27 DE DEZEMBRO

3º DIA DA OITAVA DO NATAL

SÃO JOÃO APÓSTOLO E EVANGELISTA

27/12/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 1 João 1,1-4

Salmo 96(97)R-Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

Evangelho de João 20,2-8 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

Hoje comemoramos São João Apóstolo. Ele escreveu o quarto evangelho, três epístolas e o Apocalipse. Seu evangelho foi o último dos quatro. Ele morreu centenário e foi o único Apóstolo que não foi martirizado. Quando juntou-se ao grupo dos Apóstolos era jovem, tinha cerca de 17 anos.

Na primeira leitura São João mostra que Deus, inacessível e transcendente, em Jesus pôde ser tocado: “o que era desde o princípio, o que nós ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida”.

O que difere o evangelho de São João dos outros três sinóticos pode ser resumido nisto: “milagres que eles ignoram, como o milagre da água transformada em vinho em Caná ou a ressurreição de Lázaro, longos discursos, como o que vem depois da multiplicação dos pães, cristologia muito mais evoluída, que consiste particularmente sobre a divindade de Cristo” (Bíblia de Jerusalém).

No evangelho de hoje vemos como João respeitou a supremacia de Pedro e o aguardou, pois como era mais jovem correu mais e chegou antes, mas entrou no túmulo apenas depois de Pedro ter entrado. 

Foi João que, talvez com sono, pois jovens gostam de dormir mais do que os de mais idade, recostou a cabeça no peito de Jesus na Santa Ceia. Era chamado “o discípulo que Jesus amava”. Não podemos ver aí uma diferença de tratamento por parte de Jesus, mas talvez (isso na minha opinião), Jesus tivesse mais cuidado com João justamente por ser mais novo, ainda adolescente, e precisasse de maior cuidado do que os demais, que já eram adultos. De fato, foi o último dos apóstolos que morreu. Quando ele morreu, o papa atual era o papa Clemente I, já o terceiro após São Pedro. Foi a São João que Jesus pediu que cuidasse de Maria. Maria viveu com o Apóstolo até ser levada ao céu, na Assunção. 

A mensagem que vejo para hoje é a de confiança e esperança. Confiança no fato de que Jesus é realmente Deus feito homem, pôde ser tocado, sentido, teve seu peito partilhado por São João.

Esperança no fato de que se Deus quis tornar-se humano para nos abraçar e estar conosco, é sinal de que ele nos ama infinitamente e quer-nos com ele no paraíso. Todos os pecados serão perdoados a quem pedir para ser perdoado. Quer coisa melhor que essa?