criar uma pasta de plano de contas para abrigar a estrutura do plano. A criação desta pasta deverá ser feita na base de desenvolvimento do cliente com chave custom e migrada para as demais bases;
iii. A empresa ou a Bematech deverá digitar ou importar o plano de contas, após conferência de sua estrutura.
2. Definição das classes contábeis
A empresa ou a Bematech deverá criar, em excel, a estrutura de classes contábeis com base no plano de contas selecionado;
A empresa ou a Bematech deverá criar a estrutura de classes na base de desenvolvimento do cliente com chave custom e migrada para as demais bases;
Caso haja necessidade de criação de alguma classe de cadastro, visando melhor adequação das vinculações das informações cadastrais ao plano de contas, deverá ser previamente comunicado ao gerente de relacionamento e ao TI da empresa sobre a necessidade, justificando.
3. Criação dos grupos de lançamentos por modalidade de operação
A empresa deverá criar os eventos contábeis (grupos de lançamentos) para contemplar as operações que ela utiliza, por modalidade de operação. Recomenda-se iniciar as configurações pelas operações fiscais na modalidade de baixa de pedido.
4. Criação das regras contábeis por modalidade de operação
A empresa deverá criar as regras na mesma ordem e com a mesma sequencia de modalidade de operações que utilizar para criar os grupos de lançamentos. Recomendamos a criação de grupos vinculada à respectiva regra, concomitantemente, visando evitar erros ou esquecimentos de configuração.
5. Realizar vinculação entre classes contábeis e os respectivos cadastros e tabelas
A empresa deverá vincular cada uma das classes contábeis aos respectivos elementos cadastrais, por classe de cadastro ou individualmente por registro, quando não for possível a vinculação por classe de cadastro;
A data desta vinculação deve ser anterior à data a partir de quando a empresa pretende utilizar a automação. Sugerimos como data inicial a de 1 ano antes.
6. Realizar a vinculação de alguns grupos do plano de contas com as respectivas entidades associadas
7. Ligar a contabilização para usuários específicos e iniciar os testes de reprocessamento
O processo Propriedades foi criado para facilitar a manutenção de algumas propriedades usadas na contabilidade diretamente pelo usuário. Tais propriedades são responsáveis pela definição de comportamento de funcionamento do módulo contábil e da sua automação.
Em vista deste objetivo, recomendamos restringir ao máximo o acesso dos usuários a este processo visando não ocasionar alterações de comportamento do módulo, após sua definição inicial. Devemos destacar ainda que os padrões de funcionamento aqui definidos aplicam-se a todas as empresa em funcionamento neste banco de dados, não havendo exceções de tratamento em função da razão social.
Este processo está localizado em Contabilidade/Configurações e Manutenções/ Configurações Contábeis.
A definição padrão para estas propriedades, bem seu objetivo, estão descritos abaixo:
Permite Mistura de Classes
Preenchimento padrão: não marcado
Objetivo: permitir ou não a gravação de lançamentos contábeis com classes de lançamento distintas. Caso o parâmetro seja marcado, permitirá que registros de lançamentos de classes de movimentos distintos sejam gravados na mesma chave de lançamento.
Permite Mistura de Locais de Escrituração
Preenchimento padrão: não marcado
Objetivo: permitir ou não que locais de escrituração distintos sejam gravados no mesmo lançamento contábil. Se o parâmetro estiver marcado, o sistema permitirá a gravação de movimentos de locais distintos no mesmo lançamento.
Liga Automação Contábil Geral no Navegador
Preenchimento padrão: não marcado
Objetivo: ligar ou desligar a automação contábil na base para todas as empresas. Para ligar, o usuário deve marcar este parâmetro.
Lançamentos Agrupados pela Regra
Preenchimento padrão: marcado
Objetivo: definir como serão agrupados os lançamentos gerados pela automação contábil em relação à identificação da regra contábil que interpretou a operação. Estando marcado, o agrupamento da movimentação contábil é feito pelas contas contábeis gerados pela mesma regra, ficando os movimentos com a identificação de sua regra, para facilitar a conferência pelo usuário. Estando desmarcado, os movimentos contábeis são agrupados apenas pelas contábeis, não influenciando a regra da qual se originou a interpretação. Nesta modalidade, os movimentos são gravados de forma mais agrupada, mas sem a identificação da regra que lhe deu origem.
Bloqueia Lançamentos em Datas Futuras
Preenchimento padrão: não marcado
Objetivo: permitir ou não a gravação de movimentos em datas posteriores à atual. Estando desmarcado, o sistema permite a gravação de movimentos em qualquer data, inclusive futura. Estando marcado, só permite a gravação com datas até o dia corrente.
Permite o preenchimento de Recurso e Fórmulas para Recursos
Preenchimento padrão: não marcado
Objetivo: permitir ou não o uso simultâneo dos campos que selecionam recurso e fórmula para recurso no processo Grupos de Lançamentos Contábeis. Estando marcado, marcado, o processo permitirá o preenchimento simultâneo dos 2 campos comentados. Estando desmarcado, só permitirá o preenchimento de um ou outro campo na configuração.
Para redefinir as propriedades acima elencadas, o TI da empresa ou a Bematech deverá:
a) acessar a base de desenvolvimento do cliente;
b) habilitar a criação de chave custom. No browser, a habilitação é feita no processo “Definir licença para criação de chaves”, que está localizada em Desenvolvimento. Neste processo, o usuário deverá informar a opção “custom” no parâmetro “Produto” e clicar no linque Confirmar;
c) acessar o processo Propriedades, localizado em Contabilidade/Configurações e Manutenções/Configurações Contábeis. Neste processo, deverá configurar as opções disponíveis e clicar no botão Gravar. O processo abrirá uma tela perguntando ao usuário de este deseja criar as configurações em chave custo ou em chave positiva. O usuário deverá selecionar a opção custom. O processo criará um script de nome “9999 Alteração de Configuração custom.ic” na pasta Raiz / Configuração / Contábeis / Lançamentos;
d) desabilitar a criação de chave custom. No browser, a desabilitação é feita no processo “Definir licença para criação de chaves”, que está localizada em Desenvolvimento. Neste processo, o usuário deverá informar a opção “Sem licença” no parâmetro “Produto” e clicar no linque Confirmar;
e) copiar as definições de propriedades para as bases de homologação e produção do cliente. Esta cópia deve ser feita pelo processo “Atualizar VFS”, localizado em Desenvolvimento / Atualização. Neste processo, o usuário deverá digitar a palavra “Lançamentos” no parâmetro Classes. O sistema abrirá uma tela com várias opções de seleção, mas o usuário deverá marcar a opção “Contábeis/Lançamentos” e clicar no botão Ok da barra de ferramentas da grade;
f) após preenchimento do parâmetro “Classe”, a tela mostrará alguns scripts na grade inferior. Marque o script “9999 Alteração de Configuração custom.ic” e clique no botão “Selecionar Destino”;
g) será exibida nova tela para que o usuário informe o banco de dados de destino. Devem ser preenchidos os seguintes campos:
Servidor: informe o IP do banco de dados destinatário (base de homologação ou produção);
Base de Dados: informe o nome do banco de dados destino;
Nome do Usuário: informe o código do usuário na base destino;
Senha: informe a senha do usuário na base destino.
h) preenchidas estas informações, o usuário deve clicar no botão Prever Alterações. Será exibida tela final onde o usuário deverá confirmar a migração;
i) a copia para as bases de homologação e produção são feitas uma a uma. Após a cópia para a primeira base, o usuário deverá repetir o procedimento das letras “e” até “h” para realizar a cópia para a outra base.
Os demais parâmetros que devem ser configurados também condicionam o funcionamento do módulo contábil. Contudo, estes devem ser configurados necessariamente por programas (scripts) em locais específicos (pastas). Da mesma forma que as propriedades citadas no tópico anterior, recomendamos que estas definições sejam criadas na base de desenvolvimento do cliente, com chave custom e depois copiados para as bases de homologação e produção.
Preenchimento padrão: “.” (ponto final entre aspas)
Objetivo: definir se há separador no último nível da estrutura de conta contábil de um plano de contas para efeito de criação automática de contas pela automação contábil.
Como redefinir: o TI da empresa ou a Bematech irá criar um programa para cada pasta de plano de contas criado pela empresa, caso a mesma queira redefinir para outro caractere ou para não mais fazer uso do separador para aquela pasta específica. Assim, criará um programa com mime type “application/x-class”, informando a linha de comando abaixo e alterando o conteúdo que está entre aspas.
this.separadorDeContasContabeis = "."
Preenchimento padrão: a definição padrão desta é feita por status do pedido, em propriedades distintas. No padrão, apenas as baixas de pedido são contabilizadas pela automação. Os status de pré-baixa e pedido aprovado não são contabilizados.
Objetivo: definir quais os status das operações de pedido serão contabilizadas pela automação. Por padrão, apenas as baixas de pedido são contabilizadas, mas a empresa pode optar por contabilizar também as pré-baixas e as aprovações de pedido. Devemos lembrar que uma vez alterado o comportamento destas propriedades, elas surtirão efeito em todas as empresas do banco de dados.
Como redefinir: o TI da empresa ou a Bematech deverá criar um programa com mime type “application/x-class”, informando as linhas de comando abaixo e alterando o conteúdo que está após o sinal de igualdade. O programa deverá estar localizado em Raiz/Configuração/Contábeis. Abaixo relacionamos as propriedades a serem redefinidas
this.contabilizaBaixaPedido = true;
this.contabilizaPreBaixaPedido = false;
this.contabilizaAprovacaoPedido = false;
Preenchimento padrão: por padrão, nenhum usuário ou grupo de usuário pode modificar lançamento gerado pela automação, nem durante e nem depois de gravada a operação.
Objetivo: definir quais usuários ou grupos de usuários poderão realizar manutenções em lançamentos gerados pela automação contábil.
Como redefinir: o TI da empresa ou a Bematech deve acessar o processo Permissões, localizado em Admin/Segurança/Permissões. Uma vez aberto este processo, o usuário deverá selecionar a classe (pasta) entitulada Contábeis, localizada em Raiz/Dados/Transacionais/Movimentações/Contábeis. Ao lado direito da tela (grade Propriedades), serão exibidos os usuários ou grupos de usuários que visualizam a movimentação contábil. Há um parâmetro chamado “Permite edição de contabilização automática” o qual deve ser marcado somente para o usuário ou grupo que possa modificar movimentos contábeis criados pela automação. Após ter definido este comportamento, o usuário deve selecionar o usuário ou grupo com esta definição inserida e replicar esta definição nas classes filhas, pressionando-se o botão “Replicar nas Classes Filhas” existente na grade Permissões.
Preenchimento padrão: por padrão, nenhum usuário pode realizar bloqueio nos movimentos contábeis gravados.
Objetivo: conceder permissão para usuário ou grupo de usuários poder definir data limite de bloqueio de movimentos contábeis. Este poder não tem relação direta com o ato de ver o processo Bloqueio dos Lançamentos Contábeis, localizado em Contabilidade/Configurações e Manutenções. Ele é complementar a este acesso, pois define que o usuário que está acessando este processo pode efetivamente modificar as datas de bloqueio de qualquer usuário ou grupos de usuários dos movimentos contábeis.
Como redefinir: o TI da empresa ou a Bematech deve acessar o processo Permissões, localizado em Admin/Segurança/Permissões. Uma vez aberto este processo, o usuário deverá selecionar a classe (pasta) entitulada Configuração de Data Limite, localizada em Raiz/Dados/Auxiliares/de Cadastros/ Vínculos/Vínculos de Regras e Sugestões/Configuração de Data Limite. Ao lado direito da tela (grade Propriedades), serão exibidos os usuários ou grupos de usuários que podem definir data limite. Caso se deseje inserir um usuário ou grupo novo, deve-se clicar no botão “inserir” da grade Propriedades e informar a coluna “Grupo ou Usuário” e marcar as opções de ver, inserir, alterar e excluir correspondente ao novo registro inserido. Ao final, deve-se salvar esta inserção pelo botão “Gravar” desta grade.
Os testes da automação contábil devem ser realizados na base de homologação ou na base de produção do cliente, tendo-se o cuidado de só habilitar a propriedade que ativa a automação contábil para o usuário que se responsabilizará pelos testes. Esta propriedade foi estudada no tópico 4.2 sob a definição “Liga Automação Contábil Geral no Navegador”. A ressalva que aqui fazemos é que o referido programa que irá redefinir esta propriedade deva conter uma sintaxe de programação Java script testando o usuário logado, exclusivamente para atribuição desta propriedade.
Feito isto, o usuário se utilizará da ferramenta de reprocessamento contábil ou de agendamento para verificar inconsistências na montagem de regras, grupos de lançamentos ou de vinculação das classes contábeis com os elementos dos cadastros.
Nos tópicos seguintes será estudada a forma de utilização de cada uma destas ferramentas.
O objetivo desta ferramenta é o de gerar o movimento contábil das operações gravadas em período passado, extraindo-se ao final um relatório de crítica das inconsistências apresentadas. Por este relatório, o usuário revisará as operações cujas chaves foram listadas, e pesquisará a regra e demais configurações relacionadas à operação para descobrir como ajustar sua automação.
Normalmente, as inconsistências abordam os seguintes aspectos:
diferença entre débito e crédito;
unidade contábil não encontrada,
regra contábil não encontrada.
O processo de Reprocessamento contábil está localizado em Contabilidade/Configurações e Manutenções/Agendamentos e Reprocessamentos.
Abaixo fazemos comentário sobre os parâmetros de preenchimento.
Classe de Geração: selecione neste campo a classe de geração dos grupos de lançamento que serão executadas por este processamento. Por padrão, o processo trará Online.
Data Inicial: informe a data inicial para execução do processamento;
Data Final: informe a data final para execução do processamento.
Locais de Escrituração: selecione os locais de escrituração que servirão como filtro das operações que serão reprocessadas. Este campo aceita múltipla escolha, isto é, o usuário poderá selecionar mais de um local de escrituração. Observação: este campo filtrará os locais de escrituração somente para os reprocessamentos das seguintes operações:
a) Baixas de Pedidos ou Provisões;
b) Baixas de Títulos;
c) Transferência de Disponíveis.
A filtragem das baixas de títulos pelo local de escrituração verificará somente o local de escrituração da movimentação de disponível usada na baixa dos títulos, independente dos locais dos títulos participantes da mesma operação. As baixas consideradas incluem também as baixas parciais de títulos.
Baixas de Pedidos o Provisões: se este parâmetro estiver marcado, as operações com pedidos serão incluídas no processamento, excetuando os cupons fiscais;
Inclui Cupons Fiscais: se este parâmetro estiver marcado, as operações de cupons fiscais e cupons fiscais eletrônicos (CF-e)serão incluídas no processamento dos pedidos;
Pedidos ou Provisões Aprovados: se este parâmetro estiver marcado, as operações com pedidos aprovados serão incluídas no processamento.
Baixas de Títulos: se este parâmetro estiver selecionado, as baixas de títulos, integrais ou parciais, serão processadas;
Transferência de disponíveis: se este parâmetro estiver selecionado, as operações e transferência entre disponíveis serão processadas;
Baixa de requisições e mov. De depósitos: se este parâmetro estiver selecionado, as operações de baixa de requisições e transferência entre depósitos serão processadas;
Mapa resumo: se este parâmetro estiver selecionado, as operações de venda com a redução Z (mapa resumo) serão processadas;
Chave de Criação inicial: este parâmetro está presente ao lado dos parâmetros que indicam o processamento das operações e títulos e transferência de disponíveis. Seu objetivo e executar o processamento a partir de uma chave de operação específica, das respectivas naturezas;
Chaves de Criação Específicas: este parâmetro permite a indicação de várias chaves de operações simultaneamente, separadas por vírgula, correspondentes às operações selecionadas.
Uma vez preenchidos, o usuário deve clicar no linque Executar.
Observação: dependendo do volume de operações do cliente, não recomendamos colocar período de consulta muito grande, pois o processamento demorado poderá provocar expiração da página do browser, impedindo que o usuário veja o relatório final de crítica. Se isto ocorrer em alguns testes, repita-o com período menor e somente com um tipo de operação por vez. Para evitar a expiração da página e a conseqüente perda de informação do relatório impresso ao final, use o recurso do agendamento em substituição ao reprocessamento.
Foram adicionadas, a partir da versão 2012.9, tanto no processo de reprocessamento contábil quanto no de agendamento do reprocessamento, na exibição do relatório de crítica, as chaves das operações não modificadas por terem sido editadas pelo usuário.
A partir da versão 2012.10, foi adicionado mais um campo na tela de reprocessamento contábil. Trata-se do campo Classe de Geração, o qual, por padrão, virá sempre preenchido com a opção "Online". Este campo foi adicionado para permitir que o cliente possa filtrar sub-pastas desta para algum tratamento diferenciado em sua automação contábil. Se houverem sub-pastas e estas tiverem sido utilizadas nas configurações de grupos de lançamentos, a filtragem que o usuário fizer neste parâmetro no momento de configurar o reprocessamento terá efeito restritivo na execução deste processo, isto é, o processo de reprocessamento irá pesquisar apenas os grupos de lançamento que possuirem exatamente a sub-pasta de classe de geração indicada pelo usuário. Caso a empresa não possua qualquer definição neste sentido, visto que este tratamento é uma particularidade na configuração de grupos de lançamento, deverá agendar com a filtragem com o padrão do sistema (Online).
O processo de agendamento visa atender uma dupla finalidade na automação contábil: obter o relatório de crítica que seria perdido pelo reprocessamento, caso o browser expirasse; permitir a criação automática de movimentos contábeis societários ou orçamentários a partir de definições de programas especialmente criados pelo cliente para este fim.
Este processo está localizado em Contabilidade/Configurações e Manutenções/Agendamentos e Reprocessamentos.
A tela inicial do processo apresenta 2 linques para o atendimento da dupla função do processo. A esquerda, o usuário verá o linque para o reprocessamento contábil e a direita verá o linque para os lançamentos avulsos, gerados para atendimento de necessidades societárias ou orçamentárias do cliente.
Do Reprocessamento
O agendamento deste reprocessamento exibirá uma tela semelhante à que foi exibida abaixo. Nesta o usuário verá 2 grades. A grade da esquerda é entitulada Tarefa e é responsável pela definição da data e horário quando o reprocessamento será executado. A grade da direita é entitulada Dados do reprocessamento e tem a configuração de campos parecida com a do processo de reprocessamento, já estudado no tópico 4.4.1.
Para configurar o processo, o usuário deve primeiramente inserir um novo registro na grade Tarefas, para identificação do trabalho de agendamento do reprocessamento a ser feito. Será exibida tela indicada abaixo.
O usuário deve preencher todas as informações solicitadas, a saber:
Nome: neste campo o usuário deve fazer uma descrição sucinta do objetivo do agendamento;
Período: o usuário deve selecionar uma a opção Uma vez. A partir da versão 2012.9, as antigas opções Diário e Mensal foram retiradas da visão do usuário, para não induzir a erro de preenchimento;
Hora: informe a hora da execução no formato HH:MM (hora e minuto);
Data: informe a data da execução, no formato DD/MM/AAAA;
Dia do Mês: informe o dia do mês quando será executado;
Habilitado: por padrão este parâmetro vem marcado. Deixe-o marcado se a intenção é habilitá-lo à execução;
Dependência: se preenchido esta informação, o atual agendamento só será iniciado se o agendamento indicado neste parâmetro estiver concluído. Por ser de preenchimento facultativo, o usuário só deve informar se houver necessidade de se iniciar um agendamento somente após conclusão de outro.
Após o preenchimento da grade Tarefa, preencha as informações da grade “Dados do Reprocessamento”. Nesta, o usuário deve especificar as operações que deseja processar e seu período. Em seguida, grave o agendamento pelo respectivo botão de confirmar na grade Tarefa, para finalizar este agendamento.
Caso o usuário deseje agendar novo reprocessamento, repita a inclusão de nova tarefa e definições de operações e períodos.
Observação: para melhorar a performance da execução deste agendamento, o usuário pode optar por executá-lo no servidor. Para tanto, deve abrir o sistema BERP apenas pelo endereço da base no navegador, sem o uso do aplicativo do sistema, e executar a configuração descrita acima. Caso o usuário realize esta configuração com o aplicativo do sistema em sua máquina, esta deverá permanecer ligada na data e horário do agendamento, pois a execução será feita localmente.
A partir da versão 2012.9, o agendamento tem 2 opções a mais para preenchimento. São os campos Agenda por Dia e Ordem, descritos abaixo.
Agenda por dia: marque esta opção somente se desejar que os agendamentos sejam gravados para cada data e modalidade de operação individualmente, dentro do intervalo de datas selecionado.
Ex.: Data Inicial: 01/01/2012 - Data final: 10/01/2012 - se estiverem marcadas as opções Baixas de Pedidos Ou Provisões e Baixas de Títulos -> gera 10 agendas para pedido e mais 10 para baixa de título, uma para cada data, alternando as operações na ordem de operações selecionada e em ordem crescente de datas.
Caso esteja desmarcado, será criado uma agenda com todo o intervalo selecionado e por modalidade de operação.
Ex.: Data Inicial: 01/01/2012 - Data final: 10/01/2012 - se estiverem marcadas as opções Baixas de Pedidos Ou Provisões e Baixas de Títulos - gera 2 agendas na qual uma delas será de pedido com o intervalo de 10 dias e a segunda agenda para baixas de título também com o mesmo intervalo de datas.
Ordem *:Indica a ordem de execução dos agendamentos, quando mais de uma operação foe selecionada no agendamento. Por padrão, o processo traz uma ordem de numeração de execução das operações, de cima para baixo, que pode ser modificada pelo usuário. Este campo só fica ativo se a respectiva modalidade de operação for selecionada.
Após a confirmação do agendamento, o sistema criará 1 ou várias agendas com as especificações solicitadas.
É importante comentar sobre a nomenclatura utilizada para identificar cada agenda criada:
quando a opção "Agenda por dia" está desmarcada e o usuário seleciona apenas 1 modalidade de operação, a agenda é criada apenas com o nome digitado pelo usuário;
quando a opção "Agenda por dia" está marcada e é selecionado intervalo de datas, as agendas criadas terão a seguinte nomenclatura: nome digitado na tarefa + data + sequencial crescente + modalidade de operação selecionada.
quando a opção "Agenda por dia" está desmarcada e é selecionado intervalo de datas, as agendas criadas terão a seguinte nomenclatura: nome digitado na tarefa + sequencial crescente + modalidade de operação selecionada.
Observação: em todos os agendamentos que envolverem intervalo de datas e mais de uma modalidade, serão preenchidos automaticamente a dependência entre as agendas, de forma tal que um agendamento só iniciará se o anterior tiver concluído.
Foram adicionadas, a partir da versão 2012.9, tanto no processo de reprocessamento contábil quanto no de agendamento do reprocessamento, na exibição do relatório de crítica, as chaves das operações não modificadas por terem sido editadas pelo usuário.
A partir da versão 2012.10, foi adicionado mais um campo na grade "Dados do Reprocessamento". Trata-se do campo Classe de Geração, o qual, por padrão, virá sempre preenchido com a opção "Online". Este campo foi adicionado para permitir que o cliente possa filtrar sub-pastas desta para algum tratamento diferenciado em sua automação contábil. Se houverem sub-pastas e estas tiverem sido utilizadas nas configurações de grupos de lançamentos, a filtragem que o usuário fizer neste parâmetro no momento de configurar o agendamento terá efeito restritivo na execução deste processo, isto é, o processo de agendamento irá pesquisar apenas os grupos de lançamento que possuirem exatamente a sub-pasta de classe de geração indicada pelo usuário. Caso a empresa não possua qualquer definição neste sentido, visto que este tratamento é uma particularidade na configuração de grupos de lançamento, deverá agendar com a filtragem com o padrão do sistema (Online).
De Lançamentos Avulsos
O agendamento de lançamentos avulsos objetiva gerar movimentos contábeis segundo regras previstas exclusivamente pelo programa que será criado para este fim.
A criação deste programa deve ser feito pelo TI da empresa ou pela Bematech em uma pasta específica, chamada Scripts de Contabilização Agendada, localizada no IDE em raiz/products/ INTEQaccounting/scripts.
Tal programa conterá as instruções para leitura e gravação de movimentos contábeis segundo as regras previamente definidas.
A estrutura de movimento contábil a ser gerado pode estar integralmente definido neste programa ou na configuração dos grupos de lançamentos do sistema. Nesta segunda opção, o usuário deverá também acessar a opção “Grupos de Lançamentos para Lançamentos Avulsos” e inserir a configuração que este processo de agendamento avulso precise. As fórmulas habitualmente utilizadas para o preenchimento da data, contas, histórico, valores, etc também devem ser criados pelo programador que se utilizar do agendamento avulso. Caso seja necessário, o usuário pode ter necessidade de incluir alguma regra contábil para atendimento deste programa específico, no processo Regras Contábeis, na opção “Regras Contábeis para Lançamentos Avulsos”.
Acima, o usuário verá a tela inicial do agendamento de lançamentos avulsos. Nesta, o usuário deverá inserir um registro novo e preencher as informações solicitadas, conforme detalhamento abaixo.
Nome: neste campo o usuário deve fazer uma descrição sucinta do objetivo do agendamento;
Script VFS: selecione o script dentre as opções disponíveis. Este script (programa) deve ser o que foi implementado para atender a necessidade específica;
Período: o usuário deve selecionar uma das seguintes opções: Diário, Mensal, Uma vez. Recomendamos selecionar sempre a opção “uma vez”, pois este se adequa mais a necessidade transitória do agendamento. Abaixo comentamos o comportamento de cada opção:
Diário – executa diariamente sempre no mesmo horário;
Mensal – executa todos os meses sempre no mesmo dia e horário
Uma Vez – executa apenas uma vez na data e horário indicado.
Hora: informe a hora da execução no formato HH:MM (hora e minuto);
Data: informe a data da execução, no formato DD/MM/AAAA;
Dia do Mês: informe o dia do mês quando será executado;
Grupo Parâmetros do script: os parâmetros abaixo descritos são habilitados segundo definição do programa selecionado para que o usuário repasse informações de data para a execução.
Dia: informe o dia que será trabalhado pelo processo, segundo definição do programa;
Mês: informe o mês que será trabalhado pelo processo, segundo definição do programa;
Ano: informe o ano que será trabalhado pelo processo, segundo definição do programa;
Regras Contábeis: informe as chaves de regras contábeis que serão trabalhadas pelo processo, segundo definição do programa. Caso sejam muitas as regras, separe-as por vírgula;
Habilitado: por padrão este parâmetro vem marcado. Deixe-o marcado se a intenção é habilitá-lo à execução.
Concluído o preenchimento dos parâmetros indicados, confirme a gravação do agendamento. Se houver necessidade de inserir outro agendamento, repita o procedimento de inserção e preenchimento.
Observação: para melhorar a performance da execução deste agendamento, o usuário pode optar por executá-lo no servidor. Para tanto, deve abrir o sistema BERP apenas pelo endereço da base no navegador, sem o uso do aplicativo do sistema, e executar a configuração descrita acima. Caso o usuário realize esta configuração com o aplicativo do sistema em sua máquina, esta deverá permanecer ligada na data e horário do agendamento, pois a execução será feita localmente.
Este relatório foi criado com o objetivo de conferir a execução dos agendamentos de reprocessamento e de lançamentos avulsos. Por meio dele, o usuário poderá verificar se o processo foi concluído: com sucesso, com erro, ou ainda está sendo executado.
Este processo está localizado em Contabilidade/Configurações e Manutenções/Agendamentos e Reprocessamentos.
A tela inicial permitirá a filtragem de cada tipo de agendamento. Abaixo descrevemos cada parâmetro:
Classe Evento: neste parâmetro, o usuário selecionará qual agendamento deseja conferir: Lançamento reprocessado, Lançamento Avulso;
Tipo de Agendamento: selecione a modalidade de movimento contábil gravado para os lançamentos, segundo as opções disponíveis. Por padrão, os movimentos são gravados na modalidade on line, mas o usuário pode selecionar outra opção;
Data Inicial Execução: informe a data inicial de execução do processo de agendamento;
Data Final Execução: informe a data final de execução do processo de agendamento;
Status da Execução: selecione o status do agendamento segundo as opções: Todos, Executado com sucesso, Com erro, Executando;
Apresenta Nome da Execução: marque este parâmetro para que seja exibido o nome do agendamento criado pelo usuário;
Apresenta Script Utilizado: marque este parâmetro para que seja exibido o nome do programa que gerou o movimento;
Apresenta Data de Agendamento: marque esta opção para visualizar a data e hora do agendamento.
Preenchidas estas informações, o usuário deve executar o relatório.