Comentário:
O plano que Deus tem para nós sempre dará certo. É o que diz a primeira leitura. Devemos confiar no plano de Deus para conosco. Ele nunca nos abandonará, mesmo se nós pecarmos. Ele só fica longe de nós quando o rejeitamos, mas está sempre atento para quando quisermos voltar a sermos seus amigos. Quando não obtivermos o que pedimos, decerto é outra coisa que Deus vai nos dar, que será bem melhor para a nossa salvação, do que a que pedimos.
No evangelho Jesus nos ensina que não podemos desprezar os dons de Deus, nem ignorar suas palavras. Se as ignorarmos, vamos ser muito infelizes, pois Deus nos abandonará às nossas próprias forças. Corazim e Betsaida foram duas cidades que tiveram a oportunidade de crer na Palavra de Deus e recusaram. Vão ficar abandonadas e serão julgadas com rigor no final dos tempos.
Na prática, podemos dizer que não basta termos fé. É preciso vivermos essa fé que dizemos ter. E quando dizemos que temos fé, nisso está implícito que ouvimos Jesus e procuramos seguir suas palavras o mais que possamos. O que falta à nossa força, Jesus completa e nos envolve com seu poder e com sua misericórdia.