BATISMO DO SENHOR - ANO A
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Primeira Leitura: Isaías 42,1-4.6-7
Salmo Responsorial 28(29) R- Que o
Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
Segunda Leitura: Atos 10, 34-38
Evangelho: MATEUS 3,13-17
"13.Da Galileia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele. 14.João recusava-se: “Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim!”. 15.Mas Jesus lhe respondeu: “Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa”. Então, João cedeu.* 16.Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus. 17.E do céu baixou uma voz: “Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição”."
O batismo que Jesus recebeu de João Batista tornou-se o nosso batismo depois que Jesus o instituiu quando, já ressuscitado, falou aos apóstolos: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28, 19).
No Batismo de Jesus, a Santíssima Trindade se revelou a nós: o Pai, cuja voz se fez ouvir nas nuvens; o Espírito Santo, pairando sobre Jesus, e Jesus, que é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Filho.
O Batismo de João está mais para nosso sacramento da Confissão do que para o Batismo. Era renovado cada vez que a pessoa quisesse mudar de vida, como a nossa confissão.
Na primeira leitura Isaías fala que o Servo de Deus, que sabemos que é Jesus, “Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega”, ou seja, vai aproveitar qualquer resquício de boa vontade que tenhamos no coração.
Na segunda leitura, Pedro diz que Deus não faz acepção de pessoas. Todos têm vez diante de Deus, seja o maior santo como o maior pecador.
Irmãos e irmãs, tenhamos, pois, confiança nesse Deus de Misericórdia que hoje se revela a nós e sob cuja proteção nos colocamos no dia de nosso batismo. Ele é misericordioso porque é todo-poderoso para nos dar a salvação, se lhe pedirmos. Aprendamos a viver sem o pecado! Viver sob as asas de Jesus é bem melhor do que viver sob as asas do pecado.