05 DE JANEIRO

05 DE JANEIRO 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 1 João 3,11-21

Salmo 99(100)R- Aclamai o Senhor, ó terra inteira!.

Evangelho de João 1,43-51

"43.No dia seguinte, tinha Jesus a intenção de dirigir-se à Galileia. Encontra Filipe e diz-lhe: “Segue-me”. 44.(Filipe era natural de Betsaida, cidade de André e Pedro.) 45.Filipe encontra Natanael e diz-lhe: “Achamos aquele de quem Moisés escreveu na Lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José”.* 46.Respondeu-lhe Natanael: “Pode, porventura, vir coisa boa de Nazaré?” Filipe retrucou: “Vem e vê”. 47.Jesus vê Natanael, que lhe vem ao encontro, e diz: “Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade”.* 48.Natanael pergunta-lhe: “Donde me conheces?” Res­pondeu Jesus: “Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira”. 49.Falou-lhe Natanael: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. 50.Jesus replicou-lhe: “Porque eu te disse que te vi debaixo da figueira, crês! Verás coisas maiores do que esta”. 51.E ajuntou: “Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. "

Comentário:

Na primeira leitura São João nos fala, em sua primeira carta, que nós passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos. Quem não ama, permanece na morte. Essa “morte” de que fala ele é a perda da vida eterna, a perda do paraíso. O paraíso só é aberto para os que amam os irmãos. Jesus deu sua vida por nós e isso nos indica que nós devemos também dar a vida pelos irmãos. Não fechar o coração para os que necessitam de auxílio, a fim de que o amor de Deus permaneça em nós. Não podemos amar apenas com as palavras, mas também com ações e de verdade. Portanto, se o nosso coração nos acusa de pecado, peçamos perdão a Deus, que é maior do que o nosso coração, e Ele, que conhece todas as coisas nos perdoará. 

No Evangelho vemos o chamado de Filipe. Jesus pediu que ele o seguisse. Filipe não se contentou apenas em seguir Jesus, mas convidou também Natanael, que aceitou e passou também a segui-lo. Mas Filipe, quando o convidou, diante de uma certa dúvida de Natanael, disse-lhe: “Vem e vê”. Natanael foi, viu e ficou impressionado quando Jesus lhe disse que o havia visto debaixo da figueira e acreditou totalmente em Jesus. 

Gostaria apenas de fazer um pequeno comentário: será que ao convidarmos uma pessoa para frequentar a nossa vida e a nossa comunidade, nós seríamos capazes de dizer-lhe: “venha e veja”? Ela iria encontrar em nós e em nossa comunidade a prática sincera e plena da Palavra de Deus? Você se arrisca a convidar as pessoas para verem como você vive a sua fé?