04 DE JANEIRO

04 DE JANEIRO 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 1 João 3,7-10

Salmo 97(98)R-Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

Evangelho de João 1,35-42 

Naquele tempo:  35João estava de novo com dois de seus discípulos 36e, vendo Jesus passar, disse: 'Eis o Cordeiro de Deus!' 37Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. 38Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: 'O que estais procurando?' Eles disseram: 'Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?' 39Jesus respondeu: 'Vinde ver'. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. 40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. 41Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: 'Encontramos o Messias (que quer dizer: Cristo)'. 42Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: 'Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas' (que quer dizer: Pedra). Palavra da Salvação.

Comentário:

A primeira leitura dá a entender que quem confia em Jesus, quem busca a Deus incessantemente, tem força suficiente para vencer o pecado e nunca cometer o mal. Entretanto, enquanto viver aqui na terra terá o livre arbítrio e a liberdade de aderir ou não a Jesus. “Aquele que comete o pecado é do diabo, porque o diabo é pecador desde o início, diz a leitura. 

No evangelho vemos o chamado dos discípulos. Deus nos chama de várias maneiras: alguns de modo mais suave, outros de modo mais brusco, como S. Francisco Borja, que se converteu ao ver o corpo já em início de decomposição da imperatriz Isabel, mulher de extrema formosura quando viva. Ali ele viu toda a ilusão das vaidades humanas. 

Os apóstolos tiveram coragem de largar tudo para seguir Jesus. O que me chama a atenção é que André e o outro discípulo resolveram seguir Jesus depois que passaram o dia com ele, ou seja, viram o alcance de sua prática de vida. Será que nós conseguiríamos converter pessoas apenas com o bom exemplo de nossa vida?