SÁBADO- 6TP

SÁBADO DA 6ª SEMANA DA PÁSCOA

11/05/2024 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 18,23-28

Salmo Responsorial 46(47) R- O Senhor é o grande rei de toda a terra. 

Evangelho: João 16,23b-28 

28 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa. Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus. Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai". 

Comentário: 

 O missal cotidiano comenta a primeira leitura num foco interessante: Priscila e Áquila perceberam que Apolo só conhecia e pregava o batismo de João Batista. Em vez de combatê-lo e oporem-se a ele, resolveram instruí-lo sobre as lacunas de sua doutrina.

O interessante aqui, e isto digo eu, é ver aqui a humildade de Apolo. Enquanto eu lia o comentário do missal, perguntava-me qual teria sido a minha atitude se alguém viesse me corrigir no que eu estaria pregando. Qual será minha reação se algum de vocês contradizer tudo o que estou aqui afirmando? Não sei. E aqui fica o testemunho dessa leitura: atitude de acolhida por parte de Priscila e Áquila e atitude de humildade por parte de Apolo, que depois tornou-se incansável pregador. Presume-se que tenha evangelizado Creta. (Tito 3,13).

Quanto ao evangelho de hoje, vemos que o amor do Pai é consolidado pelo amor que temos ao Filho, Jesus Cristo. Todos os pais e mães gostam dos amigos que gostam e tratam bem os seus filhos e filhas. Com Deus é a mesma coisa: “o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus”. A recíproca também é verdadeira: Deus se retira dos que maltratam os filhos dele. Basta que Deus se retire para que aconteça todo tipo de coisa. Deus não precisa mandar nenhuma praga: basta retirar-se. 

O que significa amar e acreditar em Jesus? 

Primeiramente, ouvir sua palavra e pô-la em prática. O que muitos não sabem ou preferem não saber é que Jesus nos ensina os caminhos da felicidade e da alegria verdadeiras. Quem ama e acredita nele, faz o que ele mandou que fizesse porque confia nele. Sabe que Jesus nunca iria pedir para que fizéssemos uma coisa que nos prejudicasse. 

Jesus estava presente, não ainda com um corpo humano, na criação do mundo e do homem, e até participou dela, como lemos no primeiro capítulo do evangelho de João. Quando ele nos indica o caminho da felicidade, ele sabe do que está falando. Aliás, ele deu-nos o exemplo. 

Que nós possamos tratar bem o próximo, pois todos nós somos amados por Deus enquanto amamos o próximo, que ele também ama. E mudemos nossa  vida cada vez mais no caminho da santidade.