26 DE DEZEMBRO

2º DIA DA OITAVA DO NATAL

Santo Estêvão, diácono, protomártir

26/12/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Atos 6,8-10;7,54-59

Salmo 30(31)R- Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

Evangelho de Mateus 10,17-22 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: 17“Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados em como falar ou com o que dizer. Então, naquele momento, vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Nesta festa de Santo Estêvão, o primeiro mártir de nossa Igreja, podemos meditar em vários pontos importantes. 

Um deles talvez seja a persistência de Estêvão em converter seus algozes e os que queriam matá-lo. Ele não pediu fogo do céu para exterminá-los, mas, imitando Jesus, morreu pedindo que Deus os perdoasse. Nosso desejo deve ser sempre a salvação dos que nos perseguem ou fazem coisas pecaminosas e criminosas. Todos devem se converter, e esse deve ser o nosso desejo, diferentemente do irmão do filho pródigo, que não quis recebê-lo de volta. Tiremos a vingança de nosso dicionário.

A outra coisa é o fato de Paulo, antes da conversão, estar participando da morte de Estêvão. Diz o texto que ele aprovava aquela execução. Mais um motivo para termos esperança de sermos perdoados de nossos pecados para que, como São Paulo, possamos recomeçar vida nova, vida de amor, castidade, misericórdia, caridade, paciência, garra para lutar contra a injustiça, partilha etc. 

Que neste tempo de Natal recebamos Jesus em nossa vida de modo concreto e real, não apenas no sentimentalismo.