16/02/2025
1ª Leitura: Jeremias 17,5-8
Salmo 1 R- É feliz quem a Deus se confia!
2ª leitura:- 1 Coríntios 15,12.16-20
Evangelho de Lucas 6,17.20-26
"17.Descendo com eles, parou numa planície. Aí se achava um grande número de seus discípulos e uma grande multidão de pessoas vindas da Judeia, de Jerusalém, da região marítima, de Tiro e Sidônia, que tinham vindo para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. 20.Então, ele ergueu os olhos para os seus discípulos e disse: “Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o Reino de Deus!* 21.Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis fartos! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque vos alegrareis! 22.Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos ultrajarem, e quando repelirem o vosso nome como infame por causa do Filho do Homem! 23.Alegrai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu. Era assim que os pais deles tratavam os profetas. 24.Mas ai de vós, ricos, porque tendes a vossa consolação! 25.Ai de vós, que estais fartos, porque vireis a ter fome! Ai de vós, que agora rides, porque gemereis e chorareis! 26.Ai de vós, quando vos louvarem os homens, porque assim faziam os pais deles aos falsos profetas!"
COMENTÁRIO:
Diz o profeta Jeremias, na primeira leitura, que é bendito o homem que confia no Senhor. É como uma árvore plantada à beira de um riacho, que sempre vai permanecer sempre verdejante e sempre vai dar frutos.
Já os que confiam no poder do outro ser humano que seja contrário aos ensinamentos divinos e abandonam o Senhor, vão se frustrar: "são como os cardos do deserto, ele não vê chegar a floração, prefere vegetar na secura do ermo, em região salobra e desabitada".
Estou aqui me lembrando daqueles faroestes que eu assistia quando adolescente, em que aquelas bolas de capim seco eram levadas pelo vento em cidades abandonadas...
S. Paulo, na segunda leitura, fala sobre a ressurreição. Muitos coríntios não acreditavam que vamos ressuscitar um dia. São Paulo diz que se não acreditarmos na ressurreição, temos que admitir também que Cristo não ressuscitou. E se Jesus não ressuscitou, nossa fé é vã, é inútil.
Jesus Cristo ressuscitou não apenas de forma pessoal, mas como primícias, ou seja, o primeiro de uma longa fila a ressuscitar, que só terminará quando o último ser humano ressuscitar. Cristo ressuscitou, e todos nós vamos ressuscitar. Vamos, pois, orar, lutar e vencer o inimigo, a fim de que ressuscitemos para uma vida eterna, para a felicidade do paraíso.
O Evangelho nos lembra que só seremos felizes na vida eterna se soubermos renunciar ao pecado aqui na terra. O pecado refere-se também ao mau uso que muitos fazem do dinheiro, das riquezas, dos bens materiais. Nesse mau uso entram também os bens espirituais, que muitas vezes são usados para enganar o povo em benefício do próprio bolso de quem está praticando esse pecado. Segundo consta, as pessoas que seguirem o falso profeta serão perdoadas por estarem fazendo isso de modo inocente.
Quando somos perseguidos ou mal-entendidos por viver segundo o Evangelho, seremos perdoados de nossos pecados e recebidos no céu. Aí é que está a felicidade proferida por Jesus. Entretanto, quando estamos no caminho da santidade, tudo se torna mais fácil e aceitável e vivemos numa paz profunda, confiantes na presença de Deus em nossa vida.