QUINTA-29TC

5ª FEIRA DA 29ª SEMANA COMUM. -

24/10/2024

Sto. Antônio Maria Claret 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 



1ª Leitura: Efésios 3,14-21 

Salmo Responsorial 32(33)R- Transborda em toda a terra a bondade do Senhor! 

Evangelho Lucas 12,49-53

 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo e como estou ansioso até que isso se cumpra! 51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”. – Palavra da salvação.


COMENTÁRIO:

São Paulo em forma de oração, pede que os efésios estejam sempre enraizados e fundados no amor, a fim de que sejam cumulados até receber toda a plenitude de Deus. Termina com uma oração belíssima, que eu sempre medito, e que afirma que Deus pode realizar em nós tudo, infinitamente além do que nós pedimos ou pensamos. Nós, geralmente, subestimamos o poder de Deus em realizar em nós aquilo que ele sabe que vai nos levar à salvação e ajudar na salvação de outros. Deus pode fazer muito mais do que nós imaginamos.

Quanto ao evangelho, essa luta contra o pecado nos faz, muitas vezes, ir contra até certas pessoas de nossa família. Não podemos “deixar pra lá” quando alguém, mesmo sendo familiar ou amigo íntimo, nos impele ao pecado, seja ele qual for. Temos que ser sinceros e mostrar às pessoas que não somos mais aquelas pessoas pecadoras que talvez fôssemos no passado. Isso pode dividir pessoas que até então foram amigas, mas é um risco que temos que correr se quisermos entrar na vida eterna.