1ª Leitura: Tito 1,1-9
Salmo Responsorial 23(24)-R- É assim a geração dos que buscam a vossa face, ó Senhor Deus de Israel!
Evangelho Lucas 17,1-6
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar do que escandalizar um desses pequeninos. 3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”. 5Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”. – Palavra da salvação
Comentário:
Na primeira leitura S. Paulo diz que a vocação dele e dos demais anunciadores do Evangelho é "levar os eleitos de Deus à fé e a conhecerem a verdade da piedade que se apoia na esperança da vida eterna". Em seguida orienta Tito no que se refere à ordenação de presbíteros e dos bispos, que devem, em tudo, dar bom exemplo aos fieis que pastoreiam.
No evangelho Jesus começa falando palavras duras sobre o escândalo, mas logo em seguida diz que todos os que se arrependerem e pedirem perdão de seus pecados, serão perdoados e, como Deus perdoa, nós também devemos perdoar sempre a quem nos prejudica e nos ofende. A fé, diz Jesus, por menor que seja, remove montanhas. Ou seja: temos que acreditar sinceramente que seremos perdoados, se pedirmos perdão.
A ligação que podemos fazer com a primeira leitura é a de que devemos em tudo primar pela santidade e afastar da Igreja qualquer motivo de escândalo, principalmente em relação aos mais simples e aos ainda iniciantes na fé. Caso tenhamos dado escândalo, devemos logo pedir perdão e recomeçar a nossa vida.