Data de postagem: Jul 20, 2016 7:40:10 PM
Agora é possível acompanhar os resultados e performance da empresa através de Indicadores de Desempenho, também conhecidos como KPIs, cujo objetivo é fornecer as informações necessárias ao acompanhamento da execução do planejamento organizacional e tomadas de decisão. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-dos-indicadores-de-desempenho.
Foi criado o processo Indicadores de Desempenho que permite o acompanhamento dos resultados da empresa através de métricas que quantificam a sua performance e eficiência operacional. São calculados os indicadores de desempenho:
Total Bruto
O Total Bruto, ou Vendas Brutas, representa o valor total de vendas faturadas em determinado período. O Total Bruto é calculado para cada item dos pedidos e a soma dos valores corresponde ao Total Bruto da operação. O Total Bruto do item é apresentado no campo de mesmo na grade Itens do processo Pedido de Saída.
Total Líquido
O Total Líquido, ou Vendas Líquidas, corresponde ao valor da venda bruta subtraído dos impostos incidentes diretamente sobre o faturamento. O Total Líquido é calculado para cada item do pedido e a soma do Total Líquido dos itens corresponde ao Total Líquido da operação. O Total Líquido do item é apresentado no campo de mesmo na grade Itens do pedido.
Quantidade vendida
A Quantidade Vendida representa quantas unidades do recurso foram vendidas em determinado período. Este indicador tem como objetivo analisar quais recursos foram mais vendidos e quais apresentam menor volume de vendas, garantindo melhor gerência sobre o giro dos estoques.
CMV - Custo da Mercadoria Vendida
O Custo da Mercadoria Vendida corresponde ao valor que foi gasto para efetuar a venda dos recursos em determinado período. Através deste indicador é possível analisar quais os recursos possuem custos mais elevados, definindo quais medidas devem ser tomadas para sua redução e, consequentemente, a geração de maior lucratividade.
CMV Líquido %
O CMV Líquido % representa o percentual do custo da mercadoria vendida em relação às vendas líquidas. O CMV Líquido tem como objetivo a identificação do quanto o custo da mercadoria vendida representa nas vendas, em percentuais. Este indicador é calculado a partir da fórmula: (CMV /Total líquido) * 100.
Lucro Bruto
O indicador de desempenho Lucro Bruto corresponde à subtração das Vendas Líquidas, indicador Total Líquido, pelo Custo da Mercadoria Vendida do recurso, indicador CMV. O Lucro Bruto tem por objetivo informar o lucro gerado decorrente das vendas realizadas, considerando apenas os seus custos.
Margem Bruta %
A Margem Bruta representa o percentual de Lucro Bruto em relação às Vendas Líquidas, indicador Total Líquido, em determinado período. A Margem Bruta apresenta a porcentagem de lucro que a empresa obtém para cada venda.
Participação
A Participação representa o percentual de Vendas Líquidas que cada recurso ou classe recursos possui em relação ao total vendido no período. Este indicador tem como objetivo verificar quais os recursos ou classes de recursos possuem o maior e menor percentual de venda.
Participação por Grupo
A Participação por Grupo representa o percentual de Vendas Líquidas que cada recurso possui em relação ao total vendido da classe selecionada como dimensão para análise do relatório. Este indicador tem como objetivo apresentar quais recursos possuem o maior e menor percentual de venda dentro do grupo definido como dimensão do relatório.
Estoque
O indicador Estoque apresenta o saldo em estoque dos recursos na data em que a consulta é realizada. O estoque apresentado não considera as reservas de mercadoria.
Estoque sem Pendência
Estoque sem Pendência representa a quantidade de estoque na data em que a consulta é realizada mais as quantidades pendentes de Entradas subtraídas as quantidades pendentes de Saída.
Diferença
O indicador de desempenho Diferença representa a diferença entre o saldo de estoque dos produtos e pendências (entradas que estão em trânsito e saídas que não foram faturados). Tem por objetivo a apresentação da quantidade de estoque que possui alguma pendência.
Cobertura
A Cobertura representa a quantidade de dias em que o saldo de estoque será consumido considerando a média da quantidade vendida em determinado período. Tem por objetivo a identificação do momento em que será necessário realizar a reposição do estoque.
Cobertura sem Pendência
A Cobertura sem Pendência apresenta a quantidade de dias em que o saldo de estoque sem pendência será consumido considerando a média da quantidade vendida em determinado período. Tem por objetivo a identificação do momento em que será necessário realizar a reposição do estoque, considerando as entradas e saídas pendentes.
Os indicadores que envolvem Total Bruto e Total Líquido serão calculados se estes campos estiverem preenchidos nos pedidos. Os campos passarão a ser preenchidos somente após a atualização da versão da sua melhoria. Desta maneira, operações anteriores a atualização da versão de liberação dos campos Total Bruto e Total Líquido não terão calculados os indicadores de desempenho que envolvam estas duas informações.
O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/Consultas/Indicadores de Desempenho/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-dos-indicadores-de-desempenho.
Foram alterados os processos de Pedidos com as seguintes melhorias:
Foi criado o campo Total Bruto na grade Itens para compor o cálculo do indicador de desempenho Total Bruto.
Foi criado o campo Total Líquido na grade Itens para compor o cálculo do indicador de desempenho Total Líquido.
O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/Pedido/Pedido de Entrada e bematech/Venda/Pedido/Pedido de Saída. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-dos-indicadores-de-desempenho. (por Marina Lima Silva, #12828254)
[-1894441955,FuncoesLinkKpi.ijs]
[-1894441963,KPI.ijs]
[-1894441967,AgendaObtencaoDeIndicadoresDeKPI.ijs]
[-1894441966,Classe: kpi]
[-1894441959,FormulasKpi.ijs]
[-1897023801,Estoque.ijs]
[-1894441964,DatabaseAssistente.ijs]
[-1894441960,Indicadores de KPI.ip]
[-1894744066,Constantes da consulta saldo de recursos.ijs]
[-1897023792,CoberturaSemPendencia.ijs]
[-1894441961,Indicadores de KPI.ip]
[-1894441956,KpiHierarquiaProdutos.ijs]
[-1897023793,Cobertura.ijs]
[-1894441965,ConsultaKpi.ijs]
[-1897023790,Participacao.ijs]
[-1894441958,ConstantesKpi.ijs]
[-1894442266,funcoesAuxiliares.ijs]
[-1894441962,Indicadores de KPI.ip]
Foi alterada a funcionalidade Fatores Tributários para que seja possível realizar a partilha do ICMS de empresas optantes do simples nacional nas operações interestaduais realizadas para consumidor final não contribuinte de ICMS. Conforme Convênio ICMS 93, as empresas optantes do simples nacional não devem realizar o cálculo da partilha do ICMS devido para UF de origem. Desta forma, foi criado no fator tributário de ICMS o campo "Desconsiderar a Partilha da UF do Local de Escrituração?" que indica que o ICMS partilhado para UF do local de escrituração não deverá ser calculado. Além disso, foi criado o campo "Alíquota Partilha" que possibilita calcular a partilha do ICMS com um alíquota diferente da informada para o destaque do imposto na nota. Também foi alterado o campo "Base de Calculo da partilha" para que seja possível selecionar outras bases de calculo, possibilitando assim que a base de cálculo para o cálculo da partilha seja diferente do cálculo para o ICMS da operação. Caso não seja informado no fator tributário esses campos, o sistema irá continuar o cálculo da partilha padrão.
A funcionalidade pode ser acessado pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Configurações/Automação Fiscal/Fatores Tributários/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/manual-fiscal#TOC-ICMS---Imposto-sobre-Circula-o-de-Mercadorias-e-Servi-os. (por Gleiciane Almeida, #12894776)
[-1897051049,0100 Erp Infrastructure.ic]
[-1897051188,0100 Erp Infrastructure.ic]
[-1897035076,PreencheNFev310.ijs]
Foi alterado o processo Listas de Produtos para possibilitar que uma lista de produto seja ativa sem que esta possua produtos informados. Desta forma, foi criado na configuração Regra para Lista de Produtos o campo Permite Ativar Lista Sem Item que caso a lista criada possua na regra este campo selecionado, o sistema irá possibilitar ativar uma lista sem que possua produtos informados. Caso essa opção não seja selecionada, o sistema não possibilitará a ativação de uma lista sem produtos informados. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Frente de Loja/Listas de Produtos/Listas de Produtos/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-regra-para-lista-de-produtos. (por Cinthia Aguiar Arruda, #12905971)
[-1896045991,ListaDeProdutos.ijs]
[-1897023975,0100 Erp Infrastructure.ic]
Foi alterado o processo Registro de Entradas para escriturar as notas fiscais emitidas que representam o crédito do ICMS diferencial de alíquota. No estado do Rio Grande do Sul o ICMS Diferencial de Alíquota incidente nas operações de entradas para revendas ou industrialização, podendo este ser utilizado como crédito, a legislação deste estado determina que para o aproveitamento do crédito deverá ser criada uma operação representando crédito e outra operação representando o débito. Desta forma, foi criado o filtro "Classes que representam diferencial de alíquota" no Registro de Entradas que tem como objetivo possibilitar que o usuário informe as classes de operações que representam o crédito do diferencial de alíquota e escriture as notas que foram realizadas para essas classes conforme a seguir: a coluna Valor Contábil não será preenchida, as colunas referente aos Valores Fiscais não serão preenchidas e a coluna Observações será preenchida contendo o amparo legal e o valor do crédito. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Livros fiscais/Entradas/Registro de Entradas/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/manual-de-obrigacoes-fiscais-apuracoes-fiscais. (por Cinthia Aguiar Arruda, #12888444)
[-1896648313,Registro de Saídas.il]
Foi alterado o processo Registro de Saídas para escriturar as notas fiscais emitidas que representam o débito do ICMS diferencial de alíquota. No estado do Rio Grande do Sul o ICMS Diferencial de Alíquota incidente nas operações de entradas para revendas ou industrialização, podendo este ser utilizado como crédito, a legislação deste estado determina que para o aproveitamento do crédito deverá ser criada uma operação representando crédito e outra operação representando o débito. Desta forma, foi criado o filtro "Classes que representam diferencial de alíquota" no Registro de Saídas que tem como objetivo possibilitar que o usuário informe as classes de operações que representam o débito do diferencial de alíquota e escriture as notas que foram realizadas para essas classes conforme a seguir: a coluna Valor Contábil não será preenchida, as colunas referente aos Valores Fiscais não serão preenchidas e a coluna Observações será preenchida contendo o amparo legal e o valor do crédito. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Livros fiscais/Saídas/Registro de Saídas/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/manual-de-obrigacoes-fiscais-apuracoes-fiscais. (por Cinthia Aguiar Arruda, #12888444)
[-1896648313,Registro de Saídas.il]
Foi criado o processo Regra para CEST por Classificação Fiscal do Recurso para possibilitar cadastrar o CEST (Código Especificador da Substituição Tributária) por classificação fiscal ou classe da classificação fiscal. O CEST é determinado por NCM ou produto. Além disso, foi alterado o preenchimento da tag referente ao CEST dos documentos fiscais NF-e, NFC-e e CF-e para que esta seja preenchida com o CEST no cadastro Regra para CEST por Classificação Fiscal do Recurso. O campo CEST do cadastro do Recurso continuará sendo apresentado e possível de preenchimento, no qual o CEST informado no cadastro do produto será mais prioritário do que o informado na regra.
O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Configurações/Automação Fiscal/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/campo-cest-na-classe-classificacoes-fiscais. (por Cinthia Aguiar Arruda, #12912873)
[-1897023749,Configuração de Pesquisa de Regra para CEST por Classificação Fiscal do Recurso [CLASSE]]
[-1897023748,0100 Erp infrastructure.ic]
[-1897023751,Regra para CEST por Classificação Fiscal do Recurso [CLASSE]]
[-1894442702,Recursos.ijs]
[-1897023747,CadastroRegrasParaCESTporClassificacaoFiscalDoRecurso.ijs]
[-1894635439,Regra para CEST por Classificação Fiscal do Recurso.ip]
[-1897024170,PreencheSatCfeVenda.ijs]
[-1897023750,0100 Erp infrastructure.ic]
[-1897035076,PreencheNFev310.ijs]
Foi alterado o processo Pedidos de Saída para permitir que ao negociar o pedido as suas parcelas já sejam adiantadas, ou seja, as parcelas possuam o campo parcela paga selecionada. Desta forma, foi criado um x-class que possibilita informar qual(is) a(s) classe(s) de operação(ões) deve(m) ter o campo Parcela Paga selecionado ao negociar. O comportamento padrão do sistema será de não selecionar o pago na parcela nas negociações. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/Pedido/Pedidos de Saída/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/condicao-de-negociacao---versao-20102. (por Cinthia Aguiar Arruda, #12899794)
[-1894442407,Pedido ou Provisao.ijs]
[-1894443017,0100 Compras e Vendas.ic]
[-1894443817,Duplicação de Pedido.ip]
[-1894442998,GridSugestoes.ic]
Foi criado o relatório Baixas de Pedidos ou Provisões por Função de Entidades que permite visualizar as baixas de pedidos que foram realizadas pela função, possibilitando assim que a empresa transmita para o fabricante do produto quem realizou a venda de seus produtos e realize o pagamento de uma premiação para este(s). Os fabricantes das mercadorias tendem a realizar campanhas de vendas com premiação para os vendedores e/ou gerentes de seus produtos, para realização destes pagamentos os fabricantes necessitam visualizar as notas que foram faturadas por estas funções. O relatório pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/Consultas/Baixas de Pedidos ou Provisões por Função de Entidades/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-de-venda-do-modulo-vendas/relatorio-geracao-de-arquivo-de-vendas-para-premiacao-de-vendedores. (por Cinthia Aguiar Arruda, #12919679)
[-1894441949,Baixas de Pedidos ou Provisões por Função de Entidades.il]
Foi alterado o processo SPED EFD para escriturar as notas fiscais emitidas que representam o débito e o crédito do ICMS diferencial de alíquota. No estado do Rio Grande do Sul o ICMS Diferencial de Alíquota incidente nas operações de entradas para revendas ou industrialização, podendo este ser utilizado como crédito, a legislação deste estado determina que para o aproveitamento do crédito deverá ser criada uma operação representando crédito e outra operação representando o débito. Essas operações devem ser escrituradas no sped fiscal nos registros a seguir: 0460, C195, C197 e E110. Desta forma, foi criado no Sped EFD o filtro "Reg. C195 - Classes que geram Registro de Observações Fiscais" que tem como objetivo possibilitar que o usuário informe as classes de operações que representam o crédito/débito do diferencial de alíquota e estas sejam escrituradas nos registros C195, C197 e 0460. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Arquivos Fiscais e Declarações/SPED EFD/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/versao-6-00-do-sped-fiscal. (por Nádia Ximenes Chaves, #12888454)
[-1896648314,Registro de Entradas.il]
[-1894643843,consultasEfd.ijs]
[-1896648313,Registro de Saídas.il]
[-1894643845,efd.ijs]
[-1894643642,SPED EFD.ip]