Primeira Leitura: 1 Coríntios 10,14-22
Salmo Responsorial: 115(116)R-Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.
Evangelho: Lucas 6, 43-49
“Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44 Cada árvore se reconhece pelo seu fruto. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de urtigas. 45 Quem é bom tira coisas boas do tesouro do seu coração, que é bom; mas quem é mau tira coisas más do seu tesouro, que é mau. Pois a boca fala daquilo de que o coração está cheio. 46“Por que me chamais: ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que vos digo? 47 Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. 48 É semelhante a alguém que, para construir uma casa, cavou fundo e firmou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a correnteza atingiu a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída. 49 Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a alguém que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A correnteza atingiu a casa, e ela, imediatamente, desabou e ficou totalmente destruída”.
COMENTÁRIO:
Na primeira leitura São Paulo admoesta os coríntios a fugirem da idolatria, da recaída à adoração aos ídolos, perigo constante entre eles. Entre nós não é muito diferente. As “idolatrias” atuais estão por toda a parte. Adoram-se atualmente ídolos diferentes dos que os coríntios tinham em seu meio.
Quem participa do Corpo e do Sangue de Cristo, diz S. Paulo, estão em comunhão íntima e plena com Jesus. Se se entregam à idolatria de vícios, pecados, injustiças, roubos, perversões, estão também em comunhão com o demônio e isso não vai acabar bem. “Não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios”. Se fizermos isso, vamos ter que enfrentar a justiça divina. E termina dizendo: “Somos nós mais fortes do que Ele”?
No evangelho Jesus nos diz que quem reza, ouve suas palavras, mas não se preocupa em deixar o pecado, não se preocupa em pôr em prática a palavra ouvida, é como alguém que constrói uma casa sobre a areia. Vem uma tempestade e a casa cai. Quem ouve as palavras de Jesus e as põe em prática, sobretudo deixando a vida de pecado, é como alguém que construiu a casa sobre a rocha. Podem vir quaisquer tipos de tempestade, que a casa não cai.
Na vida somos submetidos a vários tipos de tempestades. Se formos fieis ao que Jesus nos diz, nos ensinamentos que recebemos da Igreja e da Bíblia, conseguiremos chegar até ao fim da vida juntos a ele, seremos muito felizes, já aqui na terra, em saber que conseguimos passar por todas as tempestades sem cairmos, sem desanimarmos, sem desistirmos.
Só é forte quem busca sua força em Jesus, sobretudo pela oração, pela meditação, pela caridade.