06 DE JANEIRO

06 DE JANEIRO

(No Brasil comemoramos a Epifania no domingo e não hoje. Se for o caso, veja a Epifania, neste link: EPIFANIA)

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 1 João 5,5-13

Salmo 147(147B)-R- Glorifica o Senhor, Jerusalém!

Evangelho de Marcos 1,7-11 (ou Lucas 3,23-38)


Naquele tempo João Batista pregava dizendo: “Depois de mim vem aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias. 8 Eu vos batizei com água. Ele vos batizará com o Espírito Santo”.9 Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João, no rio Jordão. 10 Logo que saiu da água, viu o céu rasgar-se e o Espírito, como pomba, descer sobre ele.  11 E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti está o meu agrado”.


Comentário:

Na primeira leitura São João nos fala, em sua primeira carta, que só quem crê que Jesus é Deus, Filho de Deus, vence o mundo. O mundo, aqui, significando uma vida de pecado e de afastamento de Deus. E são três os que nos dão testemunho disso: o Espírito (que nos foi dado a partir de Pentecostes), a água (do Batismo) e o sangue (da morte de Jesus na cruz). Nós, movidos pelo Espírito Santo, vivemos uma vida sacramental: batismo, crisma, eucaristia, pela qual nos inserimos em Cristo e nos tornamos capazes de dar testemunho e de viver em comunhão com Deus. E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. Portanto, quem tem o Filho, tem a vida. Quem não tem o Filho, não tem a vida. Em outras palavras: nós nos salvaremos se acreditarmos em Jesus e praticarmos a sua Palavra expressa nas Escrituras e explanadas pela Igreja. 

No Evangelho, João Batista anuncia Jesus como maior do que ele, do qual não é digno nem de desamarrar suas sandálias e batiza Jesus, que faz, assim, sua estreia na vida pública. E do céu, o Pai afirma que esse é o Seu Filho amado, no qual Ele põe todo o seu bem-querer. 

Só agradaremos ao Pai ouvindo e praticando o que o seu Filho Jesus nos disse, impulsionados e fortalecidos, em nosso caminhar, pelo Espírito Santo. É a Trindade, revelada no Batismo de Jesus, que se propõe a nos salvar, se acreditarmos.