6ª FEIRA DA 6ª SEMANA COMUM
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Leitura: Tiago 2, 14-24.26
Salmo 111(112) R- Feliz é todo aquele que ama com carinho a lei do Senhor Deus.
Evangelho de Marcos 8,34-9,1
Naquele tempo: 34Chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: 'Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la. 36Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? 37E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? 38Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos.' 9,1Disse-lhes Jesus: 'Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão, não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder.' Palavra da Salvação.
Na primeira leitura São Tiago diz que a fé em as obras é morta. Até o demônio crêem em Deus e tremem, mas estão no inferno! Nós mostramos a nossa fé com nossas obras. De nada adianta mandarmos o pobre ir embora com fome e com frio, e apenas lhe falarmos palavras bonitas da bíblia!
Como está a prática de nossa fé? O que fazemos na prática para que mostremos que acreditamos que Deus é Amor? Que acreditamos realmente nele?
No evangelho Jesus diz que quem quiser segui-lo deve renunciar ao pecado e ao mal. Isso significa, aparentemente, em perder a vida, se compararmos com quem “goza a vida” nos prazeres, tanto lícitos como ilícitos, e colocam nesses prazeres o seu coração.
Quem parece estar, aos olhos do mundo, perdendo a vida porque segue com sinceridade o Evangelho, na verdade está ganhando a vida eterna. Quem aparentemente está gozando a vida, na verdade está perdendo a vida eterna, se esse “gozar a vida” estiver baseado no pecado.