11/06/2023
Primeira Leitura: Oséias 6,3-6
Salmo Responsorial-49(50) R- A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
Segunda Leitura: Romanos 4, 19-25
Evangelho: Mateus 9,9-13
Ao passar, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse- lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu-o. 10Depois, enquanto estava à mesa na casa de Mateus, vieram muitos publicanos e pecadores e sentaram-se à mesa, junto com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e disseram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os publicanos e pecadores?” 12 Tendo ouvido a pergunta, Jesus disse: “Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. 13 Ide, pois, aprender o que significa: ‘Misericórdia eu quero, não sacrifícios. De fato, não é a justos que vim chamar, mas a pecadores”.
COMENTÁRIO:
Na primeira leitura vemos como Deus, por meio de Oseias, se queixa do amor tão volúvel de seu povo: “como uma nuvem pela manhã, como as chuvas tardias que regam o solo”. Termina o texto lembrando que Ele, Deus, prefere o amor ao sacrifício de touros. Ele prefere o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.
Podemos refletir em nossa vida se nós estamos nos preocupando mais em fazer coisas do que em saber qual é realmente a vontade de Deus a nosso respeito, e também passar mais tempo com Ele em oração, num ato de amor contínuo.
Na segunda leitura, São Paulo fala aos romanos sobre a fé inquebrantável e sólida de Abraão. A nós é pedida a mesma fé profunda, agora em Cristo, que ressuscitou dos mortos para nossa justificação. Isso implica em aceitarmos e em nos empenharmos par pôr em prática tudo o que Ele nos ensinou.
No Evangelho vemos a conversão de Mateus e como ele deixou tudo para seguir Jesus, como o fizeram os demais apóstolos. Nossa mania é fazermos uma fichinha da pessoa e nunca mudá-la, mesmo com o progresso espiritual dela. Muita coisa pode acontecer na vida de um ser humano, inclusive a conversão. Quando alguém se converte, muda seu estilo de vida, torna-se uma pessoa humilde, caridosa, piedosa, e às vezes ainda guardamos ressentimento daquilo que a pessoa costumava ser no passado.
Jesus confiou na conversão de Mateus e foi tomar a refeição com ele e seus amigos, considerados todos como pecadores pelos chefes da época.
Realmente, Mateus era cobrador de impostos, profissão condenada pelos escribas e fariseus. Quem a exercesse era considerado pecador. Na verdade, havia muita roubalheira nessa profissão. Entretanto, ele nos dá o exemplo de como transformar-se de pecador em santo, mediante o arrependimento sincero de nossos pecados. Podemos fazer o mesmo, e recomeçarmos uma vida nova. É essa a vontade de Deus.