SAGRADA FAMÍLIA

DOMINGO DA SAGRADA FAMÍLIA-  ANO C

JESUS, MARIA E JOSÉ

29/12/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Eclesiástico 3,3-7.14-17a (grego: 2-6.12-14)

Salmo 127(128)-R- Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos! 

2ª Leitura Colossenses 3,12-21

Evangelho de Lucas 2,41-52

"41.Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. 42.Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. 43.Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem. 44.Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos. 45.Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele. 46.Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. 47.Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas. 48.Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: “Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição”. 49.Respondeu-lhes ele: “Por que me procurá­veis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?”.* 50.Eles, porém, não compreen­deram o que ele lhes dissera. 51.Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas essas coisas no seu coração. 52.E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens. (= Mt 3,1-12 = Mc 1,1-8)"

COMENTÁRIO:

Hoje comemoramos ninguém mais, ninguém menos, que a Sagrada Família: Jesus, Maria, José. Nós nos sentimos pequenos diante de tanta dignidade que essa família conquistou com sua entrega total a Deus. 

No Evangelho Jesus fica no Templo e seus pais retornam para casa sem o perceberem. Maria fica muito apreensiva quando percebe que Jesus havia ficado e chama sua atenção quando o reencontra. Jesus percebe que ainda não é hora para agir de modo independente, e, como que "vestindo a carapuça", continua a obedecer-lhes até a idade conveniente.

O texto termina dizendo que Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça. Isso é muito significativo, pois demonstra o quão real foi a encarnação de Deus na história humana. Sua presença em Jesus respeita seus limites humanos e vão se manifestando aos poucos, de acordo com sua capacidade humana de entendimento. A plenitude divina em Jesus só se manifesta quando chega a plenitude humana de desenvolvimento. Jesus sempre foi Deus (100%) e homem (100%), mas só pôde agir quando sua parte humana amadureceu. 

Conosco não é diferente. Nós vamos aprendendo e amadurecendo até a idade em que podemos dizer que estamos prontos para agir. Isso não implica, é claro, que não possamos agir durante nosso amadurecimento: as coisas se dão ao mesmo tempo. Ou seja, enquanto vamos nos aprimorando, vamos também pondo em ação nossa ação evangelizadora, mas sempre tendo em vista que o bom exemplo, o nosso próprio modo de viver, deve ser o melhor meio para evangelizarmos. 

A primeira leitura mostra o valor e a recompensa que o amor aos pais trazem aos filhos. Devemos ter muita paciência para com nossos pais, mesmo se eles se tornarem esclerosados. Quem honra seus pais, "no dia em que orar, será atendido". 

Na segunda leitura, S. Paulo mostra como devemos nos amar e nos tratar bem, suportando-nos uns aos outros e nos perdoando mutuamente. Esse "suportando-nos" não se refere tanto a "aguentar" a presença do outro, mas a suportar, dar suporte a, sermos apoios para os outros da casa. 

Quanto à vida em família, que desastre tem sido atualmente! Os pais devem saber que precisam ser amigos dos filhos, mas não colegas. Ou seja: mesmo com todo o amor deste mundo, devem manter o controle da situação e coordenar a vida deles de tal forma que aprendam as virtudes tão necessárias para que mais tarde possam também formar uma família cristã. 

Sobretudo, devem educá-los na fé, no respeito mútuo, na oração, na responsabilidade. Sei que isso não é fácil, mas a oração vai dar força e iluminação para que todos os problemas sejam resolvidos. 

É importante que os pais se lembrem de que o bom exemplo é o melhor incentivo para que os filhos os obedeçam. E no mundo de hoje é preciso muito diálogo para que a coisa funcione. Entretanto, em matéria de moral e instrução religiosa o diálogo deve ser dirigido para que os filhos fiquem conhecendo qual é a vontade de Deus a nosso respeito. 

Acontece que muitas vezes nem os pais seguem os preceitos divinos. Se não seguem, como irão convencer os filhos de que são preceitos que lhes darão a felicidade eterna e, já nesta vida, uma vida mais feliz?