Comentário:
Na primeira leitura São João nos fala, em sua primeira carta, que só quem crê que Jesus é Deus, Filho de Deus, vence o mundo. O mundo, aqui, significando uma vida de pecado e de afastamento de Deus. E são três os que nos dão testemunho disso: o Espírito (que nos foi dado a partir de Pentecostes), a água (do Batismo) e o sangue (da morte de Jesus na cruz). Nós, movidos pelo Espírito Santo, vivemos uma vida sacramental: batismo, crisma, eucaristia, pela qual nos inserimos em Cristo e nos tornamos capazes de dar testemunho e de viver em comunhão com Deus. E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. Portanto, quem tem o Filho, tem a vida. Quem não tem o Filho, não tem a vida. Em outras palavras: nós nos salvaremos se acreditarmos em Jesus e praticarmos a sua Palavra expressa nas Escrituras e explanadas pela Igreja.
No Evangelho, João Batista anuncia Jesus como maior do que ele, do qual não é digno nem de desamarrar suas sandálias e batiza Jesus, que faz, assim, sua estreia na vida pública. E do céu, o Pai afirma que esse é o Seu Filho amado, no qual Ele põe todo o seu bem-querer.
Só agradaremos ao Pai ouvindo e praticando o que o seu Filho Jesus nos disse, impulsionados e fortalecidos, em nosso caminhar, pelo Espírito Santo. É a Trindade, revelada no Batismo de Jesus, que se propõe a nos salvar, se acreditarmos.