FESTA DO BATISMO DO SENHOR - B
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª-Leitura: Isaías 55,1-11
Salmo: Isaías 12- Com alegria beberei do manancial da salvação
Naquele tempo João Batista pregava dizendo: “Depois de mim vem aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias. 8 Eu vos batizei com água. Ele vos batizará com o Espírito Santo”.9 Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João, no rio Jordão. 10 Logo que saiu da água, viu o céu rasgar-se e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11 E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti está o meu agrado”.
O batismo que Jesus recebeu de João Batista não é o nosso. O nosso batismo, Jesus instituiu quando, já ressuscitado, falou aos apóstolos: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28, 19).
No Batismo de Jesus, a Santíssima Trindade se revelou a nós: o Pai, cuja voz se fez ouvir nas nuvens; o Espírito Santo, pairando sobre Jesus, e Jesus, que é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Filho.
O Batismo de João está mais para nosso sacramento da Confissão do que para o Batismo. Era renovado cada vez que a pessoa quisesse mudar de vida, como a nossa confissão.
Na primeira leitura Isaías fala que o Servo de Deus, que sabemos que é Jesus, “Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega”, ou seja, vai aproveitar qualquer resquício de boa vontade que tenhamos no coração.
Na segunda leitura, Pedro diz que Deus não faz acepção de pessoas. Todos têm vez diante de Deus, seja o maior santo como o maior pecador.
Irmãos e irmãs, tenhamos, pois, confiança nesse Deus de Misericórdia que hoje se revela a nós e sob cuja proteção nos colocamos no dia de nosso batismo. Ele é misericordioso porque é todo-poderoso para nos dar a salvação, se lhe pedirmos. Aprendamos a viver sem o pecado! Viver sob as asas de Jesus é bem melhor do que viver sob as asas do pecado.