1ª Leitura: Gálatas 1,6-12
Salmo Responsorial 110(111)R- O Senhor se lembra sempre da Aliança
Evangelho Lucas 10, 25-37
Um doutor da Lei se levantou e, querendo experimentar Jesus, perguntou: “Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?” 26 Jesus lhe disse: “Que está escrito na Lei? Como lês?” 27Ele respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o teu entendimento; e teu próximo como a ti mesmo!” 28 Jesus lhe disse: “Respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. 29 Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” 30 Jesus retomou: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o quase morto. 31 Por acaso, um sacerdote estava passando por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32 O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. 33 Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu, e moveu-se de compaixão. 34 Aproximou-se dele e tratou-lhe as feridas, derramando nelas óleo e vinho. Depois colocou-o em seu próprio animal e o levou a uma pensão, onde cuidou dele. 35 No dia seguinte, pegou dois denários e entregou-os ao dono da pensão, recomendando: ‘Toma conta dele! Quando eu voltar, pagarei o que tiveres gasto a mais’. 36Na tua opinião – perguntou Jesus –, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37 Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze tu a mesma coisa”.
COMENTÁRIO:
Na primeira leitura, de Gálatas, São Paulo diz que o Evangelho que ele pregava não tinha sido ensinado por ninguém, mas por revelação de Jesus Cristo. Assim nós também temos que ter confiança na pregação feita pela Igreja, depositária da fé, corpo místico de Cristo, em que Cristo é a Cabeça e nós somos os membros desse corpo. Vemos atualmente que muitas doutrinas contrárias ao evangelho são pregadas e seguidas pela internet.
Eu estive vendo, num dia destes, alguns canais do YouTube que pregam serem os homens criados pelos ETs, que combinaram genes deles com os macacos. Pode isso? E são vários canais que pregam essa doutrina. É um absurdo!
Há também sites e blogs de eremitas e de vida consagrada que dizem ser o papa Francisco um papa falso, e que o verdadeiro seria o papa Bento XVI. Ora, o papa Bento XVI renunciou, perdeu o status de papa. É como se tivesse morrido. O Papa Francisco é o legítimo papa, e em Medjugorje Nossa Senhora o trata como o verdadeiro papa.
São ideias errôneas desse tipo que os Gálatas estavam ouvindo e apreciando. São Paulo dá uma bronca daquela neles, dizendo: “Mesmo que nós ou um anjo vindo do céu vos pregasse um evangelho diferente daquele que vos pregamos, seja excomungado”.
Já o evangelho mostra que o samaritano, mesmo sendo inimigo político daquele homem que estava ali caído, machucado, seminu, o socorreu com todos os recursos que possuía naquela hora.
Sabem por que o sacerdote e o levita não atenderam o homem?
PORQUE ESTAVAM INDO PARA O TEMPLO!
Sim! E se encostassem a mão naquele homem, pelas leis da época, ficariam impuros por vários dias e não poderiam frequentar, nesses dias, a igreja. Ainda teriam que oferecer algum sacrifício no templo (animais) para poder voltar a frequentá-lo.
Isso não quer dizer que devemos abandonar a igreja e ficar só atendendo pessoas feridas, mas mostra que o próximo está em primeiro lugar em tudo e sempre.
Se você estiver indo para a igreja e precisa deter-se para ajudar alguém, faça isso. Se não der tempo para ir à igreja naquele dia, vá em outro, mas ajude a pessoa que lhe pede auxílio, uma palavra, um desabafo.
Um padre meu amigo socorreu, certa vez, o esposo de uma mulher fofoqueira que propagava aos quatro ventos que as pessoas não deveriam pagar o dízimo. Era um lugar ermo, periferia de São Paulo, e numa certa noite em que o marido da mulher fofoqueira ficou com meningite, não havia taxi nem polícia nos arredores. Ela bateu, de madrugada, na porta da casinha do padre, que ficava junto à igreja, e pediu que ele os acudisse. O padre levou o homem ao pronto socorro do Tatuapé. Os que o atenderam disseram que se tivessem demorado mais meia hora, ele teria morrido. Essa mulher ficou sendo a melhor dizimista da paróquia!
É, minha gente. Jesus hoje nos ensina que devemos sempre praticar a caridade, a misericórdia, seja lá para quem for.