Exaltação da Santa Cruz, FESTA
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Primeira Leitura: Números 21,4b-9
Salmo Responsorial: 77(78) R-Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 13“Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. 16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”. – Palavra da salvação.
Hoje é a festa da exaltação da Santa Cruz. Tanto a primeira leitura quanto o evangelho lembram o fato de Moisés ter levantado a serpente no deserto. Quem olhasse a serpente seria salvo das picadas.
Esse gesto é muito profético, e aconteceu realmente quando Jesus foi crucificado por nossos pecados. Como diz o texto, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar-nos, mas para que todos pudéssemos tomar o caminho da salvação, liberado e enxaguado com o Sangue de Cristo.
Cabe a nós abraçarmos as cruzes que não conseguirmos eliminar, oferecendo todo o sacrifício pela conversão dos outros pecadores (além da nossa conversão, é claro).
Eu gosto destes textos também porque nos indicam que olhar para a cruz com fé e amor a Jesus, que nela morreu pela nossa salvação, é algo não só permitido, mas recomendado. Muitos santos tinham o costume de fazer suas meditações olhando para a cruz. E devemos sempre fazer em nós mesmos o sinal da Santa Cruz, com o qual seremos livres das tentações.