Guia da Transferência Vinculada

Introdução

No sistema Unum foi desenvolvido o conceito de transferência vinculada, que consiste na geração automática de um pedido de transferência à partir dos dados de um pedido origem, de um local de escrituração determinado pelo usuário no pedido como local de escrituração de transferência para o local de escrituração do pedido origem.

Isto tem como objetivo dar uma maior agilidade nas operações nos casos em que na hora na venda não há disponibilidade do recurso no estoque do local da venda, pois neste caso o sistema entenderá que será realizada uma transferência e possibilitará realizar o pedido mesmo que não possua estoque no local de escrituração origem.

Todo pedido que utilizar este conceito terá a característica de gerar uma operação de transferência, entre os locais de escrituração envolvidos, que estará ligada ao pedido.

Por exemplo, ao realizar um pedido de venda de um produto que não possua estoque, é possível gerar automaticamente uma operação de transferência, informando de que local de escrituração o recurso será transferido para o local de escrituração do pedido origem. O pedido de venda será aprovado normalmente e o sistema garantirá que haverá uma transferência para atender a quantidade solicitada.

Este conceito é aplicado somente ao pedido, podendo ser aplicado ao pedido de saída e pedido de entrada.

Este guia tem como finalidade apresentar o conceito de transferência vinculada no pedido de saída e suas funcionalidades.

Pré-Requisitos

Para a correta utilização da funcionalidade, será necessário realizar as configurações de Regra para geração de transferência vinculada, Sugestão de classe, Sugestão de núcleo e Sugestão de Tabelas de Preços. Caso não sejam realizadas essas configurações, não será possível utilizar o conceito do local de escrituração de transferência no pedido, porque o sistema não irá conseguir identificar qual classe da operação, núcleo e preço deverão ser utilizados no pedido que será criado.

Caso o usuário queira configurar o pedido para validar o estoque, deve ser feita uma configuração nas classes de operação através do processo Classes Explorer.

O pedido origem poderá reservar o estoque no local de escrituração do pedido, neste caso a reserva ocorrerá ao realizar a baixa da entrada transferência, assim como o pedido de transferência gerado poderá reservar o estoque no local de escrituração de transferência, impedindo que o recurso seja utilizado em outra operação no local onde o recurso se encontra fisicamente. Para que a reserva ocorra, deverá ser realizada configuração de Duração de Reserva.

Transferência vinculada gerada a partir de um pedido de saída

Os pedidos de transferência vinculada gerados automaticamente a partir do pedido possuem as seguintes características:

- Estabelecimento: Deverá ser o estabelecimento do local de escrituração de transferência informado no pedido origem, que deverá ser obrigatório.

- Local de Escrituração: Deverá ser o local de escrituração de transferência informado no pedido origem.

- Pessoa: Deverá ser o estabelecimento do pedido origem.

- Classe de operação: Deverá ser sugerida de acordo com a sugestão de classe

- Almoxarifado: Deverá ser sugerido de acordo com a sugestão de núcleo.

- Recurso: Deverá ser o mesmo do pedido origem.

- Quantidade: Deverá ser a mesma do pedido origem.

- Unitário: Deverá ser sugerido de acordo com a sugestão de preço.

O status do pedido de transferência obedece à situação do pedido origem. Caso o pedido origem esteja apenas gravado, a transferência será gerada apenas gravada e não poderá ser aprovada manualmente. Se o pedido origem for aprovado, a transferência será aprovada automaticamente.

Ao excluir o pedido origem, a transferência também será excluída. Caso a exclusão seja apenas de um item, por exemplo, esse item será excluído automaticamente do pedido de transferência gerado. Da mesma forma, caso haja inclusão de um novo item no pedido com local de escrituração de transferência já informado em outro recurso, esse item será incluído na transferência vinculada que já havia sido gerada anteriormente para esse recurso.

Caso seja inserido item com local de escrituração de transferência ainda não informado no pedido, será criado um novo pedido de transferência desse local de escrituração para o local de escrituração do pedido origem.

A transferência vinculada também será modificada quando a quantidade dos recursos a serem transferidos é alterada no pedido origem, pois a quantidade de itens a serem atendidos pela transferência será sempre igual a quantidade de itens do pedido.

Caso a transferência vinculada já tenha sido baixada, não será possível realizar edição, cancelamento ou exclusão do pedido ou item do pedido, sendo possível apenas efetuar a sua baixa. Caso seja necessário realizar alguma alteração no pedido origem, a baixa do pedido de transferência vinculada deverá ser desfeita.

Gerando um pedido de transferência vinculada

Para gerar um pedido de transferência vinculada é necessário que o campo Local de Escrituração origem Transferência esteja preenchido no pedido, podendo este ser informado manualmente pelo usuário ou gerado automaticamente pelo sistema.

Para ser gerado automaticamente pelo sistema, o local de escrituração de transferência deverá estar informado no cadastro do local de escrituração do pedido origem, na grade Locais de Escrituração de Transferência.

Editando e excluindo um pedido de transferência vinculada

Um pedido de transferência vinculada não poderá ser editado ou excluído, para garantir que o acordo realizado entre os dois locais de escrituração não possa ser quebrado por uma das partes, deixando o estoque negativo.

Substituindo um pedido de transferência vinculada

Uma vez gerado um pedido de transferência vinculada, não será possível desvinculá-lo do pedido que o originou. No entanto, poderá ser realizada a sua substituição por um pedido de transferência criado manualmente pelo usuário. Isto tem como objetivo possibilitar que, nos casos em que a loja que iria atender a demanda inicial não consiga atendê-la por algum motivo, o usuário possa solicitar uma transferência à partir de um outro local de escrituração para atender essa demanda, sem a necessidade de alterar ou refazer o pedido origem. A nova transferência deverá estar aprovada e conter os dados de recurso, quantidade e pessoa iguais aos da transferência que será substituída.

A substituição da transferência poderá ser realizada no processo de Pedido de Saída, no qual o usuário deverá informar a chave do pedido da transferência que irá substituir a transferência vinculada ao pedido origem.

Após a troca de uma transferência pela outra, a transferência anterior poderá ser editada normalmente, inclusive ser excluída, pois não terá mais vínculos.

Acompanhando um pedido de transferência vinculada

Os pedidos de transferência vinculada poderão ser acompanhados através do relatório Análise de Pedidos Pendentes ou Baixados

Baixando um pedido de transferência vinculada

A baixa do pedido de transferência vinculada poderá ser realizada de duas maneiras:

- No processo de Baixa de Pedido de Saída

- No processo de Faturamento em Bloco.

Ao realizar a baixa de um pedido de transferência vinculada, será gerado automaticamente um pedido de entrada de transferência no local de escrituração do pedido origem, com os mesmos dados do pedido da transferência vinculada, através de Pedido Associado.

Baixando um pedido associado gerado a partir de uma transferência vinculada

A baixa do pedido associado poderá ser realizada de duas maneiras:

- No processo de Baixa de Pedido de Entrada

- No processo de Baixa de Pedido de Entrada em Bloco.

Através da baixa do pedido associado será dado entrada da mercadoria no estoque do local de escrituração do pedido origem, o que permitirá a baixa do pedido origem.