BATISMO 

DO SENHOR

BATISMO DO SENHOR - ANO B

08/01/2024 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Primeira Leitura: Isaías 55,1-11 

Salmo Responsorial Isaías 12: R- Com alegria bebereis do manancial da salvação 

Segunda Leitura: 1 João 5,1-9

Evangelho: Marcos 1,7-11

Naquele tempo João Batista pregava dizendo: “Depois de mim vem aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias. 8 Eu vos batizei com água. Ele vos batizará com o Espírito Santo”.9 Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João, no rio Jordão. 10 Logo que saiu da água, viu o céu rasgar-se e o Espírito, como pomba, descer sobre ele.  11 E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti está o meu agrado”.

Comentário:

O batismo que Jesus recebeu de João Batista não é o nosso. O nosso batismo, Jesus instituiu quando, já ressuscitado, falou aos apóstolos: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28, 19).   

No Batismo de Jesus, a Santíssima Trindade se revelou a nós: o Pai, cuja voz se fez ouvir nas nuvens; o Espírito Santo, pairando sobre Jesus, e Jesus, que é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Filho. 

O Batismo de João está mais para nosso sacramento da Confissão do que para o Batismo. Era renovado cada vez que a pessoa quisesse mudar de vida, como a nossa confissão. 

Na primeira leitura Isaías fala que com o Messias tudo ficaria grátis, comida e bebida à vontade, e que devemos buscar o Senhor quando ele ainda pode ser achado. O ímpio deve abandonar o seu caminho, e voltar-se para o Senhor. Ele terá piedade de nós, pois é generoso no perdão. Seus pensamentos não são como os nossos pensamentos, nossos caminhos não são como os seus caminhos. A Palavra de Deus, que vem do céu, não volta ao céu sem cumprir o seu objetivo: a nossa conversão, a nossa salvação.

Na segunda leitura,  São João diz que amar a Deus significa observar 'os seus mandamentos. E fala do Batismo instituído por Jesus unindo-o à sua morte e ressurreição:  "Assim são três que dã testemunho: o Espírito, a água e o sangue". 

Irmãos e irmãs, tenhamos, pois, confiança nesse Deus de Misericórdia que hoje se revela a nós e sob cuja proteção nos colocamos no dia de nosso batismo. Ele é misericordioso porque é todo-poderoso para nos dar a salvação, se lhe pedirmos. Aprendamos a viver sem o pecado! Viver sob as asas de Jesus é bem melhor do que viver sob as asas do pecado.