Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Ouvi a parábola do semeador: 19todo aquele que ouve a Palavra do Reino e não a compreende, vem o maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. 20A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a Palavra e logo a recebe com alegria; 21mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição por causa da Palavra, ele desiste logo. 22A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a Palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a Palavra, e ele não dá fruto. 23A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a Palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”. – Palavra da salvação.
Comentário:
Jeremias: "Eu vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentarão com clarividência e sabedoria". É um convite de Deus para que o povo de Israel se converta e todos os povos possam chamar Jerusalém de "trono do Senhor" e, em torno dela, todos os povos se reúnam em nome do Senhor, e não se deixarão mais levar pelas inclinações de um coração mau. O mesmo convite é feito para nós: convertamo-nos, pois somente abrindo-nos para o Senhor ele pode nos cumular de graças e bênçãos. Deus é muito justo. Ele não invade nosso coração. Como em Apocalipse 3,20, ele aguarda a oportunidade de que abramos a porta do nosso coração para que ele possa entrar.
No evangelho: Jesus não nos promete sombra, água fresca e sapato largo: ele promete, isso sim, que tenhamos confiança nele em qualquer situação, mesmo nas perseguições.
É inevitável que soframos perseguições se praticarmos o evangelho. Mas, no fim de tudo, vamos ver que valeu a pena nosso sim, valeram a pena todas as horas de oração que fizemos para sermos iluminados por Deus. “Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”. Peçamos a Deus que nos dê a graça da perseverança no bem e no amor dele, haja o que houver em nossa vida. Tudo o que nos acontece pode ser revertido para o nosso bem, se estivermos em constante contato com Deus pela oração e pela caridade.