31/08/2025
1ª Leitura: Eclesiástico 3,19-21.30-31
Salmo Responsorial 67(68) R- Com carinho preparastes uma mesa para o pobre
2ª Leitura: Hebreus 12,18-19.22-24a
Evangelho de Lucas 14,1.7-14
Num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Estes o observavam. 7 Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante, 9 e o dono da casa, que convidou os dois, venha a te dizer: ‘Cede o lugar a ele’. Então irás cheio de vergonha ocupar o último lugar. 10 Ao contrário, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Quando chegar então aquele que te convidou, ele te dirá: ‘Amigo, vem para um lugar melhor!’ Será uma honra para ti, à vista de todos os convidados. 11 Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.12 e disse também ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isso já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”. – Palavra da salvação.
COMENTÁRIOS:
A primeira leitura nos mostra, no início, que devemos trabalhar sem reclamar, na mansidão e na humildade. Ofereçamos nossos trabalhos para que Deus use da maneira que ele quiser, sobretudo como reparação de nossos pecados. Em seguida diz que a humildade deve ser proporcional à nossa grandeza. Quanto maior fomos na sociedade, mais humildes devemos ser. Jesus Cristo ensinou isso com a própria vida. Diz também que o Senhor é grande, mas ele é glorificado pelos humildes. Deus não se revela aos orgulhosos e ilustres, mas aos humildes. Termina dizendo que o homem inteligente reflete sobre as palavras dos sábios e presta atenção nelas, porque deseja a sabedoria. Já o homem orgulhoso não ouve a ninguém, pois acha que não precisa de mais nada.
A segunda leitura, da carta aos hebreus, nos fala que nós podemos nos aproximar diretamente de Deus, participar da alegria dos anjos e santos e obter a salvação e a vida eterna. Tudo isso nos é concedido pelo único mediador, Jesus Cristo, que é a presença de Deus entre nós.
O evangelho nos fala sobre o assunto preparado pela primeira leitura: quem se eleva será humilhado, e quem se humilha, será exaltado.
O cerne do texto de hoje está no fato de que quem é orgulhoso e acha que tem direito aos primeiros lugares na sociedade, e coisas desse tipo, não tem a honestidade e a sinceridade de se colocar como alguém que precisa de Deus, que precisa sempre de auxílio para ser bom e caminhar no caminho verdadeiro. Quando somos humildes Deus pode agir em nossa vida. Ser humilde é a mesma coisa que se colocar nas mãos de Deus para que ele nos molde à sua maneira. Ele nos criou e sabe muito bem, infinitas vezes melhor do que nós, o que pode realmente nos fazer feliz e nos salvar. Nós temos muitas ideias aparentemente boas, mas que na verdade vão nos perder, vão nos levar a nenhum objetivo.
Ou seja: quando somos orgulhos e autossuficientes, agimos segundo nossas mirradas forças e Deus não interfere: deixa que quebremos a cabeça. Quando somos humildes, pedimos sua proteção e sua orientação, ou diretamente na oração ou por meio das palavras de pessoas sábias e experientes, que nos indicam o caminho. O orgulhoso não ouve a ninguém, pois acha que é dono da verdade. É isso aí.