Primeira Leitura: Gálatas 3, 22-29
Salmo Responsorial: 104(105)R- O Senhor se lembra sempre da Aliança!
Evangelho: Lucas 11,27-28
Enquanto Jesus assim falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28 Ele respondeu: “Felizes, sobretudo, são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.
COMENTÁRIO:
Na primeira leitura São Paulo lembra aos Gálatas que a lei dada no Antigo Testamento foi como um pedagogo, como um educador para eles. Agora, com a salvação dada por Cristo, eles não podem mais ficarem apegados à lei, mas à graça divina, que supera todo o tipo de lei. “Vós, que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo(...) vós sois um só em Cristo”.
Eu diria que a diferença, agora que estamos em Cristo, é que não devemos cumprir a lei apenas externamente, mas internamente, com o coração, e ir muito além do que a lei nos pede. Se a lei, por exemplo, pede que no domingo nós participemos da missa, o estarmos em Cristo nos leva a fazer isso de coração, por amor, e não apenas para cumprir um mandamento da Igreja.
No evangelho, alguém elogiou a Mãe de Jesus por tê-lo trazido ao mundo. Jesus acrescentou que o fato principal não foi de que ela o trouxe ao mundo, mas sim, de ter ouvido a Palavra de Deus e tê-la posto em prática, ao se colocar plenamente a serviço de Deus. E estende essa bem-aventurança a todos os que fazem o mesmo, ou seja, a todos os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.
Que nós saibamos, como S. Paulo disse na primeira leitura, a irmos muito além do que a lei nos pede, a amarmos realmente a Deus acima de todas as coisas, e até acima das leis, e amar ao próximo como Deus nos ama.