28 DE DEZEMBRO

4º DIA DA OITAVA DO NATAL

SANTOS INOCENTES MÁRTIRES

28/12/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 1 João 1,5-2.2

Salmo 123(124)R- Nossa alma, como um pássaro, escapou do laço que lhe armara o caçador.

Evangelho de Mateus 2,13-18 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 13Depois que os magos partiram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. 15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu filho”. 16Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. 17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18“Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura São João Apóstolo nos admoesta para sermos sinceros para conosco mesmos e reconhecer-nos pecadores. Em seguida, se reconhecemos nossos pecados, devemos pedir perdão a Deus que nos perdoará. Estaremos andando nas trevas se permanecermos no pecado. Perdoados, retornaremos à luz. Herodes, com seus pecados, crimes e hediondez, vivia na escuridão total. Se ele tivesse se arrependido, mesmo ele obteria o perdão.   

No evangelho vemos a triste história dos meninos todos que Herodes mandou matar para que o rei que havia nascido não usurpasse o poder. Se ele soubesse que esse rei que ele queria matar poderia dar-lhe um reinado diferente, num reino onde nunca mais a felicidade irá terminar..., decerto teria se convertido e não continuaria com seu reinado sanguinário. 

Muitos se espantam com essa história de Herodes, mas não dão a mínima para os milhões de abortos que são cometidos no mundo todo diariamente. Crianças que não têm nenhuma chance de sequer nascerem. Que nós não empanemos nosso coração para esse morticínio diário mundial, e estejamos atentos para aconselhar pessoas ao nosso redor que estejam com a ideia de aborto na cabeça.

Certo dia, em 1950, uma senhora que conheci fazia casaquinhos para um filho que ia nascer, quando chegou uma  mulher procurando a casa de uma aborteira. Essa amiga de minha família sabia quem era, mas desconversou e mostrou para a mulher os casaquinhos, os sapatinhos de seu filho que ia nascer. A mulher que estava planejando o aborto desandou a chorar e se arrependeu do mal que ia fazer. Anos depois, a criança que ia ser abortada, um jovem, conseguiu encontrar essa minha amiga para agradecer aquele dia. Ela nem se lembrava muito desse assunto, mas lembrou-se e ambos deram graças a Deus. A propósito, essa criança que minha amiga aguardava com tanta ansiedade faleceu durante o nascimento. Faleceu uns instantes antes de nascer. O médico disse que ele tinha o coraçãozinho muito fraco. 

O cantor cego Andrea Bocelli ia ser abortado, a conselho dos médicos, pois sua mãe estava em perigo. Ela resolveu arriscar a própria vida e teve o menino e, com a graça de Deus, continuou viva.  Quem desejar ver a história, clique aqui: https://youtu.be/Wd0yeGd4ptU