TERÇA-22TC

3ª FEIRA DA 22 ª SEMANA COMUM

02/09/202

São Gregório Magno

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: 1 Coríntios 2,10b-16

Salmo Responsorial 144(145)-R- É justo o Senhor em seus caminhos. 

Evangelho Lucas 4,31-37

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“O que queres de nós, Jesus nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o santo de Deus!” 35Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos, e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros com autoridade e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza. – Palavra da salvação

Comentário:

Na primeira leitura vemos como a sabedoria de Deus não pode ser penetrada pelo homem. É necessário que o Espírito Santo a revele a nós. O “homem espiritual” de que São Paulo fala é justamente a pessoa que é guiada e animada pelo Espírito Santo para compreender o sábio e misterioso desígnio de salvação de Deus. O homem “psíquico”, ou seja, que é entregue às simples forças naturais, nunca vai poder captar a revelação do Espírito (Missal Cotidiano).

Em outras palavras, o homem espiritual é aquele que confia em Deus e recebe dele suas forças. O homem psíquico é aquele que se fundamenta apenas e unicamente em suas próprias forças.

A fé é o elemento principal no entendimento da salvação. Quem tem fé vê o mundo do alto, percebe todas as artimanhas usadas pelo mal para frustrar os planos de Deus para nós todos. O homem psíquico de que fala São Paulo confia em suas próprias forças e vê o mundo a partir apenas das coisas materiais, de modo limitado e frustrante. Eu compararia o homem psíquico como uma ave de terreiro, que não voa, a galinha, por exemplo, e o homem espiritual como a águia. Como é que poderia a águia explicar para a galinha o que é ver o mundo de modo mais global, lá de cima?  O importante é que a águia participa dos dois mundos: o de cima e o de baixo. Sabe que o mundo não se limita apenas ao de baixo. A galinha não faz nem ideia do que existe fora do seu cercado. Aí está a semelhança conosco.

No evangelho Jesus vai para Cafarnaum e lá expulsa o demônio de um homem. O demônio reconhece em Jesus o próprio Deus, mas os que ouviram não prestaram atenção a isso: preferiram apenas ver o milagre em si, e poucos se converteram.

A conversão de alguém que não tem fé não depende de nossas palavras, diz N. Senhora em Medjugorje, mas de nossas orações, jejuns e bom exemplo