MISSAS DO NATAL

NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

24 e 25/12/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


MISSA DA NOITE:

1ªLeitura: Isaías 9,1-6; 

Salmo responsorial:

95(96)-R- Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

2ª Leitura: Tito 2,11-14

Evangelho de Lucas 2,1-14


MISSA DA AURORA:

1ª Leitura: Isaías 62,11-12 

Salmo responsorial:

96(97) -R- Brilha hoje uma luz sobre nós, pois nasceu para nós o Senhor. 

2ª Leitura: Tito 3,4-7

Evangelho: 2,15-20


MISSA DO DIA

1ª Leitura: Isaías 52,7-10

Salmo responsorial: 

97(98)R- Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. 

2ª Leitura: Hebreus 1,1-6

Evangelho: João 1,1-18


MISSA DA NOITE   - EVANGELHO Lc 2,1-14

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 1Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra. 2Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. 3Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. 4Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, 5para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, 7e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria. 8Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. 9Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10-O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um salvador, que é o Cristo Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”. 13E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da coorte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”. – Palavra da salvação.

COMENTÁRIO:

As leitura do evangelho da missa da manhã traz o cântico do “Benedictus” proferido por Zacarias, o pai de João Batista, falando da importância que seu filho iria ter em relação à vinda do Messias: “E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, anunciando ao seu povo a salvação pelo perdão dos seus pecados” e iria nos exortar a vivermos em santidade, para obtermos todas as graças que Deus está preparando para nós.

Na primeira leitura, o profeta lembra a Davi que não era ele quem iria construir uma casa para Deus, mas sim, Deus é que iria construir uma casa: “família, descendência”, para Davi. De fato, Jesus é descendente do rei Davi, como todos sabemos. A reflexão pode ser baseada no fato de que, se vivermos segundo a palavra de Deus, tudo de bom nos acontecerá. 

Nas missas do dia 24 e 25 comemoramos o Natal de Jesus. Como diz o Pe. Fernando Cardoso, comemoramos o nascimento de Jesus celebrando sua morte e ressurreição na Santa Missa. Isso parece estranho, mas não é. De fato, a morte e a ressurreição de Jesus é que dão sentido e importância ao seu nascimento. Sem a ressurreição, de nada valeria o nascimento de Jesus. 

Neste dia maravilhoso não há muito o que dizer. Apenas contemplemos o recém-nascido, Deus e Criador de tudo o que existe, deitado num cocho de capim, que enfeitamos com o nome de manjedoura (que vem do verbo comer, como a palavra “manjar”), e agradecer por tão grande dom. 

Jesus nasceu pobre, humilde, quis ser trabalhador, para nos dar o exemplo, e para dizer que tudo o que existe é esterco, em comparação com a glória futura que nos espera se nos mantermos numa vida santa. Que o Natal não seja apenas  a festa de trocarmos presentes, mas de realmente nos comprometermos para "ajudar" Jesus a nos salvar. O maior presente que damos a Jesus, hoje, é a nossa salvação. Nós somos o melhor presente que Deus quer. Ele tem tudo, pode fazer surgir do nada o que bem entender. Só não pode uma coisa: SALVAR-NOS SEM O NOSSO CONSENTIMENTO. Nós somos, portanto, o único bem que Deus não pode ter, por respeitar a nossa liberdade. Afinal, Ele nos fez "à sua imagem e semelhança". 


 FELIZ NATAL PARA TODOS OS LEITORES. 

REFLEXÃO VICENTINA DO LIVRO MISSÕES: SABER CUIDAR

Páginas 232 a 235 – 25/12/2022 – NATAL DE N. S. JESUS CRISTO.

Jesus, que sempre foi Deus, vem ao mundo para uma missão bem definida e realiza esta missão em plenitude, desde o nascimento até a volta ao Pai pela ascensão.

O nascimento de Jesus transforma a Palavra, o Verbo, em carne como a nossa, o nosso corpo, como temos. É o que São João diz na leitura do Evangelho da terceira Missa. É uma missão humilde, porque Deus se faz homem: o criador se faz criatura, para salvá-la. Nasceu numa família pobre, nasceu de forma pobre (seu berço foi um cocho) e viveu na pobreza, antecipando, aqui na Terra, o que deve ser o Reino de Deus. Na verdade, a solenidade do Natal do Senhor é a celebração da nossa vida, pois Jesus veio para nos despertar para a Nova Aliança, nova vida, vida em plenitude. 

Como vicentinos nós também temos a graça especial de realizar também essa humilde missão no meio dos mais humildes, dos mais abandonados, dos que parecem não ter sido ungidos para uma missão especial. Eles têm, sim, uma missão, que está escondida. Uma delas é nos converter à nossa própria missão de filhos de Deus, solidários e seguidores do amor eterno e pleno do Menino Jesus. Ao contemplar Jesus na manjedoura, estamos olhando para o pobre a quem servimos, mas também estamos olhando a nós mesmos: somos todos pobres e todos precisamos de Deus para vivermos a vida eterna. 

Ao visitar o pobre, também levamos ouro, incenso e mirra: o ouro: para lhe matar a fome; o incenso, para elevá-lo à dignidade de filho de Deus; a mirra para estimular a mudança de vida, para curar e dar força para a luta do cotidiano.

PARA REFLETIR

1- Qual é a mensagem dos textos bíblicos para nossa vida e nossa missão vicentina?

2- Somos sinal de vida e de esperança para os pobres?

3- O que temos ofertado aos pobres para que sua vida seja mais valorizada e sua dignidade seja defendida?