5ª FEIRA DA 29ª SEMANA COMUM. -
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Romanos 6, 19-23
Salmo Responsorial 1-R- É feliz quem a Deus se confia!
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo e como estou ansioso até que isso se cumpra! 51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”. – Palavra da salvação
Na primeira leitura São Paulo nos lembra que agora, livres do pecado, podemos colher os frutos da santidade, que nos leva à vida eterna. O problema é saber se estamos ou não livres do pecado. Temos que vigiar e orar sempre, a fim de não voltarmos a ele. E quem ainda se encontra nos vícios e não consegue viver sem pecar gravemente, deve imediatamente começar a buscar a força de Deus na oração e na penitência. Quem se arrependeu dos pecados passados e luta para não mais cair, não precisa ficar lamentando a vida passada. Quando Deus nos perdoa, é para sempre. Como se diria no popular, “Deus não brinca em serviço”.
Quanto ao evangelho, essa luta contra o pecado nos faz, muitas vezes, ir contra até certas pessoas de nossa família. Não podemos “deixar pra lá” quando alguém, mesmo sendo familiar ou amigo íntimo, nos impele ao pecado, seja ele qual for. Temos que ser sinceros e mostrar às pessoas que não somos mais aquelas pessoas pecadoras que talvez fôssemos no passado. Isso pode dividir pessoas que até então foram amigas, mas é um risco que temos que correr se quisermos entrar na vida eterna.