32º DOMINGO DO TEMPO COMUM -ANO A
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Sabedoria 6,12-16
Salmo Responsorial 62(63)R- A minh'alma tem sede de vós, e vos deseja, ó Senhor.
2ª Leitura: 1Tessalonicenses 4,13-18
Evangelho de Mateus 25,1-13
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O reino dos céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando, e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo, não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora”. – Palavra da salvação.
Na primeira leitura o livro da sabedoria nos fala da própria sabedoria e dos que a procuram. Esse texto foi colocado aqui para nos preparar para o assunto do evangelho. “Ela (a sabedoria) é facilmente contemplada por aqueles que a amam, e é encontrada por aqueles que a procuram (...) Meditar sobre ela é a perfeição da prudência”. Uma das virtudes que mais têm a ver com a prudência e a vigilância é a humildade. A humildade nos permite ouvir e perceber coisas que os orgulhosos, cheios de si, vaidosos, não conseguem. Ser humilde e vigilante é ter sabedoria.
No evangelho vemos que a castidade não é a única coisa necessária para a salvação. No evangelho, as cinco que não entraram no banquete eram virgens! Mesmo não pecando nessa linha, não estavam preparadas para a vinda do Senhor. Talvez a falta de humildade? Talvez sim, pois não perceberam que lhes faltava a vigilância para a espera do senhor. Se os fariseus e doutores do templo fossem humildes, saberiam reconhecer a divindade de Jesus ou, no mínimo, perceber que o que ele lhes ensinava traria a salvação. A vigilância depende muito da humildade, pois só quem reconhece os próprios limites se propõe a vigiar.
Na segunda leitura S. Paulo esclarece os tessalonicenses sobre o tema da morte. “Se Jesus morreu e ressuscitou, e esta é a nossa fé, de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte”. Havia também uma crença de que o Juízo Final seria breve, e muitos deles talvez ainda estivessem vivos nessa ocasião. S. Paulo diz que todos ressuscitarão. Não é necessário estar vivo no dia do fim do mundo para entrar no céu. Ressuscitar para entrar no céu depende, isso sim, de nosso tipo de vida aqui na terra. Se vivermos no amor a Deus e ao próximo, seremos recebidos no céu. E quem pecou, que peça perdão e mude de vida.